Há eventos que permanecem na memória não apenas pelo ambiente festivo, mas pela experiência única e singular que proporcionam. O Barbecue, evento organizado pela Associação de Estudantes da CATÓLICA-LISBON, é um exemplo marcante disso. Mais do que um simples convívio de amigos, este evento tornou-se uma tradição e um marco na experiência universitária que, ao longo dos anos, cresceu e atingiu uma importância inigualável.

Remontando às suas origens, o Barbecue começou de forma humilde há cerca de 10 anos. “Inicialmente, este evento contava apenas com a presença de 60, máximo 70, pessoas. Tinha um ambiente mais descontraído e de convívio para apenas alunos da faculdade”, lembra Miguel Tavares, presidente da Associação de Estudantes. Contudo, o evento tem vindo a evoluir para algo grandioso, atingindo mais de 3000 participantes na sua última edição, a 4 de maio de 2023. "O Barbecue tornou-se então um evento, não só para alunos da faculdade, mas para toda a cidade de Lisboa e arredores", afirma Miguel.

Contudo, como é de esperar, organizar um evento deste calibre não é tarefa fácil. Para além dos desafios financeiros e burocráticos, que levou a Associação de Estudantes a pensar estrategicamente em branding, divulgação e procura de parceiros, um dos maiores desafios passa pela “questão da comunicação e de como ir ao encontro do nosso público-alvo de várias maneiras diferentes”, aponta Miguel. Mesmo assim, são palpáveis o empenho e a dedicação destes estudantes. “Somos um grupo muito grande de pessoas que pensa minuciosamente em cada detalhe. O contributo de cada membro é essencial para que tudo corra nas melhores condições. É um trabalho conjunto.”, destaca.

Para além do trabalho notável da Associação de Estudantes, outra chave para o sucesso continuado do Barbecue são as tradições que se mantêm firmes ao longo dos anos. “Todas as edições, quando toca a música ‘Pira nos Caipira’, lançamos chapéus às pessoas. Experimentámos uma vez e foi um sucesso tão grande que agora já faz parte da dinâmica do evento. Assim como a tradição do espumante. É ao som de ‘Banho de chuva’ que abrimos espumantes para toda a gente.”, enfatiza Miguel. Estas são essencialmente as duas dinâmicas que são para ficar e fazem parte da narrativa histórica deste evento. Da mesma maneira, reforçam a singularidade e distinção do Barbecue entre outros encontros estudantis. “O Barbecue é um evento único, não há outro igual em Lisboa e sinto-me verdadeiramente realizado quando ouço alguém afirmar “já fui muito feliz no Barbecue da CATÓLICA-LISBON”, afirma Miguel com orgulho. Esta satisfação reflete o compromisso e o trabalho apaixonado da Associação de Estudantes, que se dedica incansavelmente para que cada edição seja um sucesso.

À medida que a noite se aproxima, os corações dos estudantes palpitam de antecipação. O Barbecue da CATÓLICA-LISBON não é apenas um evento, mas um ritual que celebra a união entre as diferentes gerações académicas. Cada edição não só honra tradições passadas, mas também cria novas memórias, continuando a enriquecer a história da vida universitária. Miguel, refletindo o sentimento coletivo, ressalta: "Estes são os melhores anos das nossas vidas". Com confiança e expectativa, deixa ainda uma promessa “o Barbecue desta noite não só promete, como também será inesquecível!”. Portanto, para todos os que se juntam hoje, para mais uma edição de Barbecue, aproveitem cada momento, pois, sem dúvida, será uma noite para recordar.