Passar para o conteúdo principal

Alexandre Bruno

Diretor Técnico Internacional, ZAGOPE S.A.
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, a formação e atualização na área de Gestão de Projetos torna-se imprescindível para todos os que almejem progredir nas suas carreiras profissionais, nas mais diversas áreas. Com a globalização dos mercados, acresce ainda a necessidade de entendermos e interagirmos com outras culturas e estilos de gestão. A principal riqueza deste curso está precisamente na diversidade de áreas presentes entre os formandos, que nos possibilita encarar as situações e experiências de diferentes pontos de vista.

Alexandre Oliveira

Project Manager
Project Leader
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Sendo a Católica uma escola de topo, reconhecida e premiada internacionalmente, e através de referências de antigos alunos, o PAGAP foi uma escolha natural de evolução pessoal e profissional. A importância, diversidade e atualidade dos temas abordados fazem desta formação uma mais valia na compreensão de procedimentos e resultados que formam a Gestão de Projetos, ensinados por um experiente corpo docente, sempre muito acessível e colaborante. O networking e a partilha de experiências e conhecimentos com colegas de diversas áreas, enriqueceram, em paralelo, toda a aprendizagem técnica.

Bruno Martins

SAP-HR Team Leader e Project Manager
Edinfor - a LogicaCMG Company
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Enquanto Gestor de Projetos de Implementação de ERP's, a participação no PAGAP permitiu-me aprofundar e atualizar os conhecimentos profissionais e académicos que possuía, tendo-me proporcionado a abertura de novos horizontes e perspetivas sobre assuntos do dia a dia, que por vezes decidimos rotineiramente. É de facto uma experiência gratificante, constituindo um importante instrumento de Valorização Profissional, tornando o que seria à partida um desafio enriquecedor, numa aposta ganha. Por outro lado, forneceu-me os meios e as ferramentas para a preparação para a Certificação PMP do PMI. Hoje, já certificado, compreendo de uma forma muito mais clara e prática todos os processos base da Gestão de Projetos. É sem dúvida uma mais-valia no nosso dia a dia pela forma como ajuda no mapeamento das melhores práticas e standards da Gestão de Projetos, com a realidade cada vez mais exigente dos projetos que gerimos.

Carlos Borda

Field Service Engineer
Omnisens, Lausanne
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

O PAGAP foi uma experiência excelente. Concentra o melhor de dois mundos na medida em que aliada ao reputado nome da Universidade Católica na formação de executivos, se encontra uma formação que aborda o estado da arte da pluridisciplinaridade de competências/técnicas necessárias à gestão e avaliação de projetos. Acrescenta-se a isto os diferentes backgrounds de cada participante e professores, e temos uma permuta de experiências e qualidade dos módulos que tornam o curso ainda mais enriquecedor.

Celeste Ramalho

Gestão de Projectos de I&D
The Navigator Company
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Frequentar o PAGAP foi uma experiência enriquecedora a vários níveis. Como Project Manager pude reforçar conhecimentos em área da gestão mais convencionais como a gestão de risco e o controlo orçamental, mas também conhecer novas disciplinas como as Metodologias Ágeis, o Design Thinking e ainda ter contacto com ferramentas informáticas de apoio à gestão integrada de projetos como o MsProject. Este curso abrange muitas disciplinas, todas elas importantes para a gestão moderna de projetos em múltiplos contextos e prepara-nos para enfrentar a mudança e para a gestão de projetos em equipa.

Eduardo Alves

Chefe de Projeto, Cenor Projetos de Engenharia, Lda.
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

A formação é um ato contínuo que dura toda uma vida. A evolução profissional a que nos propomos, mesclada das oportunidades com que nos deparamos e que consequentemente aproveitamos, ou não, conduz-nos a caminhos que, na maioria, tendem a divergir da nossa formação de base. É exatamente nestas situações que almejamos relembrar conceitos ou abarcar conhecimentos de áreas específicas não abrangidas pela nossa formação de base. Num país que se quer empreendedor, qualquer projeto deve ser responsavelmente pensado, planeado, gerido e avaliado. No PAGAP tive a oportunidade de alargar horizontes e consolidar ideias, objetivando a transição de uma gestão de projetos assente no senso comum, para uma abordagem com uma metodologia comprovada e reconhecida internacionalmente.

Fernanda Rodrigues

Diretora de Departamento de Via
REFER, EP
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

As mudanças rápidas que ocorrem num mundo cada vez mais complexo, impõem também uma adaptação suficientemente rápida nas organizações, não saindo deste contexto as Empresas Públicas. A sua sobrevivência e sucesso depende de um desenvolvimento sustentado o qual não poderá ser obtido sem uma aposta forte na motivação dos colaboradores para a aquisição e adequação do seu desempenho, recorrendo a upgrade de novas componentes do conhecimento. Perante os desafios que se colocam no âmbito do desenvolvimento de novos projetos ferroviários, o PAGAP permitiu-me consolidar conhecimentos e técnicas no domínio da gestão de projetos, uma vez que aborda áreas da gestão operacional, financeira e aspetos comportamentais associados à gestão de equipas, complementando com grande eficácia a minha formação técnica. O Programa abrange áreas que dotam os participantes de valências que permitem ver e atuar nas Organizações numa ótica global. Constitui-se como um valioso instrumento para novas formas de atuação pela atualidade e sentido prático com que os assuntos nos são transmitidos. O grande valor acrescentado advêm ainda da partilha de experiências e de conhecimentos, com o corpo docente e colegas das mais diversas áreas. Foi assim um desafio enriquecedor que me facultou ferramentas e know-how, preparando-me para as grandes mudanças que obrigatoriamente terão de ocorrer também nas Empresas Públicas, nomeadamente no que se refere a novas formas de atuação.

Francisco Borges

Area Manager
REPSOL PORTUGUESA
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

“Após alguns anos de experiência profissional ligados à gestão operacional e de projetos, senti a necessidade de ampliar os meus conhecimentos e consolidar capacidades nestas áreas, passando ainda pela consolidação de soft skills que me permitissem permanecer atualizado e preparado para poder encontrar e aplicar as melhores decisões num mundo global e em permanente mudança.

Nesse sentido, o PAGAP permitiu-me desenvolver capacidades de prever aspetos transversais no que respeita a gestão de projetos e de operações, assim como, consolidar conceitos e novas técnicas que me permitem ver e atuar numa ótica global e transversal, sempre orientado para a criação de valor sem esquecer aspetos críticos como o orçamento, planeamento, qualidade e liderança de equipas.”

Inês Carreira

Gestora de Projetos, Construtora Abrantina, S.A.
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

O PAGAP consegue proporcionar-nos um equilíbrio entre a nossa vida profissional e de estudo. Com um excelente corpo docente, obtemos resultados ótimos (ao nível da aprendizagem prática e teórica) dotando-nos das ferramentas necessárias à aplicação prática no meio empresarial. Com os conhecimentos adquiridos no PAGAP abre-se um maior leque de possibilidades profissionais futuras quer a nível nacional quer internacional.

João Chorão

Construction Manager
Bovis Lend Lease Portugal
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Num ambiente de cada vez mais concorrência e de maiores desafios é necessário estar permanentemente atualizado e preparado para poder encontrar e desenvolver eficazmente as melhores soluções para os problemas com que diariamente nos defrontamos profissionalmente. Lecionado por um corpo docente de elevado nível técnico e de experiência prática, o PAGAP é um excelente contributo para a obtenção de competências adicionais na área de Gestão de Projetos, tendo-me conferido um conjunto de conhecimentos e ferramentas muito úteis para o meu desenvolvimento quer profissional quer pessoal.

Manuel Cruz de Seixas

Gestor na área de Comando e Controlo
Força Aérea Portuguesa
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Na minha atividade profissional, onde a mudança se faz sentir através de variações na tomada de decisão política e estratégica/operacional, é fundamental uma adaptação dos projetos em curso, a análise do risco associado e manter sempre a capacidade de liderança. Todas estas temáticas são devidamente consideradas no PAGAP, apresentada de forma simples, mas que nos fazem sentir que estamos perante aquilo que de melhor existe associado a este contexto.
O curso permite efetivamente aprofundar e atualizar os conhecimentos na área de projeto de forma tangível e apropriada. A abordagem das diferentes áreas (operacional, financeira, recursos humanos), bem como as ferramentas informáticas de apoio proporcionam uma benéfica mais-valia.
Bem haja por tal iniciativa.

Marisa Helena Perestrelo

Responsável Planeamento/Dir. Produção Sul
Somague Engenharia
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Ao fim de vários anos a liderar com Projetos nas suas várias fases cheguei à conclusão que todos os Projetos têm um chefe ou Diretor mas nem todos os chefes/Diretores são gestores de Projetos. É preciso desmisticar a ideia que gerir um Projeto é controlar os custos e que o sucesso de um projeto é ficar abaixo do budget. Este curso foi importante para clarificar, aprofundar e sistematizar o que a experiência me havia ensinado. Penso que os que se dizem gestores de Projeto mas ainda não o são e os que querem vir a ser, deviam frequentá-lo para concluírem que a gestão de um Projeto se faz com uma equipa e não há na equipa atividades não importantes. Vivemos num mundo em constante mudança e com grande competitvidade e por isso estratégias bem definidas, qualidade, organização eficiente, planificação e controlo, gestão do risco e liderança que conduza ao empenho de todos num processo de melhoria contínua, fazem a diferença.

Ricardo Francisco Pacheco

System Planning Engineer
EDP Holding
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

No desenrolar da minha atividade profissional, o interesse e a curiosidade pela gestão de projetos foi crescendo, muito devido ao meu contributo na implementação de processos e de tecnologias na Unidade de Gestão de Energia da EDP Holding, responsável pela gestão em mercado dos ativos de produção do grupo EDP. A meu ver, o papel da Gestão de Projetos nas organizações é fundamental pois garante a devida competitividade e a resposta às delineações estratégicas das mesmas, num mundo competitivo em constante mudança e sujeito a incerteza. É uma forma de gestão rigorosa que utiliza as melhores práticas de implementar processos, novas tecnologias, infraestruturas ou empreendimentos que tenham outro fim. Com o PAGAP adquiri valências e ferramentas essenciais que complementam a minha formação base em Engenharia. O Programa foi uma mais-valia no meu desenvolvimento pessoal e profissional, pelo que recomendo vivamente a sua frequência.

Ricardo Mourão

Systems Support Manager
Baxter Médico-Farmacêutica
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Por trabalhar numa empresa multinacional, todos os anos confirmo que a mudança é uma constante, novas aplicações, metodologias, processos, estratégias, surgem com o intuito de fazer mais e melhor. Tudo para servir os nossos clientes com a maior e melhor qualidade possível. Para todas estas iniciativas são formadas equipas para melhor concretizar a sua implementação e seguimento. O exercício da minha função tem-me levado a participar em vários destes projetos. As minhas expetativas ao inscrever-me no PAGAP eram aumentar o nível de conhecimentos necessários para melhorar a qualidade e a performance dos mesmos. Mas no PAGAP encontrei mais. Para além de um programa bastante completo e equilibrado, encontrei um conjunto de professores com experiência académica e profissional, que nos motivaram e nos deram espaço para desenvolvermos as nossas competências. Assim durante as aulas foram abordadas as melhores práticas, discutidos casos práticos e fornecidos materiais e bibliografia que nos permitiram desenvolve-las. Só desta forma é possível uma rápida aprendizagem que, equilibrada com a nossa vida profissional, produz em tão curto espaço de tempo uma mudança de atitude e de conhecimentos que nos permite ser ainda melhores profissionais. Foi também este curso uma excelente oportunidade para trocar experiências com os outros participantes, de áreas tão diferentes e com vivências interessantes que formam um excelente complemento às aulas e aos professores. Por tudo isto estou muito satisfeito por ter escolhido o PAGAP e não posso mais do que recomenda-lo a todos os profissionais que trabalhem na área de projetos, sejam eles complexos ou simples.

Rogério Dias

Team Leader
PMP, Nokia Siemens Networks Portugal S.A.
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

Foi um enorme prazer frequentar o curso PAGAP - Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos. Foi ao encontro das minhas expetativas a vários níveis. O relacionamento interpessoal e a informação transmitida no decorrer dos módulos, tiveram um papel fundamental no meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Rui Martins da Silva

Manager
Novabase Business Solutions
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

A principal razão porque escolhi o PAGAP teve como base a necessidade pessoal de certificar os conhecimentos e de alguma forma alicerçar o meu desenvolvimento na atividade de gestão de projetos. O balanço que faço é extremamente positivo, isto porque aliado à credibilidade do programa, à equipa docente, e à troca de experiências de vida, acabo no fim por sentir que todas as expetativas que tive foram de facto alcançadas.

Sandra Felícia Silva

Diretora de Certificação, Qualidade e Formação
TV Cabo Portugal
Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos

O PAGAP foi importante na medida em que me permitiu aprofundar o domínio das melhores práticas para concretizar o que a experiência já me fizera conceber: gerir projetos é mais do que definir calendários e controlar orçamentos; é principalmente estipular objetivos realistas, delinear estratégias eficientes, fazer a gestão do risco, manter a coesão da equipa e, obviamente, atingir os resultados expectáveis, oferecendo ao cliente exatamente o que ele pretende e em tempo útil. Este curso foi de facto uma mais-valia quer a nível profissional, quer mesmo a nível pessoal, e recomendo-o a todos os responsáveis por projetos que pretendam liderá-los e avaliá-los, não apenas enquanto hábeis utilizadores do Project e do Excel, mas essencialmente como gestores orientados para os resultados, mas sem descurar a qualidade no planeamento e a eficácia na liderança de uma equipa.

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

 

 

ALTA DIGITAL