Luís Amaral, Alumnus da CATÓLICA-LISBON, recebe o prémio "Personalidade do Retalho dos últimos 30 anos", pela Fundação Balcerowicz

Quarta, Maio 8, 2019 - 10:04

Luís Amaral, CEO do Grupo Eurocash, foi galardoado com o prémio "Personalidade do Retalho dos últimos 30 anos", concedido pela European Conferences United, organizador do Congresso Poland & CEE Retail Summit e anunciado por Leszek Balcerowicz, presidente da Fundação. O prémio foi entregue durante uma gala na véspera do referido Congresso, que celebrou o 30º aniversário das reformas do Professor Leszek Balcerowicz, na Polónia.

- Este prémio é uma grande honra para mim - diz Luís Amaral, presidente do Eurocash Group. Embora me tenha sido concedido a mim, a título pessoal, na minha opinião, é uma expressão de apreço por todo o Grupo Eurocash, em primeiro lugar pelos nossos colaboradores, parceiros e, finalmente, pelos próprios proprietários das lojas independentes. Acredito que, juntos, alterámos a imagem do comércio polaco em maior escala do que qualquer outra empresa. Desde o início dos anos 90, havia uma convicção na Polónia - partilhada por especialistas e redes estrangeiras que operavam no mercado polaco - de que o comércio interno em breve seria dominado por lojas de grande dimensão, semelhantes aos países ocidentais. No entanto, eu tinha uma visão completamente diferente. Desde o início, vi o grande potencial dos empresários polacos, a sua abnegação e vontade de agir. Nessa altura, estabeleci como meta para mim e para a minha equipa criar uma empresa, graças à qual os proprietários de lojas independentes na Polónia pudessem competir de maneira eficaz com cadeias de grande dimensão cada vez mais agressivas. Depois de 20 anos de trabalho duro, as lojas de pequenas superfícies são o maior segmento do mercado de alimentação polaco, que é único na Europa. Além disso, especialmente nos últimos anos, há novamente vozes de que as pequenas lojas desaparecerão deste país. E, ao mesmo tempo, nós estamos a ir contra o fluxo novamente, investimos ainda mais e criamos soluções mais inovadoras e avançadas para elas. Hoje, vemos que os empreendedores independentes gerem lojas cada vez mais modernas, mantendo-se perto dos seus clientes e oferecendo-lhes exatamente o que precisam. Tanto os empreendedores como os seus funcionários têm acesso a formação, conhecimento e, acima de tudo, ferramentas e soluções muito mais avançadas do que aquelas usadas pelas grandes cadeias geridas centralmente. Os próximos anos trarão ainda mais trabalho, mudança gradual de hábitos de consumo, mas também um aumento significativo na importância das tecnologias modernas. Nós não vamos parar a nossa missão neste momento. Acredito nas lojas independentes, acrescenta Luís Amaral.


O Eurocash Group é a maior empresa polaca a atuar na distribuição por grosso de produtos alimentícios e suporte de marketing para empresários polacos independentes que realizam operações de retalho. As redes de franquias e parceiros apoiadas pela Eurocash associam mais de 14.000 lojas independentes que operam sob as marcas ABC, Groszek, Delikatesy Centrum, Lewiatan, Euro Sklep ou Gama.

Notícias relacionadas

Maio 07 2019
O Professor Ilídio Barreto, da CATÓLICA-LISBON, acaba de aceitar o convite para integrar o Editorial Review Board de uma das mais prestigiadas publicações científicas em Management, o Academy of Management Journal (AMJ). O AMJ é uma publicação da Academy...
Mar 26 2019
A CATÓLICA-LISBON teve o prazer de receber, na semana passada, um encontro sem precedente em Portugal entre os investigadores que se focam em comportamento do consumidor na área da alimentação. Organizado pela investigadora Ana Isabel Costa, com apoio do...

Próximos eventos

10
Jul
18:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
22
Jul
19:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal