O quarto episódio do videocast Negócios com Impacto, uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, dá-nos a conhecer a SoulCare AI pela voz do alumnus Pedro Rodrigues dos Santos, COO e Associate Partner da SoulCare AI, uma startup portuguesa que quer democratizar o acesso à saúde mental através da inteligência artificial.
Nas palavras de Pedro Rodrigues dos Santos, a “SoulCare AI é uma plataforma digital inovadora, alimentada por inteligência artificial, que fornece um apoio acessível, permanente, 24 horas por dia, 365 dias por ano, a todas as pessoas que são afetadas por questões de saúde mental”. O ecossistema digital disponibiliza ferramentas baseadas em terapia cognitiva, como um chat com IA especializada, um sistema de definição de objetivos e funcionalidades de gamificação que promovem a ligação entre utilizadores.
A proposta da startup não é substituir a terapia convencional, mas complementá-la. “O que nos distingue é a acessibilidade e a especialização. Não somos uma solução terapêutica, nem queremos substituir a terapia, mas sim complementá-la. Somos uma ferramenta que pode ajudar quem se sente ansioso ou quer apenas desabafar, num espaço onde não há julgamento”, explica o empreendedor.
A pertinência desta missão torna-se ainda mais evidente à luz das estatísticas partilhadas pelo empreendedor. “Há apenas 10 profissionais de saúde mental por cada 100 mil pessoas. E a depressão será, já em 2030, a principal causa de doença global”, alerta, sublinhando que “este tipo de soluções tecnológicas vai ter um papel essencial no futuro”.
Com esse compromisso em mente, a SoulCare AI integra o movimento AI for Good das Nações Unidas, está alinhada com o Pacto Digital da União Europeia e com a Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial. A responsabilidade científica e ética da plataforma é assegurada por um Board of Ethics internacional, composto por psicólogos e psiquiatras que acompanham de perto a curadoria dos conteúdos.
Em plena fase de crescimento, a startup já conta com cerca de dois mil utilizadores ativos. A ambição é duplicar esse número até ao final de 2025. Para isso, está a decorrer uma ronda de seed funding que permita escalar o negócio. Com versões da plataforma em 35 línguas (texto) e 15 línguas (voz), a SoulCare AI está focada em expandir o seu negócio para mercados mais maduros na Europa, como a Alemanha e o Reino Unido.
Para Pedro Rodrigues dos Santos, a formação na CATÓLICA-LISBON teve um papel importante no seu percurso profissional. “Encontrei na CATÓLICA-LISBON uma abordagem muito estruturada e muito sistematizada de conhecimento que me permitiu, depois, aplicá-lo na gestão dos meus negócios. A CATÓLICA-LISBON deu-me um empurrão no sentido de arrumar conceitos e preparou-me ainda mais, de forma estruturada, para os desafios da gestão do dia-a-dia das empresas”.
Quando questionado sobre o impacto da SoulCare AI, o empreendedor responde sem hesitar: “Ajuda as pessoas, não as julga e tem um propósito de tornar as pessoas melhores, mais empáticas e mais compreensivas com a realidade dos outros”.
O quarto episódio do videocast Negócios com Impacto está disponível para ouvir e ver no Spotify e no YouTube da CATÓLICA-LISBON.