Pacto para gestão da água reúne empresas e entidades nacionais para uma gestão mais eficiente deste recurso em Portugal

Quinta, Abril 22, 2021 - 17:13

A CATÓLICA-LISBON em parceria com um conjunto de empresas e entidades nacionais, acaba de fundar o ‘Pacto para Gestão da Água’, uma iniciativa que tem como propósito colocar o tema da Água no centro da agenda nacional.

A iniciativa pretende promover uma maior consciencialização, conhecimento e disseminação de boas práticas para tornar a gestão dos recursos mais eficiente e prevenir os riscos associados à gestão da água.

Das entidades fundadoras do ‘Pacto para a Gestão de Água’ fazem parte o Grupo Esporão, Fundação Calouste Gulbenkian, Jerónimo Martins, L'Oréal Portugal, Microsoft, Pestana Hotel Group, Scubic, Sugal, SuperBock Group, Tintex Textiles e Veolia e ainda as aceleradoras BGI e Beta-i.

No âmbito do Pacto, estas entidades assumiram um conjunto de compromissos que estão sistematizados num Manifesto e Compromisso para a Gestão da Água em Portugal. Este documento ressalta o valor e importância da água e a necessidade de se repensar os modelos tradicionais de operação para contribuir para a transformação ecológica de um setor que é imprescindível ao crescimento da economia. Destaca ainda o desafio que Portugal enfrenta em tratar o tema da gestão de água numa perspectiva integrada, colocando-o no centro da tomada de decisão de qualquer empresa, setor, ou entidade, seja a nível local ou nacional.

Esta iniciativa pretende promover uma maior consciencialização, aprofundamento de conhecimento e disseminação de boas práticas no seio das entidades aderentes e em Portugal nas seguintes áreas:

  • Água como recurso de valor na transformação ecológica do País e o impacto na saúde, na economia e na sociedade;
  • A necessidade de adaptação e aceleração de medidas de mitigação no contexto das alterações climáticas (riscos de escassez e de poluição);
  • A importância da reutilização da água no desenvolvimento sustentável da indústria e das cidades.
  • Melhores práticas para uma gestão sustentável da água;
  • Estratégia de integração e cooperação entre o sector privado e o sector público e autoridades (a visão do Green Deal).

O ‘Pacto para Gestão da Água’ surge no seguimento do evento “Water Summit“ organizado, em junho de 2020, pelo Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON SCHOOL, com o objetivo de proporcionar a todos os participantes um entendimento claro sobre os desafios associados à utilização da água para o mundo dos negócios, numa lógica integrada e ao longo das cadeias de valor. Da conclusão deste evento, as várias entidades fundadoras, entenderam que se justificava um esforço coordenado para tentar transformar esta iniciativa em algo mais permanente e estruturado.

É convicção dos atuais parceiros desta iniciativa que, pelo seu mérito intrínseco, muitas outras entidades possam vir a associar-se a este Pacto de forma a que, em espírito de colaboração e com a consciência da urgência do tema, se possam encontrar as soluções para a resolução deste desafio da escassez da água em Portugal.

As empresas que tenham interesse em aderir a esta iniciativa e ao Movimento para encontrar as soluções para a resolução deste desafio da escassez da água em Portugal, podem contactar a CATÓLICA-LISBON SCHOOL para obter mais informações, através do email do Centro for Responsible Business and Leadership crb.clsbe@ucp.pt.
 

Para mais informações podem consultar a página desta iniciativa.

Notícias relacionadas

Jun 07 2021
Subject: PROSPER anniversary, Executive Education Portfolio and Knowledge Conferences Dear members of the CATÓLICA-LISBON community, One year ago, on June 4th, in the middle of the pandemic, we launched PROSPER - Center of Economics for Prosperity by...
Jun 07 2021
PROSPER is a research center that uses cutting-edge research methods to answer important questions on pressing economic issues that matter for prosperity. The Center goal is to improve policy design and evaluation and increase its contribution to the...

Últimas notícias

Próximos eventos

16
Jun
16:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

Lisboa1649-023
Portugal
16
Jun
17:45

Católica Lisbon School of Business & Economics

Lisboa1649-023
Portugal