Gestão Estratégica e Criação de Valor (GE)

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

11ª edição*: início a 05 de novembro de 2019

Calendário: download aqui

*Candidaturas abertas até 20 de outubro de 2019

Horário: 3ª e 5ª feiras, 14h30-18h30

Duração do programa: 48 horas

candidaturas a decorrer

O GE é um programa que visa proporcionar aos seus Participantes um conhecimento profundo e prático das teorias mais avançadas de criação de valor para contextos externos em mudança.

Criar valor é o objetivo central da Gestão. Tal objetivo representa um verdadeiro desafio para as empresas e os seus gestores num Mundo em constante mudança (isto é, com significativas e abruptas alterações nas preferências dos consumidores, nas possibilidades tecnológicas disponíveis, nas regulamentações ou nos padrões sociais e demográficos, por exemplo).

Todas as empresas, mesmo as melhores, têm de adaptar-se a esse Mundo em mudança. A história recente mostra que essa organizational adaptation é difícil, embora aliciante. Em vez das especulações fugazes (que aparecem e desaparecem tão depressa como apareceram) de pseudo-gurus, é hoje claro que os gestores podem beneficiar imenso das novas teorias de base científica desenvolvidas no domínio da Estratégia.

O GE é um programa com um formato inovador (ver Metodologia) que sintetiza o state-of-the-art da gestão estratégica, sendo baseado nos modelos e técnicas validados pela melhor investigação científica internacional (sem perder tempo com modas ou mitos) e, por outro lado, totalmente empenhado na aplicação prática e concreta dessas sólidas bases conceptuais. Grandes desenvolvimentos teóricos ocorreram nos últimos anos no domínio da Gestão Estratégica, tornando muitos modelos e frameworks tradicionais incompletos, senão mesmo obsoletos. O GE incorpora esses avanços notáveis da ciência. E fá-lo de modo verdadeiramente prático e simples, demonstrando, sessão a sessão, as implicações concretas de tais avanços através da discussão de casos empresariais notáveis e treinando os Participantes na aplicação dos conhecimentos adquiridos através de um sofisticado simulador de criação de valor.

Assim, beneficiando de um capital de experiência e de sucesso acumulado num elevado número de programas para Executivos, o GE proporciona, aula a aula, modelo a modelo, caso a caso, uma experiência única e inolvidável de aprendizagem dos novos caminhos da Gestão e da Estratégia, desde a determinação da orientação geral futura da Empresa à determinação do contributo necessário de cada área funcional da Gestão (do Marketing à Gestão de Operações, de Finanças à Gestão de Recursos Humanos) para a criação de valor. Tal experiência é vivida, em todas as sessões, de forma simultaneamente profissional e divertida

O coordenador e professor deste curso é autor de um artigo sobre dynamic capabilities, que no final de 2017 figurava no top 10 dos artigos científicos mais citados e publicados desde 2010, em todo o mundo, na área de Gestão Estratégica e acaba de ser convidado para pertencer ao editorial board da mais reputada publicação científica internacional de theory testing em Management.

Principais Benefícios

Com o GE pode desenvolver

• uma visão avançada, integrada e de topo da gestão;
  • um conhecimento profundo do processo de criação de valor das empresas;
  • uma capacidade de identificação das oportunidades de negócio;
  • um conhecimento moderno do processo de adaptação da empresa ao contexto em mudança (organizational adaptation)
  • uma capacidade de identificação das decisões verdadeiramente estratégicas
  • uma capacidade de integração das diversas áreas funcionais da Gestão na tomada de decisão;
  • as capacidades de persuasão, partilha de ideias e tomada de decisão em grupo.

Metodologia

O programa Gestão Estratégica e Criação de Valor visa desenvolver capacidades avançadas de criação de valor através de um formato totalmente inovador, intercalando sessões de tipo tradicional (exposição teórica, exercícios de aplicação, estudo de casos) com sessões envolvendo um sofisticado simulador de criação de valor (permitindo aos participantes a oportunidade imediata de aplicação dos conhecimentos adquiridos). O desejável equilíbrio entre teoria e prática é assegurado pela afetação de cerca de metade da duração do programa às atividades de treino desenvolvidas com o simulador, permitindo-se, assim, aos Participantes a consolidação das competências de forma sólida e (como tem sido sempre referido nas edições passadas) divertida. Todos os casos utilizados são relativos a empresas de grande notoriedade internacional e de enorme relevância atual, incluindo situações de sucesso e de fracasso.

O State-of-the-Art da Gestão Estratégica

Ilídio Barreto, Diretor do Programa, apresenta alguns insights sobre Dynamic Capabilities:

Pedro Seabra

Presidente, CB Richard Ellis
Gestão Estratégica e Criação de Valor
"Este curso (...) sedimenta princípios e abre horizontes (...)"

Eventos relacionados

Lisboa1649-023