No presente contexto da medicina moderna, os desafios que se colocam à classe médica não se limitam ao foro diagnóstico e terapêutico, mas estendem-se ao palco da gestão e liderança no conceito de um serviço médico de qualidade integrada com controlo eficaz do custo-beneficio e salvaguardando o interesse dos doentes.
De facto, o YMLP desenvolvido por vários formadores de exímia qualidade e pedagogia, constituiu para mim jovem médica uma base estrutural fundamental. Foi através desta pós-graduação que interiorizei e consolidei conceitos de liderança, marketing, ética e trabalho em equipa.
Por outro lado, através das especificidades ministradas de economia em saúde, modelos de financiamento e competências de gestão, considero que esta pós-graduação conferiu uma larga capacitação no desenvolvimento da critica construtiva, pró-activa e dirigida à inovação para o médico enquanto profissional holístico.
Claramente recomendo e desafio todos os jovens médicos a mudarem o paradigma de pensamento e a aceitarem o impulso do YMLP, assumindo a aprendizagem, a inovação e a capacitação numa gestão médica de mudança.