O CORE – Centro para o Bem-estar do Consumidor e Inovação no Retalho tem como objetivo contribuir para o bem-estar dos consumidores e a prosperidade do setor retalhista, desenvolvendo e partilhando conhecimentos com empresas numa relação de sinergia e co-construção.
A nossa visão envolve tornarmo-nos uma referência na Europa no desenvolvimento de conhecimento avançado e programas de ensino impactantes sobre inovação no setor retalhista e promoção do bem-estar dos consumidores. Para tal estamos a desenvolver um conjunto de projetos e programas inovadores com empresas, desenvolvendo uma Escola de Formação de Executivos em Gestão e Inovação no Retalho, tendo a Jerónimo Martins e Delta Cafés como parceiros chave.
No âmbito do Ensino, esta Escola já deu origem a criação de um programa pioneiro em Portugal – uma licenciatura para executivos que permite desenvolver competências na área da gestão comercial e do retalho. O programa foi desenvolvido com a Jerónimo Martins, está já acreditado, foi lançado com sucesso em Setembro de 2023 com 37 alunos e está a receber agora uma nova turma. Em paralelo estão a ser desenvolvidos programas curtos de formação executiva para o retalho, alguns em modelo de micro-credenciais.
No âmbito da investigação, a Escola participa em 3 agendas mobilizadoras apoiadas pelo PRR, em consórcio com várias empresas em temas ligados ao retalho e consumo. Especificamente o projeto SMART RETAIL sobre modelo automatizados de retalho, o projeto InsectERA sobre a produção e venda de alimentos feitos à base de proteína de insectos, e o projeto SUSTAINABLE PLASTICS que visa o uso de tecnologias blockchain para assegurar a reciclagem eficaz de embalagens de plástico. A participação da Escola nestes projetos permite a criação e disseminação de novo conhecimento sobre estes temas ligados ao futuro do Retalho e Consumo.
Parceiros Fundadores
Licenciatura Executiva em Gestão Comercial e de Retalho
Em estreita parceria com a Jerónimo Martins como cliente piloto, a Escola desenvolveu desde 2022 um programa pioneiro para capacitar os colaboradores que aspiram a obter o ensino superior – a licenciatura executiva em gestão comercial e de retalho - lecionada no modelo de ensino à distância.
O atraso no desenvolvimento educativo de Portugal ao longo de décadas implica que existe ainda hoje um atraso muito grande na capacitação e nível de educação da força de trabalho Portuguesa. Em particular existem muitos profissionais com mais de 23 anos que desejariam aceder ao ensino superior mas que não tiveram essa oportunidade. As empresas de distribuição e retalho têm um grande número de colaboradores nesta situação.
Nasceu assim uma parceria estratégica com a Jerónimo Martins para ser cliente piloto de uma licenciatura executiva em gestão comercial e de retalho a ser desenvolvida pela Universidade Católica com contributos da empresa. O programa foi desenvolvido em 2022 e submetido à acreditação a qual foi alcançada no ano seguinte permitindo que o curso, o qual +e ministrado no modelo de ensino à distância e dura 4 anos, fosse lançado em Setembro de 2023 com uma turma de 37 alunos. Estes alunos foram recrutados de uma pool de várias centenas de candidatos, dos quais foram escolhidos 60 para a realização de vários módulos em modelo de micro-credenciais e a preparação para o exame de admissão de Matemática. 37 alunos foram aprovados no exame e iniciaram a sua licenciatura, a qual vai abrir a 2ª turma em Setembro de 2024, estando agora aberta ao mercado e dirigida em particular a profissionais com mais de 23 anos.
Formação Executiva em Retalho
Está a ser preparado um programa de formação executiva em Mastering Retail Innovation, bem como programas para executivos curtos que permitam a atribuição de micro-credenciais. Foram também desenvolvidos e entregues programas de formação executiva para os parceiros do Centro – a Jerónimo Martins e a Delta Cafés, bem como para a SONAE, Essilor Luxotica e Leroy Merlin.
Na área da Investigação, o Centro está empenhado em desenvolver investigação e conhecimento sobre comportamentos e práticas que irão aumentar a qualidade de vida dos consumidores, trazer novas perspetivas à inovação no setor retalhista e reforçar a ligação sinergética entre os dois. O Centro trabalhará em estreita parceria com as empresas, aprofundando estratégias novas e emergentes para o consumo sustentável e a inovação no retalho, acompanhando temas como a digitalização, a micro segmentação e a especialização, o consumo sustentável, a otimização da cadeia de valor e, nos setores de alimentos, saúde e orgânico, aumentando a sustentabilidade da cadeia de valor e melhorando a relação com o consumidor e a sua lealdade.
Especificamente e no período de 2022 a 2025, o Centro, colabora ativamente como parceiro de conhecimento em três agendas mobilizadoras apoiadas pelo PRR:
Smart Retail
A Agenda Mobilizadora SMART RETAIL agrega um conjunto de empresas de prestígio na área do Retalho lideradas pela SENSEI, para trabalhar novos modelos de retalho automatizado. A equipa da CATÓLICA-LISBON realiza vários estudos sobre o comportamento de consumidor perante soluções de retalho automatizado. Foi instalada em Maio de 2024, após vários meses de preparação uma unidade da loja GALP Smart Store, com tecnologia SENSEI que permitirá ter no campus um laboratório de experimentação sobre retalho automatizado. A equipa da CATÓLICA-LISBON é liderada pela Professora Maria Estarreja.
A Agenda Mobilizadora Smart Retail visa o desenvolvimento, a demonstração e a industrialização de tecnologias de suporte a uma nova geração de retalho, com a adoção de soluções de desmaterialização de processos aplicadas ao setor que permitam conferir uma experiência seamless e de ultra comodidade aos seus utilizadores, com relevante eficiência económica e ambiental e um potencial de internacionalização assinalável. Estas soluções, com impacto e relevância económicos significativos, poderão revolucionar o setor do retalho e ter um efeito difusor e multiplicador para outros setores e segmentos, nomeadamente do turismo, cultura, restauração, ginásios, escritórios, mobilidade, entre outros.
A Agenda Smart Retail tem como objetivo criar valor para os operadores dos futuros formatos de retalho, baseados em soluções digitais que capitalizam a informação recolhida na loja por tecnologia de visão computacional, inteligência artificial e fusão de sensores. Desta forma, o consórcio reúne entidades nas várias fases da cadeia de valor do setor do retalho, incluindo fornecedores de tecnologia e componentes tecnológicos, parceiros industriais, parceiros de I&D, operadores do retalho e destinatários tecnológicos, tomando a iniciativa de desenvolver um novo ecossistema holístico de empresas autónomas e soluções inteligentes de venda e interação com o consumidor final, passíveis de serem replicadas em diferentes contextos físicos de retalho, permitindo aos consumidores uma experiência integrada e acesso a uma economia cada vez mais digital. Neste contexto, visa o desenvolvimento de novos formatos de retalho, nomeadamente de lojas autónomas/híbridas (com 500 e 1500 m2), de Pods (i.e., lojas autónomas contentorizadas com ~15m2, facilmente instaladas em diferentes localizações), de Zero Waste Cabinets (solução de vending do futuro), assim como de tecnologias periféricas capazes de incrementar a user experience dos consumidores.
Entre as atividades desenvolvidas pela equipa da CATÓLICA-LISBON através do Reatial Innovation Lab criado no âmbito do CORE para a Agenda Smart Retail estão a investigação em análise de dados e sistemas de informação, o desenvolvimento de artigos científicos e estudos de caso e a promoção de eventos de divulgação que possam impactar os stakeholders e apoiar uma tomada de decisão mais eficiente e a aquisição de novos insights pelos utilizadores. Destas atividades, destaca-se a inauguração de uma loja GALP Smart Store nas instalações da Católica Lisbon School of Business and Economics, resultado da colaboração entre as entidades, e que vem a demonstrar a mais recente tecnologia aplicada ao setor do retalho e à experiência do consumidor. Para análise do sortido foi desenvolvida investigação levada a cabo pelo Retail Innovation Lab da CATÓLICA-LISBON. Para além de uma fonte de dados para estudos, a loja, totalmente tecnológica, revelou-se uma solução excelente para aqueles que estudam e trabalham fora de horas ou procuram uma solução mais rápida, fácil e conveniente.
As principais linhas de investigação do Retail Innovation Lab são as seguintes: a sustentabilidade no setor do retalho; a tecnologia no retalho de forma transversal; lojas autónomas e seu impacto nos consumidores e na economia do país; análises de sortidos em diferentes tipologias de lojas autónomas; análises da diferença de sortidos de lojas de retalho em Portugal e Itália; análises de dados de lojas autónomas para futura implementação de IA; case study Galp Smart Store.
Sustainable Plastics
Esta agenda liderada pela LOGOPLASTE visa aumentar a sustentabilidade e eficiência da cadeia de valor através do aumento da reciclagem de embalagens de plástico. A equipa da CATÓLICA-LISBON liderada pelo Professor Paulo Amaral, está a trabalhar a aplicação de tecnologias Blockchain a este modelo.
A Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis (https://sustainableplastics.pt/), cofinanciada pelo PRR, é o resultado de uma iniciativa da APIP e é liderada pelo Logoplaste Innovation Lab. É composta por um consórcio de 39 empresas e 10 entidades não empresariais do sistema tecnológico e científico, com o objetivo de abranger todos os segmentos e subsectores da indústria de plásticos e responder aos principais desafios enfrentados pelos atores nesta visão de sistema de valor.
Esta Agenda Mobilizadora de SUSTAINABLE PLASTICS está estruturada num total de sete Pacotes de Trabalho (WP) e 14 PPS (Processos, Produtos e Serviços), tendo como objetivos estratégicos a impulsionar a sustentabilidade dos plásticos, reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa, criar emprego e promover a eficiência de recursos, rumo à inovação diferenciadora.
Neste contexto, O projeto CONNECTED SINGULARITY (PPS9) tem como propósito geral a promoção da sustentabilidade ambiental e comportamentos de reciclagem de materiais plásticos, constituído por diferentes iniciativas e subprojetos complementares.
Um dos vetores estratégicos do PPS9 da singularidade das embalagens, no quadro de um ecossistema aberto e participado por diversas entidades, é a edificação de um circuito digital que reúna todos os participantes, desde os produtores da embalagem, passando por outros stakeholders, até aos consumidores finais, permitindo inovadoras formas de interatividade, melhorar a experiência do produto e promover comportamentos de reciclabilidade/circularidade.
Para este efeito, a equipa de investigação da CATÓLICA-LISBON, liderada pelo Professor Paulo Cardoso do Amaral, é a responsável pela arquitetura e desenvolvimento deste inovador Circuito Digital, compreendendo a Solução de Digitalização e o modelo de Tokenização das embalagens, através da tecnologia emergente de Blockchain.
Com base na plataforma Blockchain, será possível garantir a singularidade em todo o ciclo de vida das embalagens no ecossistema digital, permitindo o tratamento de dados nas suas várias etapas, desde o circuito de produção até ao consumo, ficando ainda associado o comportamento de reciclagem final que se pretende incentivar.
Conforme referido, a tecnologia Blockchain tem um impacto estrutural nas relações entre agentes económicos neste circuito. O modelo tecnológico em desenvolvimento pela irá explorar e aplicar as capacidades da Blockchain, nomeadamente a mecanização de confiança de natureza colaborativa, aspetos criptográficos únicos, modelo de consenso distribuído, capacidade de auto-execução de regras de negócio e um baixo custo de transação.
No final, a solução diferenciadora de Circuito Digital integrado, compreendendo a produção, consumo e reciclagem de embalagens, possibilitará o reforço do papel dos consumidores finais para uma elevada consciência ambiental e abrirá espaço para inovações ao nível do Marketing relacional e interativo, impulsionando a transição para uma agenda mais verde e sustentável.
InsectERA
A Agenda InsectERA (www.insectera.pt) visa explorar o potencial dos insetos como ferramenta bio-industrial na investigação, desenvolvimento, fabrico e comercialização de soluções tecnológicas inovadoras, e de novos Produtos, Processos e Serviços (PPS) com base numa economia circular. Esta Agenda Mobilizadora PRR congrega 42 parceiros com atividade ao longo de toda a cadeia de valor, empenhados na criação de uma nova bioindústria europeia sediada em Portugal que responda aos desafios globais colocados pelas metas do desenvolvimento sustentável, em particular os associados à produção e ao consumo alimentar. Os Projetos InsectEra (2023/25) desenvolvem-se no âmbito de quatro Eixos Verticais – InFood, InFeed, InIndustry e InBiorremediation – e cinco Eixos Transversais – Matérias-Primas e Produção, Indústria 4.0, In2Market, InFrass e One Health.
As atividades do Eixo In2Market pretendem apoiar o desenvolvimento e a comercialização dos PSS desenvolvidos pela Agenda InsectEra, focando-se na remoção das barreiras à entrada no mercado e na resolução dos desafios de comercialização enfrentados pelos diferentes parceiros. Cabe à CATÓLICA-LISBON liderar as tarefas de Análise de Mercado (2023/24) e Planeamento da Comercialização (2024/25) dos Eixos Food, Feed & Industry, participando ainda como consultora no desenvolvimento e testes de mercado dos novos produtos. A Investigadora Principal da CUBE/CORE Ana Isabel de Almeida Costa coordena todas estas atividades, contando com a Escola Superior de Biotecnologia (UCP Porto), o IST-ID, a Sense Test – Sociedade de Estudos de Análise Sensorial Lda., o Auchan Retail Portugal e os laboratórios colaborativos Colab4Food, B2E Blue Economy e FeedInov como parceiros.
Dentre as atividades levadas a cabo pela CATÓLICA-LISBON/CORE para a Agenda InsectEra destaca-se o Estudo da Procura por Produtos à base de Inseto, onde são segmentados e caracterizados os principais mercados europeus de consumo e se identificam as melhores oportunidades para desenvolvimento e lançamento de novas ofertas. O estudo tem por base a análise dos lançamentos e preços de novos produtos no mercado mundial na última década, uma meta-análise dos valores da predisposição a pagar dos consumidores em diferentes países europeus, a estimativa das preferências dos consumidores em Portugal, na Alemanha e em Itália, com base em dados próprios, e a realização de 35 entrevistas estruturadas com representantes-chave de empresas e outras entidades (nacionais e estrangeiras). Este estudo será apresentado ao público por ocasião do I Congresso InsectEra, a ter lugar a 23 de outubro de 2024 no Estoril.
