Formato:
Presencial
O Design Thinking é uma metodologia de geração de inovação, centrada no ser humano e especialmente adequada para situações complexas ou com elevados níveis de incerteza. Inclui práticas estruturadas não convencionais, e regista níveis de adoção sem precedentes, pelo impacto que produz nos negócios e nas pessoas.
Numa era em que a generalidade das empresas sente dificuldade em se diferenciar, em que tantos novos lançamentos fracassam e em que as startups desafiam empresas há muito estabelecidas no mercado, o design thinking emerge como a metodologia eleita pelas empresas mais inovadoras – incluindo Google, Apple, GE, IBM ou P&G – e também pelas startups mais admiradas.
O programa ‘Design Thinking for Business Innovation’ visa capacitar os participantes para o domínio desta metodologia.
Aprofundará sequencialmente cada uma das suas fases, colocando um enfoque especial no processo de 'descoberta’ e empatia com as pessoas (‘clientes’), para identificar pain-points e oportunidades de inovação – utilizando ferramentas como Customer Journeys, Personas ou Jobs To Be Done – no desenvolvimento de novas abordagens criativas, para geração de novas soluções, e no processo de prototipagem e teste – seja a solução um produto, um serviço ou uma experiência - como forma de acelerar a aprendizagem sobre a execução das soluções e sobre os aspetos aos quais os clientes, de facto, atribuem valor.
Sendo um programa tão atual, não poderíamos deixar de incluir um módulo dedicado à Inteligência Artificial generativa e ao seu potencial para alavancar projetos suportados por Design Thinking.
A Inteligência Artificial (IA) generativa revela-se um poderoso aliado nos projetos desenvolvidos sob a metodologia de Design Thinking.
O domínio dos Casos de Uso e a competência para construir ‘Prompts’ adequados são indispensáveis, exigindo, contudo, conhecimento especializado.
Com isto em mente, criámos um módulo totalmente dedicado a este tema.
Os participantes têm a oportunidade de aplicar a abordagem de Design Thinking a um desafio real, vivenciando o impacto transformador da metodologia em primeira mão.
Os desafios são frequentemente selecionados entre as propostas dos próprios participantes, promovendo um envolvimento ainda maior com o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Esta atividade, realizada em grupos de trabalho, ao longo do programa, é a essência do princípio 'learn by doing’.
Representa uma oportunidade única de visitar uma empresa que incorporou princípios e práticas de Design Thinking na sua cultura e na sua forma de trabalhar.
Os participantes terão acesso privilegiado a insights de bastidores, associados aos maiores sucessos alcançados e, esperamos, a aprendizagens decorrentes de eventuais fracassos.
Sabemos que a evolução de um Design Thinker é significativamente acelerada não só pela aplicação prática da metodologia, mas também pelo acesso a uma rede de pares dispostos a contribuir com insights valiosos e a partilhar aprendizagens provenientes das suas experiências reais.
O Design Thinking Alumni Circle é essa rede exclusiva, que reforça a ligação entre os seus membros e a Católica-Lisbon, estendendo-se para além da conclusão do programa.
Domínio metodológico do Design Thinking.
Imersão real no mindset do design thinker: explorador, criativo, experimentalista e problem-solver.
Aquisição intensa e acelerada de conhecimentos, por via de uma abordagem ‘learn by doing’.
Acesso exclusivo ao Design Thinking Alumni Circle: suporte mútuo, entre pares, a partir da experiência de adoção do Design Thinking, em contexto real.
Domínio de uma nova metodologia de inovação, estruturada e com possibilidade de adoção imediata.
Adoção de novas formas de trabalhar e desenvolvimento da customer-centricity.
Capacidade para identificar e desenvolver novas oportunidades de inovação.
Propulsor interno de transformação, por reenergizar a organização e criar um efeito agregador, e mobilizador, entre os colaboradores.
Para além de democratizar a capacidade de gerar inovação, o Design Thinking assegura o poder de acelerar a transformação das organizações, tornando-as mais ágeis, colaborativas e customer-centered. Num contexto em que inovar é uma questão de sobrevivência, dominar o Design Thinking não é opcional!
Veja ou reveja este webinar que contou como orador com o professor Tiago Luís, diretor do programa, e abordou as mais-valias desta metodologia potenciadora de criatividade.
Tânia Sousa