A empresa americana de vestuário outdoor Patagonia é um dos melhores exemplos de ser e atuar como um Negócio Responsável. Basta visitar a sua página web para "sentir" a harmonia do ecossistema de fornecedores, colaboradores, clientes, comunidades locais, todos abraçando o mesmo Propósito: "We are in Business to save the Planet”".
Nos últimos 50 anos, a Patagónia tem sido um negócio na vanguarda do ativismo ambiental, das cadeias de abastecimento sustentáveis e da natureza em geral. Há muito que tem como missão "Desenhar o melhor produto, não causar danos desnecessários, utilizar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental".
A empresa reinventou-se novamente esta semana. "Estamos a fazer do Planeta o nosso único acionista", nada menos que isto, anunciou o seu fundador Yvon Chouinard, mudando fundamentalmente a estrutura de propriedade da empresa para garantir o seu legado e intensificar a sua luta contra a crise climática. Todas as ações com direito a voto (cerca de 2% do total) são agora controladas pela Patagónia Purpose Trust, enquanto os outros 98% pertencem ao chamado "Holdfast Collective". O objetivo por trás do Patagonia Purpose Trust é criar uma estrutura legal permanente para consagrar o propósito e valores da empresa, e garantir que a empresa continua a demonstrar que o capitalismo pode funcionar em prol do planeta. Todos os lucros anuais que não sejam reinvestidos no negócio (que estimam ser cerca de 100 milhões de dólares por ano) serão distribuídos pela Patagónia como um dividendo para o Holdfast Collective.
A carta enviada aos empregados a explicar esta decisão é uma obra-prima de visão, simplicidade e paixão pelo meio ambiente. Uma das pérolas: "Em vez de extrair valor da natureza e transformá-lo em riqueza para os investidores, usaremos a riqueza que a Patagónia cria para proteger a fonte dessa mesma riqueza". Claramente um "must read".
Outros exemplos de decisões da empresa nos últimos anos incluem:
- Oposição aos cortes de impostos de Trump com uma forte declaração da sua ex-CEO Rose Marcario "Com base na redução irresponsável de impostos do ano passado, a Patagónia deve menos impostos este ano. Estamos a responder devolvendo todos esses milhões de dólares ao planeta porque ele precisa mais do que nós".
- Publicidade na Black Friday a dizer aos consumidores para não se envolverem em consumo sem sentido, comprando roupa que não precisam.
- Lançou um programa chamado "Wear Worn Wear", que permite aos clientes pagarem as reparações de artigos antigos ou trocá-los por crédito de loja. Yvon Chouinard costuma dizer que "quando vendo um casaco, sinto-me responsável por ele até ao fim da sua vida”. Ou seja, "não o deitem fora, devolvam, vamos reciclá-lo, reutilizá-lo, faremos o que for necessário, importante é que não acabe em aterro".
E se está a pensar nos resultados financeiros, aqui vão eles: vendas de mil milhões de dólares, crescimento anual de 14% e resultados triplicados nos últimos dez anos. Como alguém de Wall Street disse: "É difícil não nos apaixonarmos pela Patagónia".
Nuno Moreira da Cruz, Professor na CATÓLICA-LISBON