A Católica Lisbon School of Business & Economics tem um novo Clube de Alunos que pretende criar impacto no mundo do Luxo e da Moda. O Luxury and Fashion Business Club foi criado com o objetivo de se tornar um ponto de referência para os profissionais e entusiastas das áreas do Luxo e da Moda e começou a sua atividade em grande: com um evento de lançamento!

O evento de lançamento aconteceu no dia 27 de abril, entre as 18h00 e as 20h00, na Galeria de Arte Coletivo 284 e pretendeu não apenas apresentar o Clube ao mundo, como também criar impacto no setor. Para isso, o Clube organizou uma mesa-redonda, que discutiu o tema da indústria da Moda e do Luxo em Portugal, nomeadamente o “Status Quo da Moda e do Luxo em Portugal”. 

“O evento foi um sucesso, tendo tido a adesão de inúmeras marcas e figuras de relevo, que acreditam neste projeto. Na mesa redonda discutimos qual é a realidade da indústria da moda e do luxo em Portugal, e para onde caminha. Tivemos a oportunidade de ouvir o caso de sucesso no nosso mercado, do grupo Amorim Luxury e da Fashion Clinic, e perceber parte da sua estratégia. A Laurel fechou o debate sublinhando a importância da inclusão dos jovens nas cadeias de valor nacionais, por forma a torná-las sustentáveis a longo prazo, replicando o Saber-Fazer Português por gerações vindouras.” – Mariana Barroso, Co-Presidente.

Quatro mentores deste novo Clube participaram nesta discussão:

  • Francisco Carvalheira, Secretário Geral da LAUREL, Associação Portuguesa de Marcas de Excelência e docente convidado do Programa Executivo de Gestão do Luxo da CATÓLICA-LISBON.
  • Mónica Seabra-Mendes, diretora de dois Programas Executivos dedicados ao tema da Gestão do Luxo e Fundadora-Sócia da AFFLUENCIAL, uma plataforma de investigação e consultoria relacionada com o luxo.
  • Ricardo Preto, Director Criativo da Amorim Luxury Group, em três áreas-chave: alimentação, moda e hotelaria, onde trabalha com o foque da internacionalização.
  • Maria Pimentel, Consultora da Fashion Clinic, Gucci e Dolce&Gabbana no Grupo Amorim Luxury há mais de oito anos. Atualmente, também presta serviços de consultoria de luxo sob o seu próprio nome.
     

O evento contou ainda com presença de parceiros do Luxury and Fashion Business Club, como Clarins, Castelbel, Moda Lisboa ou Portugal Fashion e profissionais relevantes nas indústrias de Moda e Luxo em Portugal, como Chanel, L'Oréal, Hermès, Versace, Boutique dos Relógios Plus, Vista Alegre, Dior, Vogue Portugal, Ritz, Loewe, Estée Lauder ou Porsche.

“Amanhã, visionamos fazer parte das empresas, marcas e esferas de influências que hoje convidamos para os nossos eventos e com quem desenvolvemos parcerias e inúmeros projetos conjuntos. Acreditamos que é ainda na Academia que devemos iniciar a relação com o mercado, de forma a conhecê-lo previamente, bem como aos seus recrutadores chave.” - Martim Villa-Nova, Co-Presidente.

Mas, afinal, porque criar um Clube sobre Moda e Luxo?

O Luxury and Fashion Business Club, o mais recente clube de estudantes da Católica Lisbon School of Business and Economics, tem como objetivo criar uma ponte entre o mundo académico e as indústrias da Moda e do Luxo.

De forma a promover o conhecimento da indústria e impulsionar a carreira de futuros profissionais de excelência na área, o Clube quer desenvolver várias atividade que passam pela escrita de conteúdos informativos, realização de masterclasses, promoção de momentos de networking e estabelecimento de parcerias e mentorias com empresas prestigiadas, recrutadores e pessoas chave de cada subindústria de Luxo e Moda.

Segundo os fundadores do Clube, Mariana Barroso e Martim Villa-Nova, esta é uma indústria que está em contante crescimento, sendo também um tópico facilmente transportado para um tema bastante pertinente e atual, com elevado relevo na sociedade em geral e na missão da CATÓLICA-LISBON em particular: a sustentabilidade do setor e seu enquadramento nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nos últimos tempos, temos assistido a várias preocupações e debates que dizem respeito à sustentabilidade do negócio da Moda e do Luxo – e o seu exponencial crescimento – pretendendo o clube adotar uma visão mais holística sobre o campo da sustentabilidade no setor. Posto isto, segundo os alunos, tem havido uma grande procura por parte das empresas em melhorar a sua política de sustentabilidade, procurando recorrentemente os alunos para as ajudar nesta jornada.

Assim, a crescente demanda e procura por profissionais qualificados para trabalhar nestas indústrias, numa perspetiva de melhoramento da sua ação para com o planeta, foi um dos fatores chave que influenciou a criação deste Clube.  Assim, a sua ação acaba também por criar a oportunidade de trazer profissionais e stakeholders da área para o Campus da CATÓLICA-LISBON, numa perspetiva de criação de novas parcerias com impacto.

Para além do desejo de crescimento e enriquecimento da CATÓLICA-LISBON com a criação de parcerias de diferentes áreas de atuação, os jovens pretendem ainda trazer para a comunidade mais informação e conhecimento sobre o setor, dando também a conhecer as suas muitas oportunidades de carreira, para que as pessoas possam tomar decisões mais informadas sobre o seu futuro e sobre o que querem para a sua vida profissional.

Segundos os fundadores, “o potencial contínuo de Portugal para se tornar no próximo Centro de Moda, devido à sua vasta indústria têxtil, artesanato qualificado, cumprimento rigoroso da lei laboral e relações estreitas com os principais atores da moda e do luxo” são fatores fulcrais que também levaram à criação deste Clube.

Gostavas de fazer parte deste clube e conhecer mais a indústria da Moda e do Luxo em Portugal? Podes entrar em contacto com o Luxury and Fashion Business Club através deste email: luxuryandfashionbusinessclub@gmail.com.

Instagram: @luxuryandfashionbusinessclub