Digital Transformation: Reinventar as Empresas na Era Digital

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Tânia Sousa

E-mail: tania.sousa@ucp.pt

Tel: (+351) 217 227 801

 

Mais informações

4ª edição: início a 18 de abril de 2017

Calendário: download aqui

Horário: 3ª e 5ª feiras, 17h30-21h

Duração: 67,5 horas

Candidaturas a decorrer

Apresentação

Em Fevereiro de 2016 os cinco primeiros lugares da lista de companhias Fortune 500 com maior capitalização eram ocupados pela Apple, Alphabet, Microsoft, Exxon Mobil e Facebook, o que significa que quatro das cinco companhias mais valorizadas no mundo são nativas digitais, duas nascidas já neste século. No último ano, também as empresas “Unicórnio” continuaram a aumentar a um ritmo acelerado, assistindo-se a valorizações impressionantes de empresas como a dropbox, uber, airbnb ou das portuguesas Farfetch e Uniplaces, criando novos mercados mas também colocando uma pressão enorme em mercados tradicionais e consequentemente nos líderes das empresas “incumbentes”.

O ano 2016 fica assim marcado pela tomada de consciência a nível empresarial do desafio do Digital, tendo entrado no léxico de gestão o termo “fugir ao momento Kodak”, relembrando como foi possível que uma empresa com 130,000 empregados tenha ido à falência em cinco anos, liquidada pela máquina fotográfica digital, inventada por um dos seus colaboradores.

A Transformação Digital passou a estar na ordem do dia e casos de sucesso de empresas incumbentes começaram a surgir. Vejam-se os exemplos da GE, que em dois anos se tornou no líder da Internet Industrial, ou da Enciclopédia Britannica, que consciente da ameaça que o modelo wikipédia significava conseguiu inovar o seu negócio de modo a que no momento em que descontinuou a versão impressa da sua enciclopédia esta já só representava 1% do volume de negócio.

O termo Digital Transformation surge para caracterizar o processo de evolução e transformação das organizações, tirando partido das oportunidades criadas pelas profundas alterações sociais e tecnológicas (informação em tempo real, mobilidade, redes sociais, cloud computing, big data). Esta evolução mantém o foco principal na criação de valor, procurando tirar partido dos aceleradores de inovação para o aumento da sua rentabilidade e sustentabilidade na nova economia digital.

Contudo, a maturidade global das Organizações para lidar com estes fenómenos digitais ainda é globalmente reduzida, existindo a necessidade de garantir novas competências que possibilitem o desenvolvimento e implementação de estratégias digitais que garantam o alinhamento das estratégias de negócio e de TI; e que enderecem de forma efetiva a transformação da liderança, da omi-experiência dos stakeholders, do ativo Informação, dos modelos operativos ou do desenvolvimento do talento interno e externo.

Assim, o objetivo do programa “Digital Transformation: Reinventar as Empresas na Era Digital” é de formar e capacitar dirigentes e gestores para liderarem ou suportarem processos concretos de Digital Transformation nas suas Organizações.

Principais Benefícios

O âmbito alargado do programa permite dotar os participantes das competências indispensáveis à gestão da Digital Transformation nas suas Organizações, independentemente do setor. Em particular, o programa pretende desenvolver gestores capazes de desempenhar o papel de líderes digitais que terão um impacto profundo na estratégia das organizações.

  •  Capacitar os quadros dirigentes e gestores com os conhecimentos e boas práticas necessárias para avaliar os benefícios da Digital Transformation nas suas Organizações;
  • Identificar as principais tendências digitais que impactam o rumo estratégico e modelos de negócio das Organizações;
  • Dotar os participantes com fluência digital permitindo melhorar a capacidade de tomada de decisões e estratégias incorporando os conceitos de Digital Transformation;
  • Identificar o impacto das ferramentas digitais na relação entre a empresa e seus clientes (B2B, B2C, B2B2C, …);
  • Capacitar os quadros dirigentes e gestores dos conhecimentos e boas práticas necessárias para dirigir, gerir, implementar e controlar programas de Digital Transformation nas suas Organizações;
  • Aprender fazendo, aplicando ao longo do Programa os conhecimentos obtidos num caso concreto de Digital Transformation (que pode ser a sua Organização ou um caso disponibilizado pela Universidade);
  • Possibilidade de analisar e validar casos concretos com um corpo docente de académicos e especialistas nos temas relacionados com Digital Transformation.

 

Apoio:

 

Testemunho

Alexandra Portugal

Gestora Departamento Digital
Sistemas McDonald's Portugal
Digital Transformation: Reinventar as Empresas na Era Digital
"De salientar ainda o espírito de equipa que se criou entre formadores e formandos, a partilha de diferentes experiências e estádios de maturidade das organizações nesta nova era, que contribuiu para que a formação fosse ainda mais útil e relevante para os atuais desafios profissionais que todos vivemos."