Teses de mestrado em Economia da CATÓLICA-LISBON destacadas pelo prestigiado Prémio Silva Lopes

Quinta, Dezembro 3, 2020 - 17:09

O prestigiado Prémio Silva Lopes, que destaca as 10 melhores teses de Mestrado da área da economia, selecionou este ano cinco teses da CATÓLICA-LISBON, de entre as mais de 150 submissões a nível nacional.

Numa seleção altamente competitiva, o aluno Tiago Teixeira, do mestrado de Economia da CATÓLICA-LISBON, ficou entre os cinco finalistas, em segundo lugar nacional. A sua tese “The Burden of the Minimum Wage: Evidence for Portugal”, orientada pela Professora Joana Silva, analisa as mudanças no salário mínimo entre 2008 e 2017 em Portugal, de maneira a estimar os efeitos do seu aumento no emprego, salários e margens das empresas.

O estudante Francisco Espiga, também do mestrado em Economia, recebeu uma menção honrosa pela sua tese “Wage Inequality: Trends and Drivers in Portugal”, também orientada por Joana Silva. Esta tese examina a evolução da desigualdade salarial ao longo dos anos em Portugal, assim como os fatores que afetam e movem.

Os temas da teses destes dois estudantes vão ser continuados e aprofundados no âmbito do centro de investigação da CATÓLICA-LISBON, o PROSPER - Center of Economics for Prosperity, fundado este ano. Os alunos do mestrado em Economia da CATÓLICA-LISBON têm a oportunidade de participar nas atividades deste centro de investigação, no sentido de dar visibilidade ao seu trabalho e aprofundar as suas capacidades de investigação.

Três alunos do mestrado de Finanças também receberam menções honrosas do Prémio Silva Lopes. Orientados pela Professora Diana Bonfim, Bruno Alves, com “Do loan officers get soft by the month-end? Lending ineffiency and the end-of-month effect: the Portuguese case”; Miguel Cravo Ferreira, com “What happens when the ECB opens the cash tap? An application to the Portuguese credit market”; e Ana Carolina Carreira Rebelo Silva, com “Determinants of Bank Failures in a Deregulated Context: Evidence from the Portuguese Banking Sector in 19th Century”.

As dez teses finalistas verão os seus resumos editados num e-book pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O Prémio Silva Lopes é entregue pelo Banco de Portugal em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Este ano, a tese vencedora de Gestão pertenceu a Fernando Silva, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e a tese vencedora de Economia foi autorada por Catarina Branco, da NOVA School of Business and Economics. As teses foram avaliadas pelo júri composto por Rui Albuquerque (Boston College), Fernando Alexandre (Universidade do Minho), Aurora Teixeira (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), Joana Silva (CATÓLICA-LISBON), e Paulo Guimarães (Banco de Portugal).

A 10.ª Conferência do Banco de Portugal "Desenvolvimento económico português no espaço europeu", onde foi realizada a entrega destes prémios e menções honrosas, pode ser vista aqui.

Notícias relacionadas

Dez 09 2020
If you are reading this, you are probably in the process of making a crucial decision about your academic and professional future. We see MSc programs as a significant differentiating factor as well as a gateway to accelerated career advancement. Our...

Próximos eventos

02
Fev
17:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
24
Fev
14:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal