O Laboratório de Investigação Experimental em Economia e Gestão (LERNE) consiste num centro inovador que permite a realização de estudos de comportamento dos consumidores e dos seus processos de decisão. Representa uma forma de estreitar ainda mais as relações da faculdade com o mundo empresarial, oferecendo às empresas um conjunto de infraestruturas pensadas que permitem estudar os comportamentos de compra dos consumidores, a par com um grupo de investigadores com forte experiência na área experimental.
Com este laboratório, a CATÓLICA-LISBON reforça a sua posição na vanguarda das principais Escolas de Gestão internacionais, que têm vindo a investir na instalação de laboratórios dedicados à investigação experimental em Economia e Gestão com o duplo intuito de estimular a investigação científica de elevada qualidade e enriquecer a oferta de formação avançada e de outros serviços à comunidade.
Instalações
O LERNE é constituído por duas áreas de investigação distintas: o Research Lab e um Retail Lab que oferecem um conjunto de infraestruturas únicas para a realização de estudos de comportamento dos consumidores e seus processos de decisão.
O Research Lab é um espaço de recolha de dados individuais e de cariz psicológico, em postos de trabalho individuais, equipados com computadores pessoais, onde a privacidade dos participantes nos estudos experimentais é salvaguardada. Este Lab permite a realização de estudos variados onde podem ser aferidas preferências e avaliação de produtos, avaliação de impacto de características individuais no consumo, manipulação de estímulos com vista a monitorizar reações dos participantes, entre outras.
O Retail Lab é composto por uma área de supermercado/retalho para recolher dados no espaço de consumo, permitindo a realização de estudos variados, num ambiente “real” de compra. Por exemplo, permite analisar o impacto de promoções específicas, a avaliação de preferências aquando de alterações de packaging, a manipulação de estímulos e layout, e/ou a monitorização de processos de decisão e controle de tempo (através de câmaras de videovigilância).
Este espaço único possibilita:
- a organização de experiências e avaliações sobre escolhas e comportamentos;
- a realização de estudos individuais ou em grupo;
- a obtenção de resultados para fins académicos, empresariais ou institucionais.
A oferta deste tipo de instalações constitui um poderoso veículo de execução de projetos aplicados, através do qual se pode dar resposta a questões específicas levantadas pelas empresas em ambiente controlado.
Empresas: Projetos aplicados
O laboratório de retalho permite o reforço da ligação Universidade-Empresa, beneficiando de um grupo de investigadores com forte experiência na área experimental, possibilitando responder a necessidades específicas por parte das empresas, tais como:
- análise de marcas próprias;
- comportamento de compra;
- avaliação de design de páginas Web e motores de busca;
- comunicação de marketing.
As empresas interessadas na execução de um projeto desta natureza devem contactar a equipa de consultores do Centro de Estudos Aplicados para um planeamento adequado das atividades (E-mail: cea@ucp.pt e Tel.: (+351) 217 206 241).
Outras iniciativas
- Parceria com o LabX: LERNE collected and analyzed data from 1001 Portuguese taxpayers in order to assess their behavior and perceptions when interacting with the Tax and Customs Authority services (Autoridade Tributária e Aduaneira), April 2019
- Ciclo de Conferências José Rosseau: "Marketing Zen", 12 abril 2017; "Estratégias Retalhistas online e offline", 13 maio 2017; "Logística Comercial", 31 outubro 2017; "Internacionalização da Distribuição", 22 novembro 2017
- Couture, Programa de Atualização e Formação, 13 dezembro 2016
- Conferência Cinco Estrelas "Brands & Branding", 20 outubro 2016
- Conferência Centromarca "Do convencional ao Digital: E-commerce no universo FMCG mostra-se cruel para os retardatários", 20 janeiro 2016
- Conferência Cinco Estrelas "As novas tendências de consumo", 22 outubro 2015