Press News & Events

The Passion and the Power – All the way to the top

Quinta, Novembro 18, 2021 - 15:14
Publicação
Link to Leaders

 

Acabei de superar um desafio brutal. Num grupo em perfeita harmonia, conduzidos, quase sem nos darmos conta, por quem conseguiu transformar 26 desconhecidos numa equipa com causa e propósito comuns.

Por ser tão forte, partilho o testemunho do que vivi … e a descoberta do que é liderança numa forma absoluta e exemplar. 26 pessoas, desafiados por quem conhece bem uma realidade difícil de descrever e por ela é apaixonado. Que se foram juntando, pouco a pouco. Com idades entre os 25 e os 65, pessoas urbanas, ativas, com iniciativa, habituadas a ter opiniões, resolver problemas e tomar decisões, com vidas confortáveis…

Na maioria sem nenhum tipo de experiência na aventura em que embarcavam. Todos ligados por um sonho. Completamente inocentes, na sua maioria, do que os esperava, mas seguros de que iam conseguir.

Entregaram-se nas mãos de quem sabia, viveram sem reservas o mote “One Team, One Dream, All The Way To The Top”. Venceram medos e reservas, suportaram desconforto, voltaram ao mais essencial, ao mais básico, descomplicaram, foram ao limite das forças, e superaram o desafio que se tinham lançado.

Regressaram carregados de boas memórias.
Cheios de alegria da missão cumprida.
Embriagados da felicidade decorrente da dinâmica perfeita do grupo em que se integraram .
Conscientes da dificuldade em relatar o que viveram.
E com a certeza de querer repetir.

Porque as palavras que definem o que viveram são todas hipérboles de satisfação – fantástico, maravilhoso, estupendo…

Grande responsável deste sucesso – quem nos desafiou!

Todos deram o seu melhor, todos jogaram o jogo com as regras definidas, todos se entregaram sem reservas.
Mas sem o desempenho exemplar de quem nos liderou…o resultado não teria sido o mesmo.

Antes de começarmos…a Paixão!
Presente na descrição do que íamos viver, mas sobretudo do que íamos sentir. Refletida no brilho dos olhos quando nos contava tudo o que tinha vivido, e nos prometia dias únicos. Transpirando por todos os poros em todas as conversas e relatos!

E depois…o Poder!

Para agarrar num grupo cheio de personalidades fortes, despreparado e heterogéneo, e dele fazer uma equipa coesa capaz de vencer o grande desafio que tinha pela frente.

Ainda na fase de preparação.

O enquadramento feito por forma a que este grupo de pessoas, que nalguns casos nem se conheciam, se transformasse num grupo amigo e unido no mesmo objetivo.

Palavras certeiras numa explosão multimédia, momentos de encontro, de desafio e de descontração, passagem de uma visão sem filtros do que nos esperava…e a transmissão de uma segurança sem par que irremediavelmente nos puxou para o topo.

Nem uma lesão que dificultou o seu desempenho o afastou do seu desígnio de nos transformar na equipa ganhadora…a que chamou Konkistadores.

No decorrer da aventura, omnipresença. Atenção a todos e a cada um…e a todos os detalhes. Perceção perfeita do que cada um e o grupo como um todo precisava em cada momento. Palavras de incentivo e conforto quando relevantes, empurrões e “ralhetes” quando necessários.

Voz séria, voz grossa, voz cúmplice, anedotas, desafios musicais…tudo numa sequência perfeita.
Integração exemplar com a equipa de guias (e restante staff) que tornou possível a nossa conquista.
Consciência imediata das várias realidades que se sucediam.
Tomada da decisão certa no momento exato, sem hesitações.
Capacidade de levar todos a seguir no mesmo rumo sem dúvidas.
Difícil descrever tudo o que ele fez…!

Chegamos ao topo de África. Konkistámos o Uhuru Point – 5895m acima do nível do mar, no cimo do monte Kilimanjaro, na Tanzânia.

Obrigado, bwana João Vieira de Almeida, por nos levar até lá…e também pela lição de liderança que todos recebemos!

Não posso deixar de agradecer aos 27 Konkistadores (CaC, CaPC, CCB, CJ, CoC, CP, CrPC, GS, HB, HBB, IC, IMR, JMR, JNL, JNLjr, JVA, LPD, MA, MAH, MM, MPC, MRPC, PC, RSN, SCQ, SF, VB) que formaram esta equipa maravilha, bem como ao Mndeme e a toda a equipa da Zara Tours que tornou possível esta konkista.

 

Rosário Pinto Correia, Docente da CATÓLICA-LISBON.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...