Esta semana, o Centro para Negócios e Liderança Responsáveis publicou o seu Relatório Anual de Atividades. Pode encontrar uma visão geral das nossas atividades e do impacto criado em 2024/2025 AQUI

Em vez de usar esta comunicação semanal para relatar o que temos feito (algo que pode explorar rapidamente percorrendo o nosso Relatório Anual), optei por envolver a nossa comunidade de líderes, estudantes, empresas e parceiros — para que pudéssemos ouvir diretamente deles como acreditam que o CRBL impactou as suas jornadas profissionais. Dar-lhes voz não só é mais autêntico, como também valioso para avaliar o nosso impacto real e melhorar continuamente o serviço que oferecemos aos estudantes e empresas que pretendemos apoiar através do conhecimento que geramos.

Falámos com Matilde Marques, aluna do mestrado dos cursos «ODS como Estratégia Empresarial» e «Empresa Responsável», que também colaborou com o Centro; Tiago Carrilho (Diretor de Conhecimento e Formação do BCSD Portugal); José da Silva Almeida (Sustentabilidade (ESG) e Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade na Mota Engil); Rita Seabra (responsável pela formação e capacitação de PME no IAPMEI); e Adriana Ferreira (Diretora de Qualidade, Ambiente e Segurança na Eco-oil – uma PME que faz parte do nosso Observatório dos ODS).

Temos o prazer de partilhar cinco conclusões principais que emergiram das suas reflexões:

1. O Centro ajudou-os a ter um melhor desempenho nas suas funções profissionais, atuando como uma ponte entre a teoria académica e a prática empresarial no mundo real.

2. O seu envolvimento com o CRBL foi transformador. Eles relatam ter obtido uma compreensão mais estratégica, pragmática e atualizada da sustentabilidade, ao acederem a ferramentas para agir de forma mais eficaz nas suas funções de sustentabilidade e liderança.

3. Agora compreendem a sustentabilidade como uma questão central — não uma preocupação periférica, mas uma estratégia empresarial fundamental, vital tanto para as organizações como para a sociedade.

4. O CRBL inspirou-os com um sentido de propósito, ao mesmo tempo que alargou as suas perspetivas sobre questões como a saúde mental, o envolvimento das partes interessadas e o ESG, motivando-os a contribuir de forma mais significativa para os seus negócios e para a sociedade.

5. Eles veem o CRBL como um parceiro estratégico e de confiança, valorizando particularmente os insights fornecidos por iniciativas como o Observatório dos ODS para informar serviços, políticas e tomadas de decisão ESG.

Estamos felizes em concluir que estamos cumprindo a nossa missão de servir os nossos stakeholders, produzindo conhecimento útil que inspira as suas ações.  Esta é uma forte motivação para fazer mais, fazer melhor e continuar a inovar para servir as nossas empresas e estudantes, para que possam servir melhor a nossa sociedade e explorar todo o seu potencial. Como sempre, estamos abertos a fortalecer as nossas colaborações para aumentar este impacto, por isso, se tiver boas ideias que possamos concretizar juntos, sinta-se à vontade para utilizar as capacidades do nosso Centro para o fazer.

Nota final:
Embora agosto seja tradicionalmente um mês mais calmo, vamos manter as coisas ativas e envolventes com uma série de newsletters leves, mas significativas. Começaremos com uma edição especial sobre recomendações de livros para inspirar a sua leitura nas férias. Depois, ao longo do mês, lançaremos uma série de quatro boletins informativos com um diagnóstico divertido, mas instigante, dos perfis dos nossos leitores — para testar, em modo praia total, o quanto você está preparado para agir como um líder responsável no mundo complexo de hoje.

Fique ligado e tenha uma semana ótima e impactante!

Filipa Pires de Almeida

Diretora Executiva do Centro de Negócios e Liderança Responsáveis

 

Um agradecimento especial aos colaboradores desta newsletter:

Matilde Marques, estudante de mestrado na CATÓLICA-LISBON

Como estudante, o CRBL desempenhou um papel transformador na minha educação, proporcionando uma ponte concreta entre o conhecimento académico e o mundo empresarial. Através da participação em entrevistas com líderes de diferentes setores, benchmarking nacional e internacional de programas executivos e contribuições para projetos reais, ganhei uma perspetiva mais estratégica, crítica e atualizada sobre os desafios e oportunidades da transição sustentável. Esta experiência reforçou, sem dúvida, a minha motivação para contribuir ativamente para um futuro mais responsável nos negócios.

José Silva Almeida, Mota Engil

O CRBL desempenhou um papel transformador na minha jornada. Através das iniciativas que partilhámos e dos eventos em que participei, desenvolvi uma nova forma de olhar para questões que antes me pareciam abstratas — tais como o propósito de uma organização, a saúde mental ou os desafios da sustentabilidade. Comecei a abordá-las não só com uma perspetiva mais pragmática, alinhada com a realidade empresarial, mas também ganhei a capacidade de conceber e comunicar a estratégia a várias partes interessadas de forma mais clara e eficaz. Tem sido uma jornada exigente, mas profundamente gratificante, e o CRBL tem sido, sem dúvida, um dos seus maiores catalisadores.

Adriana Ferreira, Eco-oil

O CRBL contribuiu ativamente para o desenvolvimento da minha função, particularmente na área da sustentabilidade. A abordagem analítica construtiva que promove permite-nos melhorar e integrar uma ampla gama de informações de forma mais estruturada, adaptada às exigências do mercado. Na minha opinião, o CRBL tem um impacto muito positivo no desenvolvimento de temas relacionados com a sustentabilidade!

Tiago Carrilho, BCSD Portugal

Conheci o CRBL durante uma sessão de formação ministrada pelo Professor Nuno Moreira da Cruz. Não só foi inspirador, como também me deixou com a certeza de que a sustentabilidade não é uma estratégia — é a estratégia. Desde então, tenho acompanhado e participado ativamente nas atividades do Centro, que servem como fonte de informação sólida e baseada na ciência, inspiração e, acima de tudo, prova de que é possível fazer mais e fazer de forma diferente. Como profissional de sustentabilidade, considero o CRBL um interveniente fundamental na transformação de que a economia necessita para um mundo mais justo e equilibrado — para as empresas, a sociedade e o planeta. Dado o impacto significativo do Centro, gostaria de agradecer a toda a equipa pelo seu excelente trabalho.

Rita Seabra, IAPMEI

A nossa primeira parceria com o Center for Responsible Business & Leadership foi no âmbito do Observatório dos ODS. Outras seguiram-se naturalmente. Mas o Observatório dos ODS continua a ser uma ferramenta fundamental para o IAPMEI compreender a evolução da sustentabilidade nas empresas e fornece informações valiosas para ajustar os serviços relacionados com ESG.