Atividades do NECEP

A atividade âncora do NECEP é a edição da Folha Trimestral de Conjuntura (FTC). O sumário executivo é divulgado publicamente, quer no sítio da CATÓLICA-LISBON, quer junto da imprensa. Com base em dados exclusivamente públicos, a FTC apresenta estimativas sobre o crescimento de diversos agregados macroeconómicos, com destaque para o PIB, no trimestre correspondente. Inclui, igualmente, previsões sobre a evolução desses agregados a curto e médio prazo, até dois anos, e análises complementares sobre finanças públicas, mercados e enquadramento externo.

O NECEP edita, ainda, Relatórios Temáticos. Em particular, tem sido elaborado um relatório temático anual sobre o Orçamento do Estado do ano seguinte.

O NECEP emite um conjunto de Folhas de Leitura Rápida com a interpretação de algumas estatísticas relevantes de alta frequência da economia portuguesa (Indicador de Sentimento Económico – ESI, vendas de veículos automóveis, desemprego registado e contas nacionais). O NECEP usa uma metodologia própria nestas leituras em que os dados apurados são confrontados com benchmarks previamente divulgados.

O NECEP desenvolve projetos, estudos específicos e apresentações para assinantes por sua solicitação.