Seminário União Bancária: A Nova Fronteira da Regulação Financeira na União Europeia

Quinta, Fevereiro 18, 2016 - 18:54

Decorreu nos dias 25 e 26 de janeiro o seminário “União Bancária: A Nova Fronteira da Regulação Financeira na União Europeia”, que teve como objetivo facultar uma visão global e integrada da União Bancária desde a sua génese, ao seu funcionamento atual e às perspectivas futuras.

A abertura do seminário esteve a cargo do Professor Francisco Veloso, Diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics e de Carlos da Silva Costa, governador do Banco de Portugal.

Seguiu-se um painel de personalidades, especialistas e decisores que reúnem um conhecimento único do assunto, nomeadamente o anterior Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso e António Vitorino, Presidente do Instituto Jacques Delors.

Participaram no primeiro dia do evento, o Presidente da Autoridade da Concorrência, António Ferreira Gomes e Johannes Laitenberger, Director-General of DG Competition, European Commission, que se debruçaram sobre o tema da União Bancária e o seu papel determinante para um maior equilíbrio das condições de concorrência no mercado único.

A Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), Fátima Barros e os oradores convidados Michelle Sutton, Deputy Head of Cabinet, Vice President Frans Timmerman, European Commission e António Cabral, Senior Advisor to Mr. Durão Barroso (2004-2014) abordaram a origem e os elementos que concorreram para a formação da União bancária.

O funcionamento da União Bancária foi primeiro tema da tarde desse dia, tendo ficado entregue a Isabel Horta Correia, Banco de Portugal, e aos guest speakers, Pedro Duarte Neves, Vice-Governador do Banco de Portugal e Vice Presidenteda European Banking Authority e Mauro Grande, Strategy and Coordination Director, Single Resolution Board.

José Manuel Durão Barroso encerrou o primeiro dia do seminário com a reflexão sobre a União Bancária e a problemática da tomada de decisões em tempos de turbulência.

Manuel Sebastião (Redes Energéticas Nacionais), António Varela (administrador do Banco de Portugal e membro do Single Supervisory Board) e ainda José de Matos (Presidente da Caixa Geral de Depósitos) iniciaram o segundo dia do seminário com a continuação e aprofundamento do tema sobre o funcionamento da União Bancária.

Interviram ainda, Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas, António Domingues, Vice-Presidente do Banco BPI e Gabriela Figueiredo, Vice-Presidente da CMVM, que discutiram os desafios da União Bancária e da União de Mercados de Capitais.

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia encerrou o seminário juntamente com António Vitorino, Presidente do Instituto Jacques Delors, que abordou dentro do tema da União Bancária e União de Mercados de Capitais, o futuro da Europa Financeira.

Este evento contou na audiência com um vasto grupo de personalidades, também ligadas aos temas abordados, que vieram assistir e participar neste evento promovido pela Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON.

Notícias relacionadas

Maio 30 2019
Começou ontem em Amarante a 4ª edição do SIT Impact Bootcamp, um programa de formação promovido pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento em colaboração com a Formação de Executivos da Católica Lisbon School of Business...
Dez 28 2018
Lisboa e Amarante foram os locais da 3.ª edição do SIT Impact Bootcamp, que decorreu entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro deste ano. Permitiu que 11 equipas de empreendedores sociais, oriundos de 7 países europeus, pudessem desenvolver...

Próximos eventos

09
Jul
09:00

Universidade Catolica Portuguesa

Palma de Cima
LisboaLisboa1600
Portugal
10
Set
18:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

Lisboa1649-023
Portugal