Passar para o conteúdo principal

Ana Portugal Melo

Investigadora Convidada e Coordenadora Científica do TropiKMan PhD
ISA-ULisboa
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

O PAEGI foi um momento de viragem na minha vida profissional, numa altura em que sentia que o conhecimento acumulado em quase 20 anos dedicados à investigação em Biologia não eram suficientes para abordar os novos desafios do mundo atual e global, em constante mudança e onde as redes, a transversalidade, multidisciplinaridade e a criação de valor são factores determinantes para o sucesso de qualquer iniciativa. Este programa permitiu-me consolidar as minhas competências de networking, negociação e gestão, bem como dar suporte ao meu ADN natural para inovar. O ambiente de partilha de experiências e projectos com colegas e professores é um espaço único de inovação pessoal.

Bernardo Tudela Lopes

Bernardo Tudela Lopes
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

A decisão de inovar ou de avançar com um projecto empresarial deve estar indissociavelmente ligada à obtenção de competências e ferramentas que nos permitam melhor avaliar os passos a seguir. É nesse contexto que o PAEGI desempenha de forma excelente o seu papel: no providenciar um enquadramento essencial em várias temáticas bastante diversas entre si, mas cuja integração neste programa permite ao potencial empreendedor e/ou inovador obter as coordenadas para seguir o seu próprio caminho.

O conteúdo dos módulos do PAEGI e a competência e diversidade de experiências do corpo docente permite ao formando a possibilidade de não só desenvolver os seus conhecimentos num conjunto de matérias muito relevantes para a criação de um novo negócio, mas também a possibilidade de explorar por sua iniciativa e de forma mais aprofundada as áreas de conhecimento que poderão estar mais ligadas aos seus projectos.

Para mim o PAEGI representou uma experiência muito significativa ao nível não só da obtenção de conhecimentos e contacto com um corpo docente de reconhecida qualidade, mas também na interacção com colegas de áreas profissionais muito distintas e na exploração de novas áreas de conhecimento essenciais à criação de valor, particularmente numa startup. Cada módulo representou uma experiência única, mas gostaria de salientar especialmente a sessão realizada na Fundação Eugénio de Almeida em Évora que permitiu, ao mesmo tempo que se discutia a gestão da mudança e de equipas de trabalho empreendedoras, conhecer a gastronomia, cultura e arquitectura de uma das mais belas regiões de Portugal.

Finalmente, gostaria de salientar a organização e acompanhamento permanente dos serviços académicos da CATÓLICA-LISBON aos alunos durante todo o curso.

Carla Rodrigues

R&D Management
Centro de Inovação do Grupo Nabeiro
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

O PAEGI foi muito importante para mim profissionalmente e por razões diferentes. Em primeiro lugar, foi uma oportunidade de networking com colegas de outras empresas, de diversas áreas profissionais e de conhecimento. Esta diversidade é muito enriquecedora, obriga-nos a sair da nossa zona de conforto. A estrutura do PAEGI está organizada de forma a podermos trabalhar um projeto e com mentoria. Ao longo do programa vamos aplicando os conhecimentos que adquirimos nas diferentes disciplinas do programa, em equipa, ao estudo de oportunidade numa ideia que pode ser pessoal ou mesmo profissional até ao desenvolvimento do modelo de negócio e á realização de um pitch final. Durante esse período, partilhamos experiências entre colegas e com os nossos professores que estão sempre disponíveis para ajudar e que nos fazem acreditar que no fim, o projeto tem qualidade e pode ser implementado. Considero que o PAEGI é O Programa Essencial para todos os que estão neste percurso (nem sempre fácil) da inovação e do empreendedorismo porque integra todas as disciplinas essenciais para entender como a inovação funciona seja qual for a área de negócio. No meu caso, o PAEGI foi também a primeira formação que realizei na Universidade Católica, tendo sido a oportunidade para conhecer esta Universidade e alguns dos seus excelentes docentes.

Carla Sardinha Vieira

Project Leader
Movicel Telecomunicações, SA
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

A frequência do programa Executivo em Empreendedorismo e Gestão da Inovação foi uma experiência gratificante e ÚNICA. No global, permitiu-me melhorar o nível de expertise de várias matérias, entre as quais ressalvo a Gestão da Inovação, Liderança e o próprio conceito de Criação de Valor. No que tange à experiência de ensino, possibilitou-me a consideração de diferentes perspetivas em meio académico, mas com um sentido muito prático. A análise dos case studies, tanto no tradicional ambiente organizacional das empresas, como na criação, implementação e gestão de Novos Negócios, capacitam-nos como profissionais para acompanhar, com sucesso, os desafios de um mundo empresarial em constante transformação. Este curso permitiu-me ainda, em particular, aprofundar um processo de transformação interior ao descobrir novos nichos de conhecimento que me tenho deleitado em continuar a investigar. Refiro-me especificamente ao Empreendedorismo Social como veículo de criação de valor, uma matéria cada vez mais em destaque nas agendas em Portugal. E ainda bem. O Corpo Docente bem como o Currículo do Curso esteve ao nível das minhas melhores expectativas. Sem dúvida que com esta meta atingida, estou mais preparada para continuar a desenvolver a minha carreira e para novos desafios profissionais. Francamente recomendo!

Francisco Fonseca

Diretor Geral, AnubisNetworks
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Uma vez que possuía uma ideia que entendia ter condições para ser concretizada num projeto próprio, inscrevi-me no PAEGI com o objetivo de ter acesso aos conhecimentos básicos necessários para a criação de uma nova empresa. A participação no PAEGI permitiu-me não só adquirir essa visão geral que me faltava, como também e talvez o mais importante - através do concurso de ideias promovido pelo PAEGI - proporcionou-me o contacto com uma Capital de Risco (PME Investimentos) que acabou por se tornar o principal investidor do meu projeto e torná-lo numa realidade. O PAEGI foi uma excelente oportunidade para aumentar a rede de contatos, tendo tido o privilégio de conhecer pessoas muito interessantes que regularmente consulto quando necessito de tomar algumas decisões. A qualidade do corpo docente é excelente e foi sempre um prazer assistir às aulas. Hoje posso afirmar com toda a certeza que o PAEGI mudou o rumo da minha vida, tornando-a num grande desafio.
 

Gonçalo Gueifão Monteiro

Head of International Products, PT Comunicações
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

No atual cenário de mudança e crescente complexidade das organizações o PAEGI apresenta-se, não só como um efetivo contributo para o desenvolvimento pessoal de uma visão estratégica dos negócios em geral, mas também como um espaço privilegiado para a troca de experiências entre colegas.
 

Joana Beirão

Owner, Edinteriores
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

À partida, tendo em conta a minha formação de Designer de Interiores, ainda que sénior, não vislumbrava o feliz desfecho conseguido no programa - o contacto com os formadores, a excelência da atualidade dos conteúdos, a postura da instituição e troca de vivências com os colegas, garantiram-me a consistência e o apoio de que necessitava para certificar uma nova ideia! No final ter sido agraciada com uma Menção Honrosa num Concurso de Ideias foi a "cereja em cima do bolo" . Desde aí tenho gerido o desenvolvimento do projeto!

Joana Paredes Alves

Director of Global Business Development
Aplanet
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Sou empreendedora e o dia-a-dia numa startup internacional de tecnologia é sempre surpreendente, e estar preparada para lidar com todos os cenários possíveis é imprescindível. O PAEGI permitiu-me obter o know-how necessário para o desenvolvimento estratégico do meu negócio, acompanhando todas as fases de criação de uma start-up, desde o seu financiamento, incluindo técnicas de pitching, até estratégias de gestão de inovação, negociação e de marketing, e assim adquirir as ferramentas fundamentais para fazer fase às vicissitudes naturais da gestão duma start-up. Além do mais, sendo o core da minha empresa a criação de impacto, tive o bónus de fazer um módulo de inovação social com o Prof. Filipe Santos que é uma referência internacional no sector, e assim desenvolver conceitos que me permitiram a implementação de estratégias para que o meu negócio tenha não só como objetivo a geração de lucro, mas também de impacto. Estando inserida num mundo de empreendedorismo e competitividade global, o PAEGI foi sem dúvida um investimento importante para o meu futuro, o qual recomendo vivamente!

Marta Moreira Dias

Vogal do Conselho Diretivo
DNS.PT
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Fazer o PAEGI trouxe-me duas especiais valias: o voltar a criar em mim uma rotina de aprendizagem e uma rede de networking, determinante na economia da formação e na sociedade do saber em que vivemos e onde temos de manter a liderança. Paralelamente, adquiri conceitos e vivenciei experiências numa área que, sendo hoje determinante e incontornável, estava longe de ser a minha especialidade. Hoje posso dizer que, no campo da gestão da inovação, o meu caminho, os meus horizontes, foram definitivamente abertos. O desafio é agora explorar todo o manancial de informação que nos foi deixada por um grupo de docentes tecnicamente preparados e altamente motivadores.

Mercedes Inglês Martins

Consultant
PwC
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Ter realizado o PAEGI foi sem dúvida uma das melhores decisões que tomei, pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional que me trouxe. O programa aposta em conteúdos e metodologias inovadoras, que nos ajudam a questionar construtivamente o modo como desempenhamos a nossa função. O ambiente que se vive nas aulas é dinâmico e criativo, tendo por base o diálogo, a partilha de experiências e conhecimentos. Tive a sorte de conhecer pessoas fantásticas e considero que por tudo o que aprendi e vivi foi um investimento muito importante para o meu futuro! 

Miguel Pestana

Coordenador de Unidade de Tecnologia e Inovação/Investigador Auxiliar
INIAV
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

É do domínio de todos que a formação ao longo da vida é uma realidade nos dias de hoje e será, ainda mais, no futuro. A necessidade de me atualizar, para que esteja na "Crista da Onda", permite-me, pela Inovação, poder contribuir para a criação de valor nas cadeias com que trabalhamos na minha organização e, simultaneamente, estar em sintonia com aqueles Empreendedores que nos procuram. O trabalho em rede é assunto que devemos também privilegiar, pelo que o grupo participante deste PAEGI será o meu core. Permitiu-me ainda "Alargar o Horizonte" para outras áreas, já que as ferramentas fornecidas possibilitam ter uma abordagem diferente. As expectativas que tinha para o PAEGI, não foram goradas.

Nelma Fernandes

CEO
Wincoach
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Um enorme prazer participar na 16ª Edição do PAEGI (Programa Avançado de Empreendedorismo e Gestão de Inovação) da Católica. Apesar na minha experiência ao nível empresarial, a vertente inovação e digital foi uma agradável surpresa, extremamente positiva. Superou as minhas expectativas. Programa muito bem elaborado, não só ao nível de conteúdos, essencialmente no enorme cuidado por parte dos docentes na passagem de testemunhos, ensinamentos aos formandos. De realçar também uma enorme disponibilidade por parte da equipa docente no apoio e esclarecimento de dúvidas ou questões durante o programa. Aconselho vivamente a todos aqueles que pretendem empreender

Olga Matias

Diretora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Mendes Gonçalves S.A.
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

A junção de docentes de excelência de diversas áreas, cruciais para o desenvolvimento de skills na área da inovação e empreendedorismo, com o clima descontraído e o networking com excelentes colegas de diferentes setores, permitiu-me uma das experiências mais enriquecedoras que tive até hoje. Hoje em dia é imprescindível uma postura empreendedora e focada na inovação para fazer face à competitividade global. No PAEGI conseguimos ferramentas e networking fundamentais para o desenvolvimento estratégico de qualquer negócio.

Pedro Ferreira

Diretor Geral, Securvia,Lda
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

The program content of PAEGI on entrepreneurship and innovation is exactly what I needed to leverage the project I had in mind. I mastered the technical aspects of the project, but I lacked the most important: how to begin the business by arranging the substantial financing that the project required? I found these responses throughout the excellent quality of PAEGI's various sessions and workshops. I acquired the skills and confidence that enabled me to develop a business plan and submit it to the scrutiny of the Highly Qualified Jury of the Competition of Ideas. The frequency of PAEGI, the participation in the Competition of Ideas and a Business Plan in hands, contributed to facilitate the obtaining of financing. The project is already a reality, the company is established, funding obtained and the preliminary work already in the pipeline.

Pedro Janela

CEO, WYgroup
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

O PAEGI da CATÓLICA-LISBON foi um momento transformacional na minha vida. Existe um Antes do PAEGI e um Depois do PAEGI. Essa formação, pelos professores, pelas matérias abordadas, pelos colegas, pela metodologia, dotou-me de um conjunto de conhecimento, networking e segurança que me permitiram ajudar a fazer crescer um negócio com 20 pessoas, para um conjunto de mais de uma dezena de empresas e com mais de 150 pessoas. E quando me perguntam se o investimento em formação vale a pena? Dos 5.000 Euros que investi no PAEGI, retornaram até agora para mim e para os negócios onde participo 703.000 Euros. Chamo a isto um dos melhores investimentos da minha vida.
 

Rui Freire

Marketing Diretor, Unicer
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

O PAEGI constituiu para mim uma experiência de aprendizagem riquíssima. O corpo docente é de excelente qualidade e revelou sempre uma grande abertura e disponibilidade. O programa curricular é ambicioso e eclético, conseguindo o "milagre" de cobrir os temas de uma forma muito pragmática e relevante num curto espaço de tempo. E acima de tudo destaco aquele que foi para mim o elemento mais agradável e surpreendente: o espírito de grupo e a cumplicidade que se criou e o prazer que me deu conviver com as pessoas que tive o privilégio de conhecer no PAEGI. Parabéns à equipa do PAEGI por estimular este espírito positivo.

Verónica Silva

Perita Nacional em Formação Profissional na Comissão Europeia
Presidência do Conselho de Ministros - Secretária-Geral
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação

O PAEGI levou-me a redirecionar o foco para a criação de valor ligada à inovação e ao empreendedorismo, o que estimulou o desenvolvimento de competências e se traduziu numa evolução profissional. As novas abordagens têm aplicação no sector público não apenas na esfera organizacional, mas também para responder a problemas complexos num mundo em mudança acelerada. Logo, úteis no apoio à tomada de decisão, no âmbito da policy making e da modernização administrativa.

Uma das mais-valias do programa é aliar a abordagem multidisciplinar e holística à qualidade do corpo docente.

Acrescem como pontos manifestamente positivos: o bom ambiente e a partilha de ideias e experiências, bem como a rede contactos que dura até hoje.

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Andreia Hidalgo

E-mail: andreia.hidalgo@ucp.pt

Tel: (+351) 214 269 846

 

 

ALTA DIGITAL