Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

Horário: 4ª e 5ª feiras, das 14h30 às 18h30

Duração: 4 semanas | total de 30 horas

candidaturas a decorrer

"Either we have a sustainable and responsible business or we will not have a business at all."​

Há um reconhecimento generalizado de que ser um “Responsible Business” se transformou numa macrotendência imparável, existindo ainda uma aceitação global da importância de que as empresas incorporem cada vez mais aspreocupações sociais e ambientais na definição das suas estratégias de negócio.

Se é certo que sem sustentabilidade económica dificilmente haverá sustentabilidade social e ambiental, é também cada vez mais certo que sem preocupações sociais e ambientais por parte das empresas, dificilmente poderão preservar a sua sustentabilidade económica. Não existem estratégias de sustentabilidade. Sustentabilidade é A estratégia.

“Responsible Business” vai muito para além do Ambiente, sendo um tema que cobre desde Ética a Comunidades Locais, desde a forma como se tratam os Empregados até à Diversidade, das discriminações por género e raça até à forma como os Fornecedores tratam os seus próprios empregados, da interação com Media, até à forma como se tratam os Clientes.

A gestão correta e equilibrada de todos estes “stakeholders” constituirá a próxima fonte de vantagem competitiva para as empresas e o “business case for action” é cada vez mais evidente. Este programa irá assim dotar os participantes de ferramentas que lhes permitirão definir as melhores estratégias para responder a estes desafios.

Apoio:

Principais Benefícios

• Incrementar a consciência desta macrotendência;
  • Preparar os participantes para os debates internos nas suas organizações sobre qual a melhor estratégia a seguir para responder a estes desafios;
  • Conhecer os processos que podem conduzir à definição dessas estratégias.

Temas Abordados

• Significado de “Responsible Business”. A necessidade de ser entendido do ponto de vista estratégico e holístico (económico, social e ambiental) , que afeta todo o “ecossistema” da Empresa, sempre na ótica da criação de valor para a empresa e para a sociedade;
  • O que se entende por Purpose e porque é importante;
  • Qual é o contexto e porque chegámos a este ponto;
  • “Responsible Business” como Estratégia. O “Business case for action” e o impacto cada vez mais evidente na performance financeira das empresas;
  • Noção de Shared Value e Key Stakeholders;
  • Grandes Tendências (ODS, Empregabilidade, Métricas ESG e Impact Accounting);
  • Quais são as grandes questões e processo de implementação para “pensar” Responsible Business dentro das empresas?;
  • O papel fundamental da Inovação Social no âmbito deste “novo mundo” mais responsável;
  • Como se deve entender a Ética Empresarial nestes novos desafios. Muda algo?;
  • Os desafios da economia circular nos Sustainable Business Models;
  • Quais são os deveres e responsabilidades da “corporação moderna”?;
  • Em que consiste uma liderança com propósito? Que práticas de liderança realmente importam?

Metodologia

• Todos os tópicos serão ilustrados com casos reais de êxitos (e inêxitos…) de empresas como Unilever, Walmart, Nestlé, Coca Cola, Apple, Ford, Microsoft;
  • Serão ainda projetados e debatidos vídeos sobre os principais protagonistas do desenvolvimento de estratégias de “Responsible Business”;

Participação CEO's

• Três CEOs de empresas relevantes em Portugal partilharão com os participantes a sua experiência e os desafios estratégicos que esta nova tendência traz.

Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian:

A Fundação Calouste Gulbenkian apoia este programa através da atribuição de 5 bolsas equivalentes ao montante total das propinas deste curso. Este projeto tem como objetivo promover as competências verdes de profissionais com elevado potencial de transformação nas suas organizações, sendo especificamente dirigido a colaboradores de PMEs, microempresas, startups e empresas sociais portuguesas.

Dado o elevado número de pedidos de apoio submetidos, as candidaturas a esta bolsa encerraram a 12 de março. Poderá, no entanto, ainda candidatar-se ao programa "Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva" através dos meios habituais.

Contacte-nos para mais informações.