Hoje é um dia para recordar e celebrar! Assinalamos a publicação da nossa 300ª Newsletter do Centro de Liderança e Negócios Responsáveis (CRBL)! Esta peça de reflexão é enviada todos os domingos para mais de 3000 líderes em Portugal e no estrangeiro, partilhando novas tendências, esclarecendo questões complexas e, esperamos, inspirando muitos no seu percurso de Liderança Responsável. Desenvolvido pela nossa comunidade de impacto e com curadoria da equipa do CRBL, muitos CEOs, políticos, académicos, estudantes, activistas e executivos já contribuíram para esta icónica conversa semanal.

Mas há mais razões para celebrar. Na passada sexta-feira, o nosso centro completou o seu 6º aniversário.  Há seis anos, a CATÓLICA-LISBON anunciou o lançamento do nosso centro com o objetivo de reforçar o “posicionamento da Escola como um forte contribuinte para as áreas da Sustentabilidade Empresarial e Liderança Responsável, áreas estratégicas chave para o desenvolvimento empresarial e progresso da sociedade”. Passados seis anos, é com orgulho que acreditamos que não só honrámos esta ambição, como também construímos um historial único em Portugal, como um Centro que traz um sólido conhecimento e visão da sustentabilidade para apoiar as iniciativas estratégicas e acções práticas das empresas.

Nestes seis anos, fomos duas vezes reconhecidos pelas Nações Unidas como uma das melhores práticas mundiais com o nosso trabalho sobre os ODS, fundámos dois pactos empresariais para a gestão da água e a saúde mental, realizámos investigação perspicaz na área do Propósito, da Liderança Responsável e da Contabilidade de Impacto, e construímos uma rede de centenas de grandes empresas e PME que colaboram com a ambição comum de trazer a Sustentabilidade para o centro da estratégia empresarial.

Estamos orgulhosos e felizes pelo facto de, seis anos após a fundação do nosso centro, já não precisarmos de explicar PORQUE é que a sustentabilidade é importante. De facto, agora o desafio está em COMO implementar a sustentabilidade. Mesmo com o retrocesso temporário em relação aos tópicos ESG, a sustentabilidade é definitivamente uma consideração fundamental nas salas de reuniões. Este é um avanço no contexto do panorama da estratégia empresarial em Portugal e à escala global. Temos a honra de contribuir para esta realidade com a nossa dedicação, ambição, liderança e mentalidade disruptiva de Portugal para o mundo.

No entanto, acreditamos que os próximos anos apresentam desafios profundos para o sector empresarial. Como referimos na nossa primeira newsletter de 2025, o contexto global de divisão geopolítica e de crescente instabilidade está a alimentar o planeamento das empresas com uma mentalidade avessa ao risco. Esta nova mentalidade favorece uma orientação a curto prazo, com um enfoque desequilibrado na resiliência e nos lucros, o que permite às empresas “sobreviver” no presente, mas não ter sucesso no futuro. No entanto, as tendências para o futuro são claras: a emergência climática é agora evidente nos dados climáticos e apoiada por uma ciência rigorosa, as desigualdades e tensões sociais estão a aumentar, ameaçando a estabilidade das nossas democracias liberais, e precisamos de uma criação de valor sustentável para garantir a prosperidade da sociedade a médio e longo prazo.

Ironicamente, estamos a assistir a um retrocesso na abordagem dos desafios da sustentabilidade à escala global, exatamente na altura em que as necessidades são mais claras, em que alguns dos maiores investimentos já foram feitos, em que a tecnologia e o ecossistema existem para abordar as questões mais prementes e em que apenas precisamos da capacidade de nos unirmos a nível global, nacional e local.

Devido à disfuncionalidade política e à orientação empresarial a curto prazo, este será o momento para as empresas orientadas por objectivos fazerem a diferença. Tal como referimos na newsletter da semana passada, as empresas têm um papel central na mudança de que o mundo precisa. Possuem os recursos económicos, humanos e técnicos de que necessitamos para construir um futuro próspero. De facto, as grandes empresas representam 74 das 100 maiores economias do mundo (CRBL, 2025). Por conseguinte, embora a instabilidade política seja elevada, as empresas têm de continuar a colocar a sustentabilidade no centro das prioridades empresariais e sociais.

No nosso Centro, pretendemos atuar como um catalisador da mudança necessária na área empresarial. Estamos a trabalhar no sentido de dotar as empresas de conhecimentos rigorosos e acções práticas, para que se sintam confiantes para implementar estratégias sustentáveis com uma sólida justificação comercial. Estamos a aprofundar o nosso trabalho científico na área do propósito empresarial, para que as empresas possam compreender como desenvolver operações significativas que contribuam para um valor integrado para a sociedade e todas as suas partes interessadas. Estamos a trabalhar em metodologias de Contabilidade de Impacto para tornar mais transparentes as empresas que estão dispostas e são capazes de criar um valor significativo para a sociedade. Além disso, estamos a iniciar investigação sobre as razões e a forma como a Liderança Responsável pode impulsionar os esforços mundiais para construir uma sociedade melhor e mais próspera para todos.

Este objetivo não pode ser alcançado sem um esforço coletivo. É por isso que estamos também a levantar a nossa voz e a promover um debate aberto com especialistas de renome mundial sobre o que será a próxima Agenda Global para o Desenvolvimento Sustentável após o atual ciclo 2015-2030 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Para isso, estamos a promover uma série de webinars em três partes, com início a 10 de julho, com a ambição de preparar o terreno para o que será a agenda mundial de 2050. Trata-se de uma agenda em que as empresas devem ter uma voz e um contributo activos, porque, como refere Feike Sijbesma “É impossível ter um negócio de sucesso em sociedades que falham”.

Ao iniciarmos um novo ciclo estratégico de três anos para o nosso centro, é absolutamente claro para nós que o futuro exige Empresas Responsáveis lideradas por Líderes Responsáveis. Em breve o convidaremos para a nossa Cimeira de Empresas Responsáveis, em janeiro próximo, onde terá a oportunidade de refletir sobre um caminho de Liderança para o futuro das empresas.

Fiquem atentos e tenham uma óptima e impactante semana!

Filipe Santos

Dean da CATÓLICA-LISBON e Diretor Académico do Center for Responsible Business and Leadership

Filipa Pires de Almeida

Diretora Executiva do Centro para a Liderança e Negócios Responsáveis