No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a CATÓLICA-LISBON realizou mais uma iniciativa do programa We@CATÓLICA-LISBON, no passado dia 10 de março. Este programa, totalmente gratuito, teve como objetivo apoiar o empreendedorismo no feminino e consistiu na realização de diversos workshops cujo propósito foi dotar as mulheres empreendedoras das ferramentas necessárias para o sucesso do seu negócio. Marcaram presença na edição de 2023 perto de 200 mulheres.

A abrir o evento, Filipe Santos, DEAN da CATÓLICA-LISBON, começa por enaltecer este dia onde o foco está no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo no feminino. “As mulheres são seres poderosos, capazes de mudar o mundo”. Filipe Santos, explicou a sua visão sobre o que é ser uma pessoa empreendedora: “é aquela que olha à sua volta, vê um problema e tenta arranjar uma forma de o resolver. E sabemos que as mulheres têm características, como a empatia, que são competências certas e assertivas para este tipo de iniciativas”.

O Dean da CATÓLICA-LISBON deixou ainda uma mensagem encorajadora e desafiante a todos os empreendedores: “encontrem a vossa paixão, saibam e conheçam as vossas aptidões e apliquem-nas numa solução que resolva algum problema da sociedade ou que nem a sociedade nem a política pública está a conseguir dar resposta”. Filipe Santos reforça ainda que “se vocês enquadrarem a vossa empresa num propósito que responda a uma necessidade da sociedade, vão criar mais lealdade, valor e confiança para o vosso negócio”.

Como, e porquê, surgiu esta iniciativa?

Rute Xavier, Diretora Executiva do Centro de Estudos Aplicados, e responsável pela We@CATÓLICA-LISBON explica que estas iniciativas são importantes porque “começámos a perceber que o empreendedorismo no masculino é muito mais facilmente enquadrado em aceleradores ou em outras unidades de capacitação que existem. Os empreendedores têm mais acesso a financiamento, formações, networking e percebemos que as mulheres têm mais dificuldade em ter acesso às mesmas ferramentas, têm mais dificuldade em disponibilizar alguma parte do seu orçamento familiar para investir num curso ou formação que lhes dê esta capacitação e ferramentas para lançarem os seus próprios negócios que, muitas vezes, nem é só o próprio negócio, mas o seu próprio emprego. E, portanto, acabavam por criar o seu negócio um bocado na base da bondade e do bom senso. Quisemos alterar isso. Esta é também uma forma da Universidade retribuir à sociedade, com base nos seus valores”.

Durante o dia, os participantes tiveram a oportunidade de se inscrever nos Workshops cujos temas mais lhes interessavam, de acordo com os tópicos que mais gostariam de desenvolver:

Como desenvolver um plano de negócios, pela professora Rute Xavier
Como fazer a gestão financeira do seu negócio, palestrado por Hugo Rosa Ferreira, do Doutor Finanças
Como gerir uma negociação, pelo professor Ricardo Reis
Como comunicar o seu negócio, por Alexandra Abreu
Como é que as redes sociais podem alavancar o seu negócio, por André Alves
Como usar indicadores de gestão para gerir o seu negócio, por Karen Frisch
I’m Remarkable (Google), por Cristina Almeida.

Para Alexandra Abreu, Diretora de comunicação da CATÓLICA-LISBON e fundadora da Agência de Comunicação Think PR, “estas iniciativas são uma forma muito bonita da Universidade Católica ajudar e servir a sociedade. Faz parte do seu ADN. Assim, e porque ainda há muita desigualdade entre géneros em Portugal, esta iniciativa destina-se a todas as mulheres que acabam de lançar ou estejam a pensar lançar o seu negócio. Ficamos muito satisfeitos pela enorme adesão que a iniciativa teve e esperamos ter contribuído para ajudar estas empreendedoras”.

Já Catarina Tomé, participante no evento afirma que estes Workshops foram muito importantes porque “precisava de voltar a ter algumas noções do mercado e ter este tipo de sinergias, voltar a ver pessoas que querem fazer acontecer. Estes Workshops são muito importantes, para já, para percebermos que somos capazes e olhar ao nosso redor e vermos pessoas mais velhas, mais novas, e perceber que há sempre tempo para nos reiniciarmos, perder o medo do risco. E acho que por vezes, sozinhas, acabamos por nos dispersar e perder em tanta informação que existe”.

Cátia Lobato da Costa, não tem um negócio próprio, mas é algo no qual já está a trabalhar. Neste momento, está a diversificar a sua área de atuação profissional, da banca para uma parte mais neurolinguística e “vim a estes Workshops precisamente para tentar perceber de que forma posso tentar criar a minha marca”. Fez o Workshop de ‘Técnicas de Negociação’ porque, acredita, “é um ponto que eu não tenho muito no meu dia a dia e sei que negociar é uma arte, mas também é uma arte que se aprende. Por isso, nessa medida, foi interessante porque há aqui conceitos que eu não tinha claros e foi bom para abrir um bocadinho esse leque.”

Vanídia Mendes é estilista, criadora de moda e gerente da sua própria marca, onde faz confeção de roupa por medida. “Acho estes Workshops de extrema importância porque nós estamos muitas vezes focadas na nossa área de atuação, no meu caso sou considerada uma artesã, porque trabalho com as minhas mãos, mas depois negligenciamos esta parte da gestão do negócio, das finanças e vemo-nos agarrados a uma situação que poderia ter sido evitada se tivesses cuidado dessa base do negócio, que é para tudo funcionar muito bem. A questão do acesso é muito importante, porque por vezes não temos capacidade financeira para pagar estas formações, aulas, cursos e para mim isto foi uma aula aberta, de partilha. E a forma como fomos tratadas e como pudemos falar abertamente acaba por gerar interesse na própria Católica e achei muito útil e vou utilizar estas dicas para a vida, sem dúvida”.

Quando questionada sobre a importância de este ser um dia especialmente pensado para as mulheres, Vanídia acrescentou ainda que a grande questão “é a valorização, validar que nós temos lugar, nós temos uma voz, temos algo a oferecer e acrescentar, independentemente de sermos mulheres, nós conseguimos também ser mulheres de negócios, mulheres que criam, mulheres que agregam, portanto foi muito importante este dia”, refletiu.

Hugo Ferreira, Sócio do Doutor Finanças e Membro da Direção - responsável pela área das empresas-, confirmou que “estas iniciativas são muito importantes porque nós temos empreendedoras fantásticas espalhadas por este país, que vivem diariamente com um enorme constrangimento de tempo e que não conseguem dedicar-se a olhar para o seu negócio e a ver se ele é ou não sustentável ou como é que ele pode crescer, porque muitas vezes lhes faltam ferramentas. E, portanto, acho que este tipo de iniciativas da Católica são deveras importantes, precisamente para nós tentarmos, de uma maneira muito simples e com uma visão prática, passarmos algumas ferramentas e algumas dicas que de facto podem fazer a diferença no modo como os nossos empreendedores olham para os seus negócios, como os analisam e também, assim, como conseguem identificar caminhos para assegurar a sua sustentabilidade financeira”.

Em forma de agradecimento, Hugo Ferreira felicitou a Católica por este tipo de iniciativas, considerando-as fundamentais “porque temos de continuar a quebrar as barreiras que dividem os homens das mulheres, as barreiras do acesso às empresas, ao empreendedorismo, a barreira ao sucesso e da realização profissional. Nós temos de continuar a quebrar tudo isto e se forem precisas medidas afirmativas como, por exemplo, quotas ou eventos dedicados às mulheres, isso é mais do que natural: é necessário”, esclarece a sua posição.

Durante todo o dia, a partilha de conhecimentos não apenas entre os formadores como também entre as inscritas foi notável. Com plena consciência de que o conhecimento nasce muito pela partilha de experiências, boas práticas e conselhos, estas mulheres acabaram o dia a trocar contactos, partilhar ferramentas umas com as outras, identificar dificuldades e criar uma sinergia única que se fez sentir em todos os feedbacks que a CATÓLICA-LISBON foi recolhendo, ao longo do evento.