Passar para o conteúdo principal

Pacto para Gestão da Água

O Pacto para Gestão da Água é uma iniciativa que tem como propósito colocar o tema da ÁGUA no centro da agenda nacional Portuguesa.

As entidades parceiras desta iniciativa assumem a sua responsabilidade em adotar medidas mais sustentáveis de forma a contribuir para uma gestão mais eficiente da água.

O Contexto

O acesso ao recurso natural ÁGUA, a custos aceitáveis e com a qualidade desejada, é vital para o consumo doméstico, para a indústria, para o sector agrícola e, para os mais variados serviços e atividades empresariais.

Com cerca de três biliões de pessoas a acrescerem globalmente, nas próximas duas décadas, à categoria de “consumidores”, a pressão em termos de procura deste recurso aumentará significativamente.

Em junho de 2020 o Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON organizou o evento “Water Summit”, que contou com a abertura do senhor Ministro do Ambiente e com a participação de várias empresas e entidades, e que teve como objetivo proporcionar a todos os participantes um entendimento claro sobre os desafios associados à utilização da água para o mundo dos negócios, numa lógica integrada e ao longo das cadeias de valor.

Como conclusão do evento Water Summit resultaram quatro mensagens fundamentais:

  • A escassez de água é inegável.
  • As empresas têm um papel claro a desempenhar.
  • As parcerias são cruciais.
  • O tempo para a ação é agora.

Neste contexto, as várias entidades envolvidas no evento e outras que entretanto se juntaram entenderam que se justificava um esforço coordenado para tentar transformar esta iniciativa em algo mais permanente e estruturado. Assim nasce o Pacto para Gestão da Água, com a ambição de transformar numa "call to action" concreta as conclusões do evento.

Objetivos da Iniciativa

Os compromissos acordados entre as organizações fundadoras do Pacto para Gestão da Água foram sistematizadas em um Manifesto e Compromisso para a Gestão da Água em Portugal.

O Manifesto ressalta o valor e importância da água e a necessidade de se repensar os modelos tradicionais de operação para contribuir para a transformação ecológica de um setor que é imprescindível ao crescimento da economia.

Ao tornar a gestão dos recursos mais eficiente e prevenir os riscos associados à gestão da água, estamos a contribuir para a circularidade económica deste recurso e na aposta em operações mais eficientes e economicamente mais resilientes.

O Manifesto destaca o desafio que Portugal enfrenta em tratar o tema da gestão de água numa perspectiva integrada, colocando-o no centro da tomada de decisão de qualquer empresa, setor, ou entidade, seja a nível local ou nacional.

Com base nos compromissos assumidos no âmbito do Manifesto, os objectivos da iniciativa pretendem promover uma maior consciencialização, aprofundamento de conhecimento e disseminação de boas práticas no seio das entidades aderentes e em Portugal nas seguintes áreas:

  • Água como recurso de valor na transformação ecológica do País e o impacto na saúde, na economia e na sociedade.
  • A necessidade de adaptação e aceleração de medidas de mitigação no contexto das alterações climáticas (riscos de escassez e de poluição).
  • A importância da reutilização da água no desenvolvimento sustentável da indústria e das cidades.
  • Melhores práticas para uma gestão sustentável da água.
  • Estratégia de integração e cooperação entre o sector privado e o sector público e autoridades (a visão do Green Deal)

Empresas Fundadoras

 

 
 

Como é que outras empresas se podem juntar?

É convicção dos atuais parceiros desta iniciativa que, pelo seu mérito intrínseco, muitas outras entidades possam vir a associar-se a este Pacto de forma a que, em espírito de colaboração e com a consciência da urgência do tema, se possam encontrar as soluções para a resolução deste desafio da escassez da água em Portugal.

Está interessado no tema da água e gostava de saber como sua organização pode participar?

Entre em contato através do email crb.clsbe@ucp.pt

ALTA DIGITAL