Passar para o conteúdo principal

António Santos

Vice-Presidente
Centro Comunitário Carcavelos
Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais

As Organizações Sociais Eclesiais têm desempenhado um papel absolutamente fundamental junto das suas comunidades. O Curso de Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais, ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, pela qualidade científica dos conteúdos e dos seus Docentes, pela capacidade de relacionar os conhecimentos teóricos com a realidade prática das instituições, pela riqueza da interação com outros colegas, permitiu-me a aquisição de uma multiplicidade de conhecimentos que se revelaram fundamentais na implementação da criatividade e do empreendedorismo essenciais no cumprimento da missão da minha Instituição.

Carmo Diniz

Coordenadora
Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa
Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais

A participação no programa Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais da CATÓLICA-LISBON, num ano imprevisivelmente desafiante, foi de forma geral muito positiva para o trabalho que desenvolvo no Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa. Vindo de uma área de formação totalmente distinta – Biologia, ramo científico – torna-se muito útil poder ter noções de áreas de gestão e liderança. E para além de todas as aprendizagens, conhecer colegas de outras áreas e estruturas da diocese permitiu desenvolver relações com pessoas e instituições, potenciando o trabalho em conjunto. Obrigada à Universidade Católica por disponibilizar este programa!

Cristinel Gherfi

Diretor Geral
Centro Social Paroquial de Algueirão Mem Martins Mercês
Programa de Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais

A Gestão e a Liderança continuam a ser dois dos pilares transversais mais importantes na edificação do mundo administrativo contemporâneo. Conseguir abordar e debater estes mesmos conceitos, numa esfera eclesiástica (que até há poucos anos era um verdadeiro tabu) e fazer disto um assunto de interesse global é ainda mais belo. Aproveitar os dois instrumentos para construir um ambiente evangelizador na nossa instituição e onde se possa viver um carisma institucional sem deixar de lado a competência e o profissionalismo é um sonho que se está a tornar realidade.  O Programa GLDE foi uma oportunidade para fortalecer as duas asas (gestão e liderança) necessárias a enaltecer e impactar o ambiente dum mundo administrativo que é tão maravilhoso." 

Júlio Francisco

Diretor Administrativo e Financeiro
CCPNC - Centro Cultural Paroquial Nossa Senhora do Cabo - Associação
Programa de Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais

Tive a oportunidade de participar no 1º Programa de Gestão para Dirigentes, organizado pela Universidade Católica. Foi uma excelente oportunidade para rever conceitos e aprofundar conhecimentos e também para alargar o horizonte e partilhar preocupações e dificuldades com que nos deparamos no dia-a-dia. Foi também enriquecedor poder conviver com pessoas que partilham as mesmas convicções e, sobretudo, poder estar com professores extremamente competentes nas várias áreas que o curso abrangeu, o que permitiu melhorar a capacidade de execução das funções de Direção Administrativa e Financeira que desempenho.

Renata Alves

Diretora Geral
Comunidade Vida e Paz
Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais

A possibilidade de ter frequentado o programa Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais foi uma mais valia a nível pessoal e profissional. A forma como o programa está desenhado vai ao encontro das necessidades e potencialidades dos Lideres e das Organizações Eclesiais da Economia Social. O conhecimento, competências e ferramentas que adquiri são úteis no meu dia a dia para a tomada de decisões e resolução de problemas nas diversas dimensões da organização que lidero otimizando, assim, o meu desempenho e o da instituição.
 
Os diferentes módulos permitiram o empoderamento dos lideres e por sua vez a capacitação das organizações. O conteúdo é essencial e abrangente, desde a abordagem dos aspetos comportamentais, tecnológicos, comunicação, gestão de pessoas, área financeira, considerando os aspetos legais, a ética, inovação e empreendedorismo, definitivamente são determinantes para um exercício de liderança de elevado profissionalismo e rigor.
 
As diferentes experiências e sua partilha possibilitaram a aquisição de uma maior consciência de que os desafios são transversais e a aprendizagem é determinante para a transformação dos lideres e respetivas organizações.
 
Por último, gostaria de agradecer a todos os que tornaram possível e me acompanharam nesta experiência de desenvolvimento.

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

ALTA DIGITAL