Modelos Institucionais da Indústria de Rede e o modelo do Brasil.
Mercado Brasileiro de Energia e mercados de energia em geral:
- Conceitos do modelo de competição: Mercado de Balcão x Mercado de Bolsa.
- Mercado de Contratos e Mercado de Curto Prazo
- Noções sobre a formação de preço do mercado de curto prazo e preços forward
- Comercialização Conceito de Contabilização no Mercado de Curto Prazo e do Mecanismo de Realocação de Energia.
Estrutura Institucional Setor Elétrico Brasileiro: Agentes Institucionais: Atribuições e competências – CCEE, ONS, EPE, ANEEL, CNPE, MME, CMSE.
Comercialização de Energia no Ambiente Regulado e no Ambiente Livre.
Agentes Econômicos: Modelo de atuação. Distribuidoras, Transmissoras, Comercializadoras, Geradoras (incentivada e convencional), Consumidores Livres e Consumidores Especiais. • Estrutura tarifária e tributária adotada no Brasil.