Nuno Domingues
E-mail: executivos.int@ucp.pt
Tel: (+351) 217 227 807
1. ESTRATÉGIA, CONCEITOS DE GOVERNAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO OS DESAFIOS DOS STAKEHOLDERS O Gestor de Informação deverá estar apto a gerir a mudança do lado da procura:
1.1 CRIAÇÂO DE VALOR, GESTÃO ESTRATÉGICA DE SI, NOVAS TECNOLOGIAS E E-BUSINESS Este módulo é a introdução ao curso. São apresentadas as tecnologias que estão a mudar o mundo dos negócios e da gestão. O foco do curso é precisamente a gestão destas tecnologias, vistas como suporte aos sistemas de informação das organizações. São apresentados os mó- dulos do curso com vista a uma sólida formação nesta área. Discute-se também a criação de valor e da estratégia na sociedade da informação através de casos de estudo. 1.2 PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DE SI & AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS O módulo aborda o Processo de Planeamento estraté- gico: de sistemas de informação nesta perspectiva alargada, desde a ligação com os desafios dos stakeholders até aos objectivos da direcção de tecnologias de informação. Noções de planeamento estratégico de sistemas de informação:
1.3 BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANCE E GESTÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO Apresenta-se uma visão geral das boas práticas de governance e gestão de tecnologias de informação, em particular capacitam-se os alunos no conhecimento e entendimento da framework COBIT® 5, a mais recente referência da associação ISACA e uma ferramenta utilizada por profissionais de todo o mundo em domínios como o IT governance, gestão, risco, segurança ou auditoria. Noções de planeamento estratégico de sistemas de informação:
|
2. GESTÃO DE INFORMAÇÃO, PROJECTOS E GOVERNAÇÃO GERIR INFORMAÇÃO E RECURSOS O Gestor de Informação deverá estar habilitado a implementar processos tácticos de actuação, nomeadamente:
Pretende-se neste módulo apresentar os vários aspectos e conceitos de distribuição, focando nos produtos de consumo. Abordam os aspectos operacionais e comerciais da gestão de canais de distribuição. Será introduzido e detalhado o tema do ECR, no âmbito das parcerias estratégicas na distribuição moderna. Todos os temas mais relevantes serão complementados com a discussão de questões para debate conjunto em sala e exemplos práticos. 2.1 FUNDAMENTOS DE ARQUITECTURAS DE SOFTWARE E DE INFRA-ESTRUTURA Para ser possível implementar e manter a governação de tecnologias e informação é fundamental ter um conhecimento adequado de arquitecturas de sistemas de informação e de arquitecturas de infra-estrutura, sem o qual não é possível estabelecer o diálogo com a equipa técnica, nem com fornecedores e, de forma crescente, com clientes. Neste curso começa-se por dar as noções de arquitectura aplicacional, identificando e descrevendo as componentes mais relevantes, partindo-se depois para arquitecturas de sistemas de informação e arquitecturas mais complexas em web, com especial ênfase nas soluções de mobilidade. Seguidamente passa-se para o nível da infra-estrutura, identificando e caracterizando componentes, desde as soluções localizadas até às soluções em cloud, incluindo as soluções híbridas e de alta disponibilidade distribuída. Uma vez consolidadas estas noções, passa-se para as noções de serviços de infra-estrutura (IaaS) e serviços de software (PaaS e SaaS), introduzindo as noções de nível de serviço (SLA) e de gestão de serviço. Para completar os conhecimentos de arquitectura é fundamental abordar o tema da segurança, quer a nível de software, quer a nível de infra-estrutura e de serviços. Termina-se com a discussão de boas práticas de avaliação de arquitecturas. 2.2 GOVERNANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, RECURSOS E SERVIÇOS
2.3 ITIL E DEMAND MANAGEMENT Gestão de Serviços com base em ITIL
DEMAND MANAGEMENT
2.4 INOVAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS Com prazos cada vez mais apertados, com a necessidade de fazer mais com menos, e com o aumento da complexidade, os gestores de projectos precisam mais do que nunca encontrar formas novas e inovadoras para desempenhar o seu trabalho. Executar projectos no prazo e dentro do orçamento é sempre um desafio. Manter novas ideias e equipas motivadas são grande parte deste desafio. Garantir que a inovação faz parte da gestão de projectos é essencial para que as organizações mantenham a sua capacidade de inovação e ganhem vantagens competitivas. Temas:
|
3. ÉTICA, GOVERNAÇÃO E SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO GERIR RISCOS E MUDANÇA CULTURAL O Gestor de Informação deverá estar preparado para controlar as práticas implementadas, com princípios éticos e mobilizando para a mudança:
3.1 ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E PRINCIPIOS DE AUDITORIA A boa governação, competente e responsável, tem que assentar em princípios éticos claros e incluir mecanismos de check suficientemente abrangentes para permitir um controlo efectivo e uma responsabilização rigorosa, começando a ser normal uma organização elaborar e divulgar o seu código de ética, abrangendo os vários stakeholders (administração, colaboradores, parceiros, reguladores e outros organismos da administração pública e, naturalmente, os clientes). Este curso começa por olhar para a questão ética na dimensão pessoal, da responsabilidade do indivíduo, dos seus princípios e forma de actuar, passando depois para o nível da organização, analisando os mecanismos de definição dos valores de uma organização e da criação da cultura empresarial. Recorrendo a casos de estudo elaborados, procura levar os alunos a identificar as boas práticas aplicáveis e implementáveis no seu contexto particular. 3.2 GESTÃO DA SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE DE NEGÓCIO Devido à importância do e-business e das infra-estruturas de TI, muitas empresas não podem hoje sobreviver sem funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana. O tempo gasto num incidente e consequente inactividade pode significar um desastre para o negócio. Desastres podem ocorrer a qualquer momento, por isso, as organizações devem ter um plano para minimizar a interrupção de um desastre e manter o negócio competitivo e em funcionamento. A continuidade de negócio refere-se aos processos necessários para manter a organização a funcionar durante um período de disrupção ou interrupção do seu funcionamento normal. A Segurança de Informação é parte integrante da continuidade de negócio. Para a maioria das empresas, a segurança é hoje obrigatória e importante no âmbito de auditorias. A falha dessas auditorias de segurança pode ter impactos relevantes. Temas:
3.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO Este é o módulo final do curso onde se discute a importância da gestão de sistemas de informação para o sucesso das organizações. Como o objectivo dos dados e da informação é a aquisição de conhecimento para uma correcta tomada de decisão, este módulo discute as técnicas de gestão do conhecimento nas organizações. Introduzem-se os conceitos de conhecimentos tácito e explícito, bem como o ciclo de conversão de conhecimento, bem como a sua gestão. O módulo faz uso do estudo e discussão de casos como forma de aquisição tácita das técnicas de gestão do conhecimento. Temas:
|