A necessidade é a mãe da invenção, já dizia o filósofo grego Platão. Foi também a necessidade, que juntamente com o espírito empreendedor, esteve na génese da Blanky, empresa que protagonizou o episódio de hoje do podcast “Negócios com Impacto”, uma parceria da CATÓLICA-LISBON com a Rádio Renascença. Fundada por Pedro Caseiro e Ricardo Parreira, a Blanky trouxe para Portugal os cobertores pesados. Uma solução para ajudar a combater a insónia e os efeitos negativos do stress.

Pedro Caseiro, com metrado em Administração de Empresas com Especialização em Finanças pela CATÓLICA-LISBON, e Ricardo Parreira, com mestrado em Estratégia e Empreendedorismo também na CATÓLICA-LISBON, já haviam equacionado lançar o seu próprio negócio. Mas foi quando Pedro Caseiro, que sentia agravarem-se os seus problemas de sono, experimentou um cobertor pesado, passando a dormir melhor, que surgiu a oportunidade. Foi assim que surgiu, em setembro de 2020, a Blanky.

Utilizados há vários anos com fins terapêuticos, nomeadamente em países nórdicos, os cobertores pesados eram, contudo, um produto novo no mercado português. Disponível em várias versões (inclusive para crianças) e com um peso variável (que pode ser de 5 a 13 kg - não deve ultrapassar 10% do peso do utilizador), o cobertor pesado promete melhorar a qualidade do sono com base no método Deep Touch Pressure, em que o peso extra relaxa o corpo, como uma massagem, acalmando o stress e a ansiedade.

“Os meus problemas com o sono vinham a agravar-se desde meados de 2017, pelo que andava à procura de uma alternativa natural para me ajudar a dormir melhor, porque não queria, aos 30 anos, começar a tomar químicos. Foi nessa altura que conheci o conceito de cobertor pesado”, conta Pedro Caseiro. Estava então em Londres e percebeu que o produto o ajudava a dormir melhor. Lançou o desafio ao Ricardo Parreira e decidiram avançar.

Foi ainda no contexto da pandemia, em setembro de 2020, após seis meses em que estiveram a trabalhar no desenvolvimento do produto – sobretudo a melhorar a confeção e a trabalhar no design –, que ambos decidiram largar os empregos e dedicar-se a tempo inteiro à Blanky. Nesse mês, iniciaram as vendas online em Portugal e em Espanha. Um ano depois expandiam-se internacionalmente e hoje são a marca número 1 de cobertores pesados a nível europeu.

Um dos grandes diferenciais da Blanky é a aposta na produção nacional, embora inicialmente os cobertores tenham começado por ser produzidos na Ásia, pois Pedro Caseiro e Ricardo Parreira não encontraram de imediato em Portugal uma empresa têxtil com capacidade para produzir este produto em escala.

Tudo mudou quando estabeleceram uma parceria com a fábrica Leiper, em Guimarães, especializada em têxteis do lar. Esta escolha não só acrescenta valor à economia local, mas também permite um controlo rigoroso sobre o processo de fabrico e um compromisso ambiental mais sólido.

Para este ano, e sob o cunho da inovação, a dupla de empreendedores está a apostar na diversificação do seu portefólio com o lançamento de um novo produto: lençóis 100% fibra de bambu, que além de macios, aliam o conforto à frescura, ideais para noites de verão.

Oiça a entrevista de Pedro Caseiro no “Negócios com Impacto” aqui.