Passámos por um ano particularmente desafiante em termos de sustentabilidade. A volatilidade das relações internacionais, os desafios regulatórios e a polarização social colocaram muitos desafios à construção de uma prosperidade a longo prazo. Para enfrentar esses desafios, precisamos, mais do que nunca, de clarificar o nosso pensamento e rever os nossos conhecimentos existentes para tomar as melhores decisões para o nosso futuro. À medida que nos aproximamos do verão, é hora de fazer uma pausa e refletir, já que estamos a meio do ano.

O verão é frequentemente sinónimo de tempo para descansar, e é bem merecido, porque a primeira metade do ano é (quase) sempre intensa. Além do descanso, também temos mais tempo livre. Adoro passar parte desse tempo a refletir e a ler. Esse tempo, que muitas vezes é escasso na rotina acelerada dos dias de hoje, é tão necessário para a transformação rumo a um mundo mais justo e equilibrado. Existem ótimos parceiros para a reflexão. Um dos meus favoritos durante esse período são os livros. Além de nos ajudar a aprofundar o pensamento, eles são importantes para compreender múltiplos pontos de vista, o que necessariamente leva a reflexões mais interessantes e amplas. Ao viajar pelo mundo das ideias e do conhecimento através dos livros, podemos nos tornar pessoas, profissionais e cidadãos melhores, enquanto exploramos uma variedade de tópicos. Sejam romances ou livros mais técnicos, sempre podemos obter insights sobre as várias esferas de nossas vidas. No meu caso, durante as férias, aproveito sempre a oportunidade para pôr a leitura em dia. Considero-me um leitor ávido, mas aproveito sempre a oportunidade para explorar a sustentabilidade durante as minhas férias.

Parece que nunca há tempo suficiente para ler, por isso confesso que foi um exercício interessante pensar em três livros para recomendar. Naturalmente, eles não estão em ordem de preferência ou importância; aqui estão três livros que tiveram um impacto significativo em mim durante a minha aprendizagem sobre sustentabilidade corporativa: 

1. Let My People Go Surfing, de Yvon Chouinard – Escrito pelo ex-CEO da Patagonia, que partilha a persistência e a coragem necessárias para liderar uma das empresas mais responsáveis do planeta. 

2. Net Positive: How Courageous Companies Thrive by Giving More Than They Take, de Paul Polman e Andrew Winston – Este livro apresenta um modelo para ajudar os líderes a construir empresas que contribuem mais para o mundo do que recebem ou tiram dele – em outras palavras, empresas que fazem uma diferença positiva. 

3. Tickling Sharks: How We Sold Business on Sustainability, John Elkington – Neste livro incrível, John Elkington explica como uma série de pressões sociais ajudou a transformar os negócios, os mercados e, em última análise, o capitalismo.

Certamente existem muitos livros que nos mostram como e por que devemos fazer a diferença; o meu desafio é ler pelo menos um desses três. Afinal, devemos ler porque precisamos mudar, e se queremos mudar, precisamos liderar a mudança. E embora existam muitos líderes, os leitores certamente são líderes.

Tenha boas férias, aproveite o descanso e espero que tenha uma boa leitura!

Tiago Carrilho

Diretor de Conhecimento e Formação da BCSD Portugal