Sustentabilidade é a Estratégia: O Novo Imperativo dos Negócios Responsáveis

"Either we have a sustainable and responsible business or we will not have a business at all."​

Há um reconhecimento generalizado de que ser um “Responsible Business” se transformou numa macrotendência imparável, existindo ainda uma aceitação global da importância de que as empresas incorporem cada vez mais aspreocupações sociais e ambientais na definição das suas estratégias de negócio.

Se é certo que sem sustentabilidade económica dificilmente haverá sustentabilidade social e ambiental, é também cada vez mais certo que sem preocupações sociais e ambientais por parte das empresas, dificilmente poderão preservar a sua sustentabilidade económica. Não existem estratégias de sustentabilidade. Sustentabilidade é A estratégia.

“Responsible Business” vai muito para além do Ambiente, sendo um tema que cobre desde Ética a Comunidades Locais, desde a forma como se tratam os Empregados até à Diversidade, das discriminações por género e raça até à forma como os Fornecedores tratam os seus próprios empregados, da interação com Media, até à forma como se tratam os Clientes.

A gestão correta e equilibrada de todos estes “stakeholders” constituirá a próxima fonte de vantagem competitiva para as empresas e o “business case for action” é cada vez mais evidente. Este programa irá assim dotar os participantes de ferramentas que lhes permitirão definir as melhores estratégias para responder a estes desafios.

Principais Benefícios:

Entender que o "business case" é inegavel e não há já outra forma de estar no mercado para as empresas que almejam o sucesso.

Entender o desafio da Sustentabilidade como algo holistico que afeta todas as dimensões da empresa: estratégia, marketing, operações e Recursos Humanos.

Conhecer os processos que podem conduzir à definição dessas estratégias.

​Testemunhos:

Estrutura do Programa

Descubra os módulos de aprendizagem e liberte todo o seu potencial.

keyboard_arrow_up I. Estratégia
1) Sustentabilidade como um imperativo estratégico: contexto (4h) 

2) A Sustentabilidade como vantagem competitiva | visita a empresa de referência (4h)* 

Módulo decorre no exterior


3) Os desafios da transição energética (2h) 

4) Modelos de Negócios de Impacto (2h) 
keyboard_arrow_up II. Operacionalização
1) A Sustentabilidade na estratégia: como implementar (4h) 

2) A legislação de Sustentabilidade: da Europa para o mundo (2) 

3) Sustainable Finance: a visão dos investidores (2h) 

4) ESG Reporting (4h) 

4) Investimento com Impacto (2h)

António Miguel

keyboard_arrow_up III. Liderança
Liderança com Propósito (4h)
keyboard_arrow_up IV. The real world
1) Como se aplicam estes conceitos na sua empresa? A criação de valor - Trabalho em grupo (2h) 

2) Painel de CEOs: o que significa ser um Responsible Business na sua empresa? (2h) | Jantar*

Módulo decorre no exterior

+ Guest speaker

Diretor do Programa

Quer saber mais?

Contacte a program manager: