António Horta Osório, alumnus da CATÓLICA-LISBON, realizou uma doação, em seu nome, da sua mulher Ana e dos filhos Maria, Margarida e Pedro, à sua Alma Mater para o novo Campus Veritati.
António Horta Osório é graduado em Gestão pela Católica Lisbon School of Business & Economics em 1986. Também lecionou na CATÓLICA-LISBON durante mais de uma década e é considerado o melhor gestor português da atualidade, tendo tido uma carreira global de enorme sucesso no setor financeiro. Foi, ainda, o primeiro alumnus a ser galardoado com um Doutoramento Honoris Causa pela universidade, em 2022.
Esta doação familiar, num total de 1,5 milhões de euros, é fruto de uma forte e longa ligação à sua Alma Mater, pela qual tem um profundo carinho e gratidão e engloba não só um Auditório no novo Campus com o nome de Ana e António Horta Osório, como também a inserção de uma Cátedra sobre Saúde Mental e a criação de um prémio anual para o melhor aluno da licenciatura em Gestão.
António Horta Osório refere: “A Universidade Católica foi onde iniciei o meu percurso académico e profissional, e onde criei laços de amizade e de conhecimento que me acompanharam ao longo de toda a vida. Esta doação, feita com a minha família e que resulta do desafio lançado pela Sra. Reitora, Isabel Capeloa Gil, por quem tenho grande estima e confiança, é uma forma de retribuir o que recebi e de contribuir para que continue a formar as próximas gerações com a mesma excelência e os mesmos valores e espírito universitário que tanto me influenciaram.”
A Reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, destaca a relevância desta doação para a consolidação da missão da Católica: “Este gesto da Família Horta Osório constitui um contributo decisivo para o crescimento sustentável e inovador da nossa Universidade, reforçando o compromisso da UCP em formar líderes responsáveis, com impacto positivo na sociedade”, sublinha a Reitora.
Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, realça o legado de talento dos graduados da Escola: ”A CATÓLICA-LISBON desde a sua criação tem formado gerações de talentosos gestores que são cidadãos empenhados na criação de valor para a sociedade. António Horta Osório é um exemplo extraordinário desse talento e competência com impacto positivo na criação e consolidação dos maiores bancos em Portugal, Espanha e Reino Unido. É também uma referência pela forma como impulsionou o tema da Saúde Mental. A sua generosidade vai permitir à CATÓLICA-LISBON consolidar a sua posição de liderança em Portugal e no Mundo, na atração de talento e desenvolvimento de líderes empresariais”.