No segundo episódio do videocast Negócios com Impacto, uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, conhecemos a história da Shar, uma plataforma de aluguer de artigos que quer transformar a forma como consumimos.
À conversa estiveram Teresa Xavier, alumna da CATÓLICA-LISBON, responsável pela gestão estratégica e financeira da empresa, e Tomás Sequeira, formado pelo Instituto Superior Técnico e responsável pelo desenvolvimento tecnológico da plataforma. Juntos, fundaram uma startup que responde a uma necessidade crescente: facilitar o acesso a bens de forma temporária, evitando compras desnecessárias e o desperdício de recursos.
A ideia para a startup nasceu de uma situação concreta vivida por Teresa Xavier. “Ia de férias quando a minha GoPro avariou, precisamente na véspera da viagem. Pensei: vale a pena comprar outro equipamento que só uso uma ou duas vezes por ano? E percebi que não havia nenhuma solução prática para alugar este tipo de artigo”, recorda. Foi essa lacuna no mercado que a inspirou a criar uma alternativa.
Com formação em Business Administration, a alumna da CATÓLICA-LISBON desenhou o modelo de negócio, mas rapidamente percebeu que precisava de apoio técnico para tornar a ideia realidade. “Achei que faria sentido unir o meu background financeiro ao know-how tecnológico do Tomás”. Assim, nasceu a Shar.
Disponível em iOS e Android, a Shar é um marketplace gratuito que permite aos utilizadores alugar de forma simples e segura uma vasta gama de artigos, desde drones, câmaras e computadores, a equipamentos médicos, de puericultura, jardinagem ou ferramentas de bricolage.
“Desde o início percebemos que a grande barreira era a segurança. Nem toda a gente está disposta a emprestar os seus objetos pessoais. Por isso, criámos funcionalidades específicas para mitigar esse receio”, explica Tomás Sequeira.
Entre essas funcionalidades, destaca-se o sistema de depósito de segurança, definido por quem disponibiliza o artigo e pago no momento da reserva, ficando retido até à devolução do artigo. Há também um sistema de fotografias e vídeos, obrigatório antes, durante e após o aluguer, que permite registar o estado dos artigos e evitar disputas.
“Sabemos que há milhares de equipamentos guardados em garagens, armazéns ou arrecadações, utilizados apenas uma ou duas vezes por ano. A Shar dá-lhes uma nova vida, enquanto evita compras desnecessárias e reduz o desperdício de recursos”, explica Teresa Xavier.
Lançada há apenas dois meses, a Shar já ultrapassou os 550 utilizadores. A adoção à plataforma está a crescer de forma faseada, explica a alumna: “Primeiro vêm os downloads, depois a colocação de artigos, e só depois os alugueres. Estamos agora a consolidar essa última etapa, reforçando a confiança e o valor percebido pela comunidade”.
As categorias com maior procura são os equipamentos eletrónicos, como drones e câmaras, equipamentos médicos, como camas articuladas ou canadianas, e artigos de utilização pontual, como utensílios de cozinha ou ferramentas de jardinagem.
Financiada pelo programa Microsoft for Startups, um investimento no valor de 30 mil euros em créditos, a app está disponível em português e inglês, mas já tem em vista a internacionalização para 2026. Espanha e França surgem como mercados prioritários, pela maturidade digital e abertura à economia circular.
Como antiga aluna da CATÓLICA-LISBON, Teresa Xavier destaca a importância da formação na escola para a construção do seu percurso como empreendedora. “Foi essencial em termos de pensamento estratégico, de inteligência emocional e de liderança. A CATÓLICA-LISBON prepara-nos para olhar para o negócio de forma integrada, do business case à mitigação de riscos”.
A Shar é, acima de tudo, um exemplo de empreendedorismo com impacto. Uma solução que combina conveniência com sustentabilidade, promovendo um consumo mais consciente e eficiente.
O segundo episódio do videocast Negócios com Impacto está disponível para ouvir no Spotify e ver aqui.