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Projeto Bem-Estar e Sustentabilidade

Bem-Estar e Sustentabilidade

Análise do efeito de propagação de práticas corporativas socialmente responsáveis no comportamento dos consumidores e na adoção  de produtos sustentáveis

Este projeto de investigação visa analisar o impacto de estratégias empresariais socialmente responsáveis nas preferências dos consumidores em relação aos seus produtos, e o potencial efeito de propagação na adoção por parte dos consumidores de comportamentos semelhantes (sustentáveis e socialmente responsáveis).

A nossa equipa de investigadores analisa sobre que medida a adoção de medidas sustentáveis por parte das empresas contribui para a propagação de comportamentos semelhantes pelos consumidores (e.g., se uma empresa desenvolver uma campanha na loja para estimular comportamentos de reciclagem será que estimula a adoção  dessas práticas de reciclagem nos seus clientes?). Esta é uma questão relevante dado que é crítico que os consumidores comecem a implementar comportamentos mais sustentáveis de modo a proteger o mundo para gerações futuras e a melhorar o bem-estar das gerações atuais. A relevância deste tema é reforçada se considerarmos os resultados de diversos estudos que mostram que apesar da maioria dos consumidores expressarem preocupações com a sustentabilidade quando confrontados com questões de consumo sustentável, isto geralmente não se reflete nos seus comportamentos de consumo (White et al. 2012; Luchs et al. 2010).

Mais, a não adoção por parte dos consumidores de práticas sustentáveis, verificadas no seu consumo de produtos produzidos com base em métodos sustentáveis e amigos do ambiente, funciona como desincentivo para as empresas neste tipo de processos e tecnologias.

A presente investigação tem assim como objetivo analisar o impacto das políticas de sustentabilidade e responsabilidade social nos comportamentos dos consumidores, nomeadamente, (i.)  quais as atividades desenvolvidas pelas empresas que são mais valorizadas pelos consumidores e, (ii.) quais as que têm maior influência na adoção de práticas sustentáveis por parte dos consumidores no seu dia-a-dia, sendo estas práticas evidenciadas pelas suas ações de consumo.

A nossa investigação procura não só alterar a forma como as empresas trabalham, sejam elas de qualquer área (indústria alimentar, energia, serviços, etc.), mas também a forma como comunicam e transmitem essa mensagem para todos seus consumidores. Tem igualmente influência sobre reguladores e legisladores para que, com a sua atividade potenciem a adoção de comportamentos socialmente responsáveis por parte dos consumidores.

Desta forma a presente investigação é relevante para todos os domínios prioritários, linhas de ação gerais e desafios societais relacionados com sustentabilidade, utilização eficiente dos recursos naturais e preocupações com a proteção do ambiente.


A nossa equipa 

Rita Coelho do Vale

Professora Associada, , Católica-Lisbon School of Business and Economics
Diretora Académica dos Programas de Licenciatura
LERNE - Laboratory of Experimental Research iN Economics and Management

Rita Coelho do Vale é Professora Associada de Marketing na Católica-Lisbon, onde é Diretora Académica para os Programas de Licenciatura e Diretora do Executive Masters - Strategic Marketing Specialization. É também coordenadora do Programa Avançado em Marketing para Executivos (PAME), coordenadora do LERNE - Laboratory of Experimental Research iN Economics and Management, coordenadora do PEO - Painel de Estudos Online, e coordenadora do OSP - Observatório da Sociedade Portuguesa

É doutorada em Marketing pela Tilburn University (Holanda), detém um MBA da Faculdade de Economia-UNL e é licenciada em Economia com especialização em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Os seus principais interesses de investigação são em torno de processos de decisão, self-regulation e o seu impacto em decisões de consumo, comportamentos por impulso, e comportamentos éticos e sustentáveis. 

Vera Herédia Colaço

Investigadora no CUBE – Católica Lisbon Research Unit in Business and Economics

Vera Herédia Colaço, investigadora e Professora Auxiliar convidada, tem um doutoramento em Gestão com especialização em Marketing da NovaSBE e um M.Sc. em Textile Marketing na Philadelphia University. Os seus interesses de investigação focam-se nos processos de tomada de decisões éticas dos consumidores, no consumo sustentável e no comportamento prossocial. Vera já publicou a sua investigação em revistas científicas como o Journal of Business Ethics. Dá aulas de Corporate Social Responsibility e de Purpose-Driven Consumption em licenciatura, e supervisiona teses de mestrado em Marketing e Comportamento do Consumidor. 
Como parte da sua metodologia de ensino, Vera tem uma experiência forte no estabelecimento de relações universidade-empresa, com instituições incluindo a Aga Khan Foundation, Fundação Oceano Azul, McDonald’s, National Geographic, ou Starbucks.
Antes de se juntar ao mundo académico, Vera trabalhava na indústria dos têxteis & vestuário, e teve uma experiência internacional estabelecida a trabalhar com marcas e start-ups incluindo a Timberland, o grupo Benetton, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep Portugal Global), em Nova Iorque., e mais recentemente a Manifesto Moda, uma start-up que desenvolve soluções de roupa protetora na área da saúde, procurando prevenir doenças como a Malária, o Zika e o Dengue. 

Pedro Verga Matos

Professor Auxiliar, ISEG – Lisbon School of Economics & Management (Universidade de Lisboa)
Investigador no CSG/Advance - Research in Social Sciences and Management

Pedro é Professor Auxiliar no ISEG – Universidade de Lisboa e investigador no CSG/Advance - Research in Social Sciences and Management. Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, MBA e Mestre em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia – UNL, Licenciado em Economia pela FCEE – Universidade Católica Portuguesa. Os seus interesses de investigação incluem os domínios do governo das empresas, da inovação social, do retalho e da análise multicritério. A sua investigação já foi publicada em revistas científicas como o Journal of Business Research, Economic Modelling, Applied Economics e Journal of Product & Brand Management.

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