OPPP - Observatório das Parcerias Público-Privadas em Portugal

O OPPP desenvolve um trabalho sistematizado sobre a temática das Parcerias Público-Privadas em Portugal, produzindo trabalhos de investigação aplicada nesta temática. Inclui avaliação de performance anual (financeira, risco e qualidade de serviço) das PPP em Portugal, comparador do setor público, modelos de governance, estudos jurídicos.

A sua criação partiu da necessidade de desenvolver um trabalho estruturado e estruturante da realidade das PPP em Portugal tendo em conta a diminuta informação disponível e qualidade da mesma, bem como a falta de uma visão agregadora e independente sem qualquer conflito de interesse que restringisse o rigor e a disponibilidade, ambos fundamentais para uma análise eficaz.

O OPPP foi assim lançado em 2009, por forma a promover a realização de estudos nesta área, recorrendo aos recursos internos da CATÓLICA-LISBON, bem como aos indivíduos/instituições participantes do observatório, permitindo a todos os stakeholders envolvidos nesta matéria terem acesso a informação rigorosamente tratada, e a desenvolvimentos de Economia Aplicada neste setor.