Press News & Events

A diversidade no empreendedorismo

Segunda, Janeiro 28, 2019 - 15:54
Publicação
Dinheiro Vivo

"Dar visibilidade às empreendedoras permite inspirar as futuras gerações e aumentar o grau de diversidade nas equipas".

Nunca antes se ouviu falar tanto de empreendedorismo como nos dias de hoje. Os programas de formação, as instituições de apoio e as notícias multiplicam-se e muitos são os casos de sucesso que têm levado o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. Até no World Economic Forum, em Davos, se fala cada vez mais de empreendedorismo – de Jack Ma ao diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, que sublinhou a necessidade de um novo contrato social num mundo em transformação digital. Neste novo mundo, o empreendedorismo é o futuro!

O empreendedorismo tem as suas raízes na inovação e a inovação resulta da diferença. Como investigadora em inovação, criatividade e empreendedorismo e professora, tenho uma perspetiva única para observar e analisar a importância da diversidade. Ao longo dos últimos anos vi os alunos tornarem-se cada vez mais internacionais e empreendedores. Esta tendência de aumento da diversidade é um movimento muito positivo para o empreendedorismo.

Na minha investigação, estudei a riqueza que resulta de equipas multidisciplinares, internacionais e com diferentes perfis em todas as dimensões. Esta diversidade é também muito importante nas aceleradoras. A Startup Lisboa acolhe perfis de empreendedores com enorme diversidade, em termos de género, formação e nacionalidade. 43% dos empreendedores acelerados pela Startup Lisboa são internacionais (vindo dos EUA, da Alemanha, de França, do Brasil, do Reino Unido, entre outros); normalmente equipas de duas ou três pessoas. A diversidade de género é também muito importante: 19% dos empreendedores são empreendedoras. Esta dimensão merece mais atenção. E em termos de formação há uma mistura de perfis entre engenheiros, cientistas, gestores e outros.

Os resultados da investigação sobre criatividade e inovação defendem que a diferença e a diversidade permitem chegar a inovações disruptivas, porque cruzam várias perspetivas e pontos de vista. Por exemplo, juntar engenheiros, gestores e criativos num projeto é um desafio com grandes resultados. Na Católica Lisbon, o Center for Technological Innovation & Entrepreneursip (CTIE) quer encorajar essa diversidade que é o segredo da inovação e do empreendedorismo. E porque a diversidade de género é a menos significativa, lançámos um prémio para mulheres empreendedoras: o Women Entrepreneurship Award, com candidaturas abertas até fim de março. Dar visibilidade às empreendedoras permite inspirar as futuras gerações e aumentar o grau de diversidade nas equipas. Nestas condições de internacionalização e diversidade de perfis dos empreendedores, a inovação e o empreendedorismo são ilimitados.

 

Celine Abecassis-Moedas, Associate Professor na CATÓLICA-LISBON 

Related Press News

14/10/2019 - 10:53
Notícias ao Minuto
A Católica Lisbon School of Business...
14/10/2019 - 10:07
Jornal Económico
‘Expertise’ em gestão e engenharia de duas escolas de excelência na base de um novo programa de formação avançada. Uma parceria inovadora no conteúdo e nas instituições que envolve. O que parecia improvável aconteceu. Céline Abecassis-Moedas e Luís...

Próximos eventos

17
Out
09:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
21
Out
18:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal