No próximo dia 10 de maio, a CATÓLICA-LISBON vai realizar o “Family Business Day” que tem como objetivo debater a temática da ligação entre a tradição e a inovação nos negócios familiares. O evento, realizado pela primeira vez no país, é gratuito, aberto a toda a comunidade civil e, no decorrer do mesmo, os participantes vão poder assistir a apresentações, workshops e painéis de discussão com investigadores, consultores e líderes empresariais. As inscrições ainda estão abertas, aqui!

A CATÓLICA-LISBON deu o exemplo quando, em janeiro de 2022, iniciou a primeira cadeira de licenciatura exclusivamente dedicada à temática da gestão de empresas familiares. Volta, agora, a dar o exemplo, ao realizar o Primeiro Family Business Day do País.

Este é um evento em que a partilha de novos conhecimentos vai ser a prioridade e onde vão ser debatidos os desafios e oportunidades que as empresas familiares enfrentam, assim como novas ferramentas e abordagens para a gestão das mesmas.

Será um evento inteiramente organizado pelos alunos da cadeira de Mastering Family Businesses e tem como objetivo partilhar a investigação realizada nesta área, gerar discussão em torno dos temas que tornam a gestão das empresas familiares tão especial e partilhar experiências entre aqueles que gerem estas empresas no dia-a-dia - e aqueles que irão fazê-lo no futuro.

Porque é que faz sentido organizar um Family Business Day na CATÓLICA-LISBON?

As empresas familiares representam cerca de 80-90% de todas as empresas a nível mundial. Todavia, nos cursos de gestão, são tratadas como ‘as restantes’, quando, na realidade, são sistemas complexos que envolvem dinâmicas muito particulares. Gerir uma empresa familiar requer uma abordagem multidisciplinar - e o seu peso na economia mundial mostra o potencial do seu impacto.

Para além dos problemas normais que qualquer empresa encontra no seu caminho, para sobreviver e prosperar, as empresas familiares enfrentam desafios adicionais, que são o resultado das dinâmicas familiares e da sua interação com a empresa. São exemplos desses desafios o planeamento da sucessão, a gestão dos diferentes interesses dentro da família e a criação de estruturas que permitam organizar e clarificar o papel da família dentro da empresa.

A missão da CATÓLICA-LISBON é a de formar líderes conscientes e preocupados com o futuro, cultivar a ciência e renovar o país e o mundo pela excelência e pelo exemplo. Não é, assim, de estranhar, que o primeiro Family Business Day do país seja organizado pela instituição.

O que faz de uma empresa familiar uma empresa diferente?

As empresas familiares são conhecidas por fazerem ‘mais com menos’. Tendem a investir menos em inovação, mas são também mais eficientes nos seus investimentos, o que as torna mais cautelosas. Ora, por um lado, temos a tradição como fonte potencial de vantagem competitiva e, por outro, a precaução, porque tratando-se de uma empresa familiar, significa que um dos seus principais objetivos é a transferência do negócio para a geração seguinte. Porém, a fim de transferir a empresa, é necessário que esta seja sustentável e, por conseguinte, a inovação é fundamental nesse processo.

A tradição envolve a acumulação de conhecimento, artefactos, símbolos e rituais culturais que são transmitidos de geração para geração, moldando a identidade da organização. Para muitos, é vista como uma fonte de resistência que restringe e dificulta o processo de inovação. Porém, a inovação enquanto processo gerador de novo conhecimento, se for alavancada na tradição, pode ser uma forma de aumentar os níveis de confiança dos clientes nas propostas inovadoras apresentadas.

“Quando pensamos em empresas familiares, temos a tendência para pensar em tradição, mas também em sustentabilidade, visto que um dos seus principais objetivos passa por deixar um negócio saudável para a geração seguinte. Para que isto seja possível, há que estimular negócios que permitam criar boas perspetivas para o futuro de várias gerações, através de ações empreendedoras. Logo, para obter essa competitividade, é essencial uma visão focada na inovação”, explica Liliana Dinis, docente da cadeira lecionada na CATÓLICA-LISBON sobre negócios familiares.

“A tradição envolve a acumulação de know-how e práticas transmitidas de geração em geração, podendo inclusivamente ser vista como um recurso distinto e único, inimitável pelos seus concorrentes. As empresas que conseguirem inovar, alavancadas na sua tradição, tornam-se assim capazes de criar e nutrir vantagens competitivas”, remata ainda Liliana Dinis.

Pretende saber mais sobre como usar a tradição para estimular a inovação na sua empresa familiar?

Basta que se inscreva no primeiro Family Business Day da Católica Lisbon School of Business and Economics, no dia 10 de maio, das 9h00 às 17h00.