Marta Carvalho representa CATÓLICA-LISBON no Campeonato Europeu Universitário

CATÓLICA-LISBON
Segunda, Março 25, 2024 - 09:00

Pela primeira vez na história do desporto europeu universitário, o ano de 2023 ficou marcado pela realização da primeira edição de sempre dos Campeonatos Europeus Universitários de Inverno, organizados pela EUSA – European University Sports Association, na província italiana de Belluno, em Val di Zoldo. Este evento pioneiro, que se realizou entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2023, contou com a participação de Marta Carvalho, aluna do primeiro ano da licenciatura em Administração e Gestão de Empresas na CATÓLICA-LISBON, cujo brilhante desempenho cativou a atenção de todos.

Foi "ainda de chupeta na boca" que Marta começou a cultivar a sua paixão pelos desportos de inverno, uma tradição familiar que a levou às encostas dos Alpes e dos Pirenéus aos três anos de idade. "Nunca mais quis parar de esquiar", partilha Marta, cujo talento precoce a levou a juntar-se ao Ski Clube de Portugal aos sete anos, onde treinava regularmente na Serra da Estrela e representava Portugal em competições internacionais desde tenra idade. Atualmente, é campeã nacional absoluta há dois anos consecutivos e representou Portugal nos Campeonatos Mundiais da Juventude, ficando em 45º lugar num universo de 92 atletas.

A oportunidade de representar Portugal no Campeonato Europeu Universitário de Inverno surgiu através da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, e Marta foi escolhida para representar a Católica Lisbon School of Business and Economics, uma oportunidade que a atleta considera "uma grande honra" e que enfrentou com "grande responsabilidade e dedicação".

Durante o evento, Marta deparou-se com desafios significativos, como a preparação limitada devido à competição ocorrer no início da temporada. "Penso que um dos maiores desafios desta competição foi o facto de ter sido realizada muito no início da época, o que implicou poucas horas de treino e de preparação", afirma a atleta. No entanto, a sua determinação e preparação meticulosa levaram-na a superar esses obstáculos.

Apesar dos desafios, Marta destaca a experiência positiva que teve durante a competição. "Toda a competição no geral correu bastante bem", afirma. "Conhecer atletas universitários de todos os cantos da Europa e as respetivas capacidades tanto no ski como nos estudos foi algo muito especial. Fiz amigos, trocámos experiências e irei sempre lembrar esta competição pela comunidade de atletas dedicados e esforçados que estavam presentes."

Marta deixou-nos ainda conhecer o seu ritual de preparação mental antes das competições, que inclui uma oração para acalmar os nervos e a repetição das palavras do pai: "eu quero, eu posso, eu consigo". Para a atleta, "ser forte a nível psicológico tem um grande peso na competição".

No que diz respeito ao equilíbrio entre os estudos e os treinos, Marta enfatiza a importância da organização e da disciplina. "Com o passar dos anos, os níveis de exigência nos dois campos vão aumentando substancialmente", explica ela, "mas há que definir bem as prioridades e fazer muitos sacrifícios".

Quando questionada sobre os seus planos para o futuro, Marta foi clara: pretende continuar a conciliar os estudos universitários com a prática do ski, ambicionando continuar a representar Portugal em competições internacionais. "A taxa de sedentarização da população portuguesa é de 76%", observa a atleta, "gostava que o meu exemplo servisse de motivo para evoluirmos na prática desportiva".

Marta Carvalho é mais do que uma estudante-atleta exemplar - é uma inspiração para todos nós, mostrando que com paixão, dedicação e disciplina, é possível alcançar grandes feitos tanto nos desportos de inverno quanto nos estudos académicos. E a CATÓLICA-LISBON tem um grande orgulho nos seus alunos.