CATÓLICA-LISBON recebe primeira Mesa Redonda sobre o Comportamento de Consumo Alimentar

Terça, Março 26, 2019 - 10:03

A CATÓLICA-LISBON teve o prazer de receber, na semana passada, um encontro sem precedente em Portugal entre os investigadores que se focam em comportamento do consumidor na área da alimentação. Organizado pela investigadora Ana Isabel Costa, com apoio do núcleo de investigação da CATÓLICA-LISBON, o CUBE, o encontro juntou investigadores de instituições de todo o país para partilharem o seu trabalho em temas relacionados com a alimentação e o comportamento do consumidor, nos campos do marketing, psicologia, ciência alimentar, nutrição, sociologia, e outros campos.  

Investigadores de instituições incluindo o ISCTE, o ICS da Universidade de Lisboa, a FCNA da Universidade do Porto, o ICAM em Évora, e da FCH e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, assim como da empresa SenseTest, juntaram-se na quinta-feira, 21 de março, na CATÓLICA-LISBON, para apresentar e discutir o seu trabalho com os colegas.

Ana Isabel Costa, que organizou o encontro, vê a iniciativa como uma oportunidade para conhecer outras pessoas que trabalham no mesmo amplo campo, e eventualmente explorar estas ligações para criar sinergias com projetos conjuntos. À medida que o financiamento para este tipo de trabalho se torna cada vez mais competitivo, em especial a nível internacional, um encontro para apresentar diferentes tipos de trabalho que se têm feito separadamente em Portugal neste campo pode ajudar a criar novas configurações e equipas para projetos que requeiram mais recursos e mão-de-obra.

A nível europeu, um pequeno conjunto de grupos de investigação dedicados ao comportamento do consumidor na área alimentar tem dominado os concursos de financiamento há anos. “É difícil entrar neste campeonato”, disse Ana Costa aos colegas na abertura do evento. “Mas eu gostava que entrássemos, enquanto país”.

Dezasseis investigadores, dos 22 participantes, fizeram apresentações sobre as suas investigações recentes, e sobre os seus objetivos e perguntas de investigação, levando a debates animados que levantaram novas questões e caminhos a explorar.

As investigadoras do CUBE Ana Isabel Costa e Cláudia Simão deram apresentações sobre o seu trabalho, e Rita Coelho do Vale apresentou o trabalho feito em comportamento do consumidor no CUBE e os recursos que oferece, incluindo os dos laboratórios LERNE e PEO.  O encontro também contou com uma apresentação de Daniela Guerra, membro da equipa de gestão do CUBE, que falou sobre oportunidades de financiamento nesta área de investigação.

Os participantes já planeiam voltar a encontrar-se para mais duas reuniões em 2019 com os mesmos temas, esperando continuar a desenvolver as estratégias desta mesa redonda para explorar caminhos de investigação e colaboração.

Notícias relacionadas

Out 22 2019
O Prémio “The Sandy Slaughter Early Career Award” atribuído pela Informs – Information Systems Society do Institute for Operations Research and Management Sciences foi entregue no dia 20 de outubro, na Informs Annual Meeting em Seattle, nos Estados...
Out 09 2019
A Professora Isabel Horta Correia, da CATÓLICA-LISBON foi citada num artigo de Kenneth Rogoff, que foi economista-chefe do FMI e é actualmente Professor de Economia e Políticas Públicas na Universidade de Harvard, artigo este divulgado de seguida, no...

Próximos eventos

28
Out
11:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
30
Out
17:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal