Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON vence Prémio científico da década atribuído pela Academy of Management

Terça, Dezembro 15, 2020 - 14:30

A Academia de Gestão (Academy of Management) anunciou que o Professor Filipe Santos, Diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics, venceu este ano do prémio da década pela Academy of Management Review, a revista científica mais prestigiada do mundo para investigação teórica em gestão, pelo seu artigo científico publicado em 2010 intitulado: “WHEN WORLDS COLLIDE: THE INTERNAL DYNAMICS OF ORGANIZATIONAL RESPONSES TO CONFLICTING INSTITUTIONAL DEMANDS”

Este prémio é atribuído anualmente ao artigo científico publicado dez anos antes na Academy of Management Review que se tenha tornado o mais citado do mundo. O artigo do Professor Filipe Santos, escrito em coautoria com a Professora Anne-Claire Pache, recebeu já mais de 1600 citações no Google Scholar.

Neste artigo, os autores explicam como as organizações modernas se confrontam com um contexto institucional cada vez mais complexo de forças de pressão que as empurram em diferentes direções estratégicas. Como podem as organizações responder a pressões simultâneas para maximizar lucros, responder aos desafios ambientais e societais, respeitar normas profissionais, proteger dados pessoais, promover modelos de inovação aberta, entre muitos outros? Este desafio é particularmente importante para entidades de natureza híbrida, como empresas públicas, empresas privadas que atuam em setores regulados, organizações sociais que atuam no mercado, ou hospitais privados que fornecem um bem de interesse público e estão sujeitas a fortes normas profissionais.

O artigo argumenta que a resposta estratégica de cada organização irá depender da própria dinâmica interna destas forças de pressão, podendo levar a situações de intenso conflito e mesmo dissolução da organização. Os autores desenvolvem um modelo que permite prever qual a resposta estratégica e impacto na organização dependendo da sua situação específica. Este artigo tornou-se uma das referências centrais na investigação em gestão ligada a temas de complexidade institucional e organizações híbridas.

A investigação científica do Professor Filipe Santos nos temas do empreendedorismo e inovação social já recebeu mais de 9600 citações (Google scholar) e ele é o único investigador Português em Economia e Gestão presente na lista de 2019 de High Impact Researchers, que premeia os investigadores com mais impacto no mundo.

A anúncio dos prémios de 2020 da Academy of Management encontra-se neste link: 2020 Publication Awards (aom.org)