EDP e CATÓLICA-LISBON lançam programa de Automação de Negócio

Quarta, Março 31, 2021 - 20:44

A EDP em conjunto com a Católica Lisbon School of Business and Economics, concebeu o programa “Business Automation for the Future of Work” com o objectivo de enquadrar a discussão do futuro do trabalho no momento atual, através de uma tecnologia relacionada com inteligência e automatização de processos.

Este programa, destina-se a líderes e gestores das empresas, preocupados com o futuro do trabalho e o papel da automação nas suas organizações. O programa, que terá a duração de 25 horas, está agendado para os dias 17, 18, 24 e 25 de junho e 1 e 2 de julho e procura dar a informação necessária para que um gestor possa iniciar um processo de teste e implementação de Robotic Process Automation (RPA) na realidade da sua empresa, proporcionando elementos para a análise de soluções e tomada de decisão.

O Programa foi estruturado de modo a proporcionar os conhecimentos necessários para um gestor poder atuar de forma sólida no processo de discussão da aplicabilidade de RPA à sua organização, fazer o respectivo business case,  definir a governance adequada e saber quais os passos principais de uma implementação.

A EDP assumiu um papel de liderança no uso desta tecnologia e tem vindo a implementar diversas soluções de inteligência de processos em algumas áreas de negócio, tanto de RPA como Process Mining. A automação do negócio na EDP está a realizar-se em diferentes tipologias de processos que se relacionam com operações do ciclo comercial, atividades relacionadas com a gestão de ativos e redes, geração de energia ou mesmo para funções corporativas

De acordo com o Prof. João Ribeiro da Costa, Head of Digital Transformation na CATÓLICA-LISBON e um dos diretores do programa, “A discussão do futuro do trabalho tem estado na ribalta, em larga medida associada a previsões catastrofistas de desemprego massificado, provocado pela chegada dos “robots” e da Inteligência Artificial. Constata-se que estas análises não tocam nos pontos essenciais nem identificam pontos de acção que possam ajudar os dirigentes das organizações a olhar para o tema de forma construtiva. Este programa pretende clarificar algumas medidas relacionadas com a Automação do Negócio”.

No dia 7 de abril realiza-se o webinar de lançamento do programa - “Business Automation for the Future of Work: casos de sucesso em Portugal” -  promovido pela Catolica Lisbon School of Business and Economics. Moderado pelos coordenadores do programa, João Ribeiro da Costa e Ricardo Henriques, o webinar conta com a participação de Emídia Martins da Solvay e José Vera da José de Mello Saúde.

As inscrições para o programa podem ser feitas aqui.