No próximo dia 29 de abril, a CATÓLICA-LISBON promove a 3.ª edição do Family Business Day, um evento anual que convida à reflexão estratégica sobre os principais desafios e oportunidades das empresas familiares em Portugal.

Sob o mote “The Truth Behind Family Business: Myths vs. Facts”, o encontro decorre entre as 14h00 e as 18h00, no Auditório E&Y (3.º piso da CATÓLICA-LISBON), com entrada gratuita, mediante inscrição prévia aqui, limitada à capacidade da sala.

O evento vai reunir líderes de algumas das mais relevantes empresas familiares portuguesas, como a MEXT – Mota Engil, Casa Mendes Gonçalves, Porcel, Grupo Nabeiro e Riberalves, bem como académicos e especialistas, para uma análise crítica dos mitos e realidades que caracterizam este setor, frequentemente associado a conceitos como tradição, continuidade, proximidade, sucessão, governação, inovação e profissionalização da gestão.

O programa inclui diversas sessões que aliam investigação académica, testemunhos reais e reflexão estratégica, proporcionando uma visão aprofundada sobre os grandes temas que moldam a realidade das empresas familiares.

  • “Beyond Legacy: Tradition or Innovation?”, com a participação de Sílvia Mota (MEXT – Mota Engil), Carlos Gonçalves (Casa Mendes Gonçalves) e o Filipe Santos (Dean da CATÓLICA-LISBON)
  • “Passing the Torch: Continuity or Disruption?”, com a participação de Luísa Roque (Porcel) e João Silveira (Farmácias Silveira)
  • “Family in Power: Advantage or Trap?”, com a participação de Dinis Cunha (Grupo Nabeiro) e André Oliveira (C2Capital)
  • “The Path to Perpetuity: The Secret of Successful Family Businesses”, com a participação de Tomás Champalimaud (Grupo Manuel Champalimaud) e Ricardo Alves (Riberalves)
     

Liliana Dinis, professora da unidade curricular Mastering Family Business da CATÓLICA-LISBON e responsável por esta iniciativa, explica que “o evento visa questionar ideias pré-concebidas que habitualmente acompanham as empresas familiares, como a resistência à mudança, os conflitos intergeracionais ou a alegada vantagem competitiva. Ao reunir líderes empresariais, académicos e especialistas, o encontro propõe-se desmontar mitos e confrontar estereótipos, promovendo uma conversa franca sobre os desafios e as oportunidades reais que moldam o universo das empresas familiares”.

As inscrições para a 3ª edição do Family Business Day já se encontram abertas e podem ser feitas aqui. O evento irá decorrer em português.