CATÓLICA-LISBON fecha parceria com o Prémio Nobel da Paz Muhammad Yunus para a criação do Yunus Social Business Centre

Terça, Fevereiro 11, 2020 - 18:08
  • A parceria foi assinada entre a Católica Lisbon School of Business & Economics e o Yunus Centre Dhaka e prevê a constituição do YSBC (Yunus Social Business Centre) liderado pela CATÓLICA-LISBON.
  • O principal objetivo do YSBC da CATÓLICA-LISBON é trabalhar para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo, através da implementação do conceito de Social Business.
  • Muhammad Yunus, economista e Prémio Nobel da Paz é internacionalmente reconhecido pelo seu sistema de microcrédito e pela promoção do conceito de negócios sociais (social business), que são negócios simultaneamente viáveis economicamente e orientados para o impacto social, ao serviço das populações e comunidades mais desfavorecidas.

A Católica Lisbon School of Business & Economics assinou uma parceria com o Yunus Centre Dhaka. Esta parceria prevê a constituição do YSBC (Yunus Social Business Centre) da CATÓLICA-LISBON, cujo principal objetivo é o de trabalhar na resolução de problemas sociais e ambientais através da implementação do conceito de Social Business.

De acordo com Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON e responsável pela Cátedra em Empreendedorismo Social “esta parceria com o Yunus Centre está alinhada com o sentido de propósito que perseguimos na nossa instituição, assente em três ideias essenciais: conhecimento; aprendizagem e impacto. As escolas de negócio têm a responsabilidade de promover conhecimento que se possa materializar em instrumentos positivos para o progresso da sociedade; A responsabilidade de treinar líderes éticos e responsáveis, capazes de fazer o melhor uso dos recursos e talentos que eles têm disponíveis e a responsabilidade de concentrar os seus ativos de conhecimento e talento humano nas questões que mais desafiam as empresas e a sociedade».

Para Filipe Santos, “esta parceria representa mais um passo no nosso compromisso de sermos um motor na persecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e na construção de uma Economia mais orientada para o impacto, trajeto que acelerámos o ano passado com o lançamento do Center for Responsible Business & Leadership”.

A CATÓLICA-LISBON pretende com esta parceria com o Yunus Centre desenvolver conhecimento, formação e projetos inovadores na área dos negócios sociais e no trabalho para um modelo económico mais justo, inclusivo e orientado para o impacto. A concretização deste objetivo passa pela realização de programas de capacitação em Social Business e inovação social para jovens no ensino secundário, alunos universitários, empreendedores e executivos, uma aceleradora de apoio ao desenvolvimento de novos negócios sociais que ajudem a resolver os desafios da sociedade Europeia e o desenvolvimento de parcerias para o impacto intersectoriais que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

O economista e vencedor do Prémio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, é internacionalmente reconhecido pelo seu sistema revolucionário de microcrédito que ajudou milhões de pessoas a escapar da pobreza, e pela promoção do conceito de negócios sociais (social business), negócios simultaneamente viáveis economicamente e orientados para o impacto social, ao serviço das populações e comunidades mais desfavorecidas. O professor Yunus é membro do conselho do Fundação das Nações Unidas e recebeu numerosos prémios internacionais pelos seus esforços humanitários.

O Yunus Social Business Centre da CATÓLICA-LISBON, pioneiro em Portugal, será lançado publicamente no 1º semestre de 2020.