In Memoriam: Professor Valentim Xavier Pintado (1925-2016)

Quinta, Setembro 29, 2016 - 18:00

O Professor Valentim Xavier Pintado é uma figura maior da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE), hoje Católica Lisbon School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON).

A FCEE nasceu oficialmente como Faculdade em setembro de 1989, na sequência de uma reestruturação interna da Universidade Católica Portuguesa.

Quis a fortuna que o Professor Xavier Pintado tenha sido o seu primeiro Diretor (1989-1995), tendo estado à frente dos destinos da Faculdade durante mais de 5 anos, e que as iniciativas que promoveu e abraçou se tenham tornado bem-sucedidas e perdurem na memória de todos como elementos centrais do projeto académico da CATÓLICA-LISBON.

As licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia, estavam plenamente estabelecidas quando assumiu a Direção. E o Professor Xavier Pintado com a sua visão cristã e humanista sempre defendeu a centralidade das licenciaturas como o projeto académico mais importante da Faculdade pelo seu papel na formação dos valores, desde muito cedo, dos futuros líderes empresariais e económicos. O seu mandato teve de enfrentar condições adversas às licenciaturas devido à evolução do sistema universitário português, que ele foi sucessivamente ultrapassando. A afirmação plena e autónoma das licenciaturas de Gestão e Economia é um dos legados do seu mandato.

O Professor Xavier Pintado via mais longe e sempre ouviu todos, de qualquer geração, que tivessem projetos de fortalecimento da Faculdade. Assim, foi criado o Mestrado Integrado de Gestão com Especialização (conhecido como o MBA da Católica) que se iniciou em setembro de 1991, como parte de um projeto mais vasto (a escola de Pós-Graduação, EPG) que incluía também a formação de executivos. O MBA veio a tornar-se num dos principais projetos de formação académica em Portugal e acabou por se fundir, já neste século, com o projeto da Universidade Nova de Lisboa e, em conjunto com este é hoje reconhecido nacional e internacionalmente como o The Lisbon MBA, um programa de referência e presente nos rankings internacionais.

A formação de executivos, hoje um projeto grande, singular e prestigiado da CATÓLICA-LISBON, foi criada em 1992, durante o seu mandato, como projeto integrado, começando as suas primeiras ações de formação nesse ano. Reconhecendo a necessidade de combinar o rigor académico e a relevância prática para os gestores, o Professor Xavier Pintado procurou recursos humanos novos para conciliar as especificidades da formação de executivos com a cultura académica da escola.

O atual edifício da Faculdade foi inicialmente concebido como o edifício para a EPG (apenas a lecionação do MBA e formação de executivos) mas cedo o Professor Xavier Pintado o transformou na casa comum da CATÓLICA-LISBON.

Para viabilizar o projeto da construção do edifício a todos mobilizou e inspirou. Convidou os mais capazes para conceber e organizar as tarefas internas e trabalhou incansavelmente junto dos benfeitores da Faculdade e da Universidade para que apoiassem financeiramente o projeto. Foi por acreditarem no Professor Xavier Pintado que muitos apoiaram a CATÓLICA-LISBON, num esforço de mecenato com um sucesso que ainda hoje é motivo de admiração.

A sua simplicidade e humanidade a todos cativou. E conseguiu algo ímpar no meio académico. O respeito e consideração unânime de todas as regiões (Porto e Lisboa na altura), todas as gerações (mais jovens ou mais seniores), e todas as formações (economia ou gestão; nacional ou estrangeira).

Foi ele que cativou muitos jovens académicos a fixarem-se na Faculdade. A “não se dispersarem” como gostava de dizer. Criando condições para que a Católica Lisbon School of Business and Economics se tornasse num espaço académico pleno e sem nunca colocar em causa o valor dos contributos de todos. A CATÓLICA-LISBON é o resultado da sua visão, em que ele confiava nas pessoas e nos seus projetos sem colocar grandes restrições à partida.

Mas a figura do Professor Xavier Pintado é também a de um economista e intelectual ímpar. Foi Secretário de Estado do Comércio de 1969-1972 e trabalhou na EFTA e na OCDE. É da sua autoria um dos mais importantes estudos de sempre da economia portuguesa, “Structure  and Growth  of  the  Portuguese  Economy”. Mais recentemente, quando uns falavam do euro ele alertava para a China. E quando lhe falavam de eficiência na gestão ele indagava da Ética. As suas explicações sobre a evolução do significado da palavra “Tratante” são inesquecíveis para os que tiveram o privilégio de o ouvir. A leitura atenta do que foi escrevendo mostram a sua modernidade. Sempre com os olhos no mundo e no exterior. E sempre ao serviço da sua fé na transcendência cristã.