O relógio marcava as 8h00 da manhã do dia 24 de janeiro quando mais de 50 alunos se encontravam na receção da CATÓLICA-LISBON rumo a diferentes empresas, numa iniciativa levada a cabo pelo Careers & Talent Office (CTO). Para além deste dia, as duas últimas semanas foram preenchidas com vários outros eventos como Study Trips, Open Day’s ou Workshops, numa iniciativa dedicada à carreira.

Foi a partir de 2019 que o CTO optou por concentrar várias das suas atividades – que tendiam a ser espalhadas ao longo do ano – na semana anterior ao regresso às aulas do 2º semestre, para os alunos de mestrado. Estas semanas, dedicadas à carreira, iniciam-se precisamente no momento antes de começar a pressão das aulas e dos projetos, com atividades interativas como workshops de competências pessoais e técnicas e business challenges. Embora concentrem a sua atividade nesta altura do ano, vários outros projetos serão desenvolvidos no decorrer dos próximos meses.

Reportagem in loco: como foi visitar empresas como a Calzedonia, a Emma – The Sleep Company e a L’Oréal?

No dia 24 de janeiro de 2023, 25 alunos da CATÓLICA-LISBON entraram num autocarro que lhes prometia um dia em cheio, com a visita a três grandes empresas - a Calzedonia Group, Emma the Sleep Company e o grupo L’Oréal. Mas, no mesmo dia, outros grupos de alunos também rumavam a empresas como a Brisa, EDP, Outsystems, Capgemini ou SAP, num total de 54 estudantes.

Entrem connosco nesta viagem imersiva de como foi conhecer o Grupo Calzedonia, a já grande start up Emma – The Sleep Company e a L’Oréal.

Calzedonia Group – uma viagem pela história, visão e cultura de cada departamento dentro desta empresa internacional

A sede da Calzedonia Group marcou o início deste dia atarefado de visitas a empresas. Os nossos alunos foram recebidos num espaço cheio de identidade visual da marca, por membros de vários departamentos da empresa. Alice Santos, Regional HR Manager do Grupo Calzedonia, fez as honras da casa e começou a sessão com uma breve apresentação da empresa onde, desde logo, explicou a importância da presença dos alunos nos seus escritórios: “acreditamos que fazer esta ligação com as universidades é um ponto fundamental, porque valorizamos muito os jovens talentos e estamos sempre à procura de pessoas jovens e com potencial para complementar a nossa equipa”, explica, apoiando ainda esta afirmação com factos: em todo o mundo, mais de 60% dos trabalhadores do grupo são jovens com menos de 30 anos. Esta percentagem, em Portugal, é ainda maior.

“Nós, em termos de cultura, temos uma equipa jovem, que queremos que cresça connosco. Daí esta ligação às universidades ser tão importante para nós. Valorizamos e recrutamos muitos jovens que possam iniciar a sua carreira connosco, para que possamos crescer lado a lado”, aprovou ainda Cláudia Saragoça, HR Business Partner na vertente de atração e recrutamento.

Após a partilha daquela que é a identidade e as rotinas do grupo em Portugal, os alunos seguiram para uma segunda dinâmica de networking, em que cada um pôde falar diretamente com as pessoas que trabalham nos vários departamentos da empresa. Neste momento de convívio informal, os alunos foram divididos em grupos e conseguiram falar com os responsáveis dos departamentos de Recursos Humanos; Comercial; Técnico; Eventos in store e também com os responsáveis pela área de Comunicação de Imagem, entendendo questões como recrutamento e pagamento de salários; como é feita a parte analítica e de vendas da área comercial; como se faz uma abertura ou remodelação de loja; como são desenhados e planeados os mais variados eventos e, ainda, como se lida com a gestão de influencers no que diz respeito às campanhas levadas a cabo pelas marcas do grupo.

Emma the Sleep Company: um escritório divertido e internacional que mistura o conforto e o profissionalismo

Num espaço de coworking sediado no coração lisboeta, encontramos a Emma the Sleep Company. De forma a quebrar o gelo e apresentar aos alunos os três pisos que compõem os escritórios da empresa, a visita começa com os estudantes a serem divididos em dois grupos para que façam uma tour pelo espaço. Como não poderia deixar de ser, os vários escritórios têm espaços dedicados ao conforto e descanso, nomeadamente com vários colchões Emma espalhados pelos vários pisos. Para além de uma política pet friendly, em que os colaboradores podem levar os seus animais de estimação para o seu local de trabalho, o ambiente, todo em open space, junta trabalhadores de várias nacionalidades, departamentos e idades, onde cada um tem total liberdade para escolher o sítio em que lhe apetece trabalhar: camas, sofás, secretárias corridas, mesas de apoio… várias são as opções que prometem trazer liberdade e conforto a cada um dos membros da equipa.  

Após esta tour, todos os estudantes seguiram para uma sala onde, através de vários slides, foi apresentada a história desta (já grande) start up que é a Emma The Sleep Company. Qual a estratégia para o crescimento da Emma? Como é que é pensado, passo a passo, cada novo lançamento? Como se olha para o crescimento da empresa e como se pode inovar? Estes foram apenas alguns dos tópicos debatidos durante a sessão, onde foi dada a oportunidade aos alunos de irem colocando dúvidas à medida que as estratégias iam sendo apresentadas por vários responsáveis de departamento.

Os vários oradores desta apresentação explicaram o seu dia a dia na empresa e lançaram ainda desafios práticos aos alunos: “Como é que vocês pensariam, estrategicamente, o lançamento de um novo produto?”.

Para finalizar esta jornada, durante os minutos finais, todos os alunos tiveram oportunidade de falar diretamente com os responsáveis de vários departamentos, tirando as suas maiores dúvidas e partilhando contactos. A CATÓLICA-LISBON foi a primeira Faculdade a visitar os escritórios da Emma Sleep Company, que inaugura os seus Open Day’s com os nossos alunos, demonstrando a confiança na nossa instituição e nos nossos talentos.

Anne Hohner, Global Recruiting & Talent Attraction na Emma, afirma que esta experiência é muito importante porque “acho que receber os alunos no nosso escritório é uma ótima oportunidade para mostrar as caras por detrás da empresa, ver realmente como trabalhamos, como colaboramos juntos e acho que se consegue sentir isto quando se está mesmo a visitar a empresa. E, claro, por questões de networking. É muito mais fácil conversar cara a cara e responder a todas as questões que nos colocam e mostrar aos alunos a possibilidade de poder ficar na Emma. Acho sempre que estar com as pessoas é melhor do que nos sentarmos atrás de um monitor”.

Bruno Veiga dos Santos, aluno de Gestão com especialização em Marketing Estratégico, relata que “este dia é sempre importante para quem está a estudar porque a ideia que nós temos do mercado de trabalho, quando estamos a estudar, é uma ideia que, a meu ver, é um bocadinho abstrata. E conseguir vir às sedes principais das empresas, contactar com as pessoas que lá trabalham, ter uma dose de realismo do que se faz no dia a dia, quais é que são as expetativas das empresas quando fazem recrutamento ou quando vão buscar alunos às faculdades, acho que são insights muito valiosos para aquilo que será o nosso futuro quando sairmos da academia”.

L’Oréal: a multinacional que mostra pela primeira vez os seus novos escritórios, adaptados às novas exigências do mercado

A tarde já ia a meio quando, pelas 16h30, o nosso grupo de estudantes viajou para a última paragem deste dia cheio, mas enriquecedor. Chegámos à sede da L’Oréal, onde começámos por perceber que os seus escritórios passaram por uma grande remodelação, baseada em três pilares: “Flex” (flexibilidade de trabalho híbrido e de horários); “Tech” (a tecnologia para dar suporte a este novo regime híbrido) e “Well”, onde o bem-estar dos colaboradores é colocado como um dos pilares essenciais para a missão e valores da empresa. O grupo começa, então, por fazer uma tour aos vários pisos da empresa, onde podem encontrar um ginásio para o colaboradores, cabeleireiro e manicure, espaço para massagens, secretárias elétricas que podem ajustar-se à ergonomia de cada trabalhador; salas de silêncio, entre outras comodidades que, assegura a responsável e guia, mudaram muito a forma como se trabalha dentro da empresa.

Miguel Vasconcelos, membro da equipa de Recursos Humanos na vertente de Talent Acquisition & Employer Branding, reflete sobre a importância desta visita, frisando a ideia de que “sem dúvida nenhuma de que este perfil de estudantes, ou seja, perfis mais júnior, são a nossa principal fonte de recrutamento. Para nós - e sempre que temos vagas mais juniores disponíveis - vamos sempre, sempre recorrer aos nossos estágios com esta ponte com as universidades e com pessoas com quem já tenhamos tido contacto, seja em brainstormings ou outro tipo de eventos e iniciativas que a L’Oréal divulga, como são exemplo estas visitas”, afirma.

Para finalizar a visita, seis ex-alunos da Universidade Católica que estão atualmente a trabalhar na L’Oréal juntaram-se ao grupo, explicando individualmente qual o seu percurso dentro da empresa, quais as suas maiores dúvidas ao terminar o seu curso universitário, que progressão na carreira e apoio têm sentido por parte dos seus pares e, claro, responderam às várias questões que os nossos atuais alunos lhes foram colocando.  Nada ficou de fora: nem mesmo a explicação dos dias menos bons que podem surgir e que fazem parte do mundo real do mercado de trabalho.

Para a aluna Mathilda Widerberg, que está também a tirar o curso de Gestão com especialização em Marketing Estratégico, “acho que é muito divertido sair da Universidade e visitar estas empresas e realmente conhecer e aprender como é que funcionam. Poder ver as caras de quem trabalha nelas e poder falar com elas, saber como é que trabalham lá, perceber as oportunidades que têm, os recrutamentos vão ter em aberto… acho que muitos de nós estão numa fase de tentar encontrar oportunidades no verão e no fim do semestre e, por isso, é importante ter já este conhecimento nesta altura do ano. Por exemplo, aprendi que a Calzedonia é bastante internacional e que possibilita que as pessoas possam ir para fora, para outros países, o que considerei muito interessante; na Emma senti que a energia era mesmo muito, muito positiva e foi muito giro conhecer o ambiente e as pessoas de lá; e com a L’Oréal também fiquei muito impressionada, é mesmo uma grande empresa, conseguimos sentir isso”, relata.  

Este foi um dia intenso, com muitas visitas e muita informação a ser absorvida. O feedback final dos alunos é o que nos faz ter a certeza da importância destas iniciativas que trazem um “choque de realidade” positivo aos alunos e que, com a ajuda da CATÓLICA-LISBON, farão dos nossos estudantes profissionais mais despertos, atentos e interessados.