Pacto para gestão da água reúne empresas e entidades nacionais para uma gestão mais eficiente deste recurso em Portugal

Quinta, Abril 22, 2021 - 17:13

A CATÓLICA-LISBON em parceria com um conjunto de empresas e entidades nacionais, acaba de fundar o ‘Pacto para Gestão da Água’, uma iniciativa que tem como propósito colocar o tema da Água no centro da agenda nacional.

A iniciativa pretende promover uma maior consciencialização, conhecimento e disseminação de boas práticas para tornar a gestão dos recursos mais eficiente e prevenir os riscos associados à gestão da água.

Das entidades fundadoras do ‘Pacto para a Gestão de Água’ fazem parte o Grupo Esporão, Fundação Calouste Gulbenkian, Jerónimo Martins, L'Oréal Portugal, Microsoft, Pestana Hotel Group, Scubic, Sugal, SuperBock Group, Tintex Textiles e Veolia e ainda as aceleradoras BGI e Beta-i.

No âmbito do Pacto, estas entidades assumiram um conjunto de compromissos que estão sistematizados num Manifesto e Compromisso para a Gestão da Água em Portugal. Este documento ressalta o valor e importância da água e a necessidade de se repensar os modelos tradicionais de operação para contribuir para a transformação ecológica de um setor que é imprescindível ao crescimento da economia. Destaca ainda o desafio que Portugal enfrenta em tratar o tema da gestão de água numa perspectiva integrada, colocando-o no centro da tomada de decisão de qualquer empresa, setor, ou entidade, seja a nível local ou nacional.

Esta iniciativa pretende promover uma maior consciencialização, aprofundamento de conhecimento e disseminação de boas práticas no seio das entidades aderentes e em Portugal nas seguintes áreas:

• Água como recurso de valor na transformação ecológica do País e o impacto na saúde, na economia e na sociedade;
  • A necessidade de adaptação e aceleração de medidas de mitigação no contexto das alterações climáticas (riscos de escassez e de poluição);
  • A importância da reutilização da água no desenvolvimento sustentável da indústria e das cidades.
  • Melhores práticas para uma gestão sustentável da água;
  • Estratégia de integração e cooperação entre o sector privado e o sector público e autoridades (a visão do Green Deal).

O ‘Pacto para Gestão da Água’ surge no seguimento do evento “Water Summit“ organizado, em junho de 2020, pelo Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON SCHOOL, com o objetivo de proporcionar a todos os participantes um entendimento claro sobre os desafios associados à utilização da água para o mundo dos negócios, numa lógica integrada e ao longo das cadeias de valor. Da conclusão deste evento, as várias entidades fundadoras, entenderam que se justificava um esforço coordenado para tentar transformar esta iniciativa em algo mais permanente e estruturado.

É convicção dos atuais parceiros desta iniciativa que, pelo seu mérito intrínseco, muitas outras entidades possam vir a associar-se a este Pacto de forma a que, em espírito de colaboração e com a consciência da urgência do tema, se possam encontrar as soluções para a resolução deste desafio da escassez da água em Portugal.

As empresas que tenham interesse em aderir a esta iniciativa e ao Movimento para encontrar as soluções para a resolução deste desafio da escassez da água em Portugal, podem contactar a CATÓLICA-LISBON SCHOOL para obter mais informações, através do email do Centro for Responsible Business and Leadership crb.clsbe@ucp.pt.

Para mais informações podem consultar a página desta iniciativa.