Press News & Events

Católica revê crescimento em alta para 3,7% este ano e 4,3% em 2022

Quarta, Outubro 13, 2021 - 16:00
Publicação
Jornal Económico

O grupo de estudos económicos da Católica aponta para taxas de crescimento significativamente inferiores às antecipadas pelo Governo no seu cenário macro, apesar de reconhecer bastante volatilidade nas previsões.

A economia portuguesa deverá estar a operar a cerca de 95,6% do nível do 4º trimestre de 2019, estima o NECEP, o grupo de estudos e previsões económicas do Centro de Estudos Aplicados da Católica Lisbon School of Business and Economics. No seu documento trimestral de conjuntura, que foi divulgado esta quarta-feira, o grupo antecipa um crescimento de 3,7% em 2021, uma melhoria de 0,2 pontos percentuais (p.p.) em relação ao anteriormente estimado em julho.

No terceiro trimestre, o grupo estima que a economia tenha atingido um crescimento de 1,5% em cadeia ou 2,9% em termos homólogos.

Ainda assim, a estimativa de crescimento para 2021 é fortemente afetada por uma série de riscos, com o NECEP a admitir que o resultado final pode variar “entre 3,2% e 4,2%, em função da intensidade das limitações à atividade económica e da dimensão do apoio orçamental às empresas e famílias mais afetadas pela crise”, lê-se no relatório.

Além dos riscos associados com a situação pandémica, o grupo relembra que “o resto do ano deverá ser influenciado pelo efeito combinado da intensidade das restrições à atividade económica em Portugal e na Europa, mas também da economia internacional com sinais de abrandamento oriundos dos Estados Unidos, da China e da zona euro”, pelo que a incerteza é ainda assinalável.

Para 2022, a expectativa é que a economia chegue aos 99% do nível de atividade que mostrava no final de 2019 à boleia de um crescimento de 4,3%.

Ambos os cenários ficam consideravelmente abaixo das previsões do Governo, que colocam o crescimento em 2021 nos 4,8% e de 5,5% em 2022.

A partir de 2022, o NECEP estima que o crescimento português estabilize em torno dos 2%, prevendo um regresso às medidas de consolidação orçamental já a partir daquele ano. Para o desemprego, e reconhecendo a volatilidade do indicador, o grupo aponta para um cenário ancorado nos 6,7% este ano e de 6,2% em 2022, não descartando, no entanto, “aumentos temporários no desemprego relacionados com o ajustamento do mercado de trabalho após a forte intervenção pública a que foi sujeito”.

No que respeita à inflação, o grupo de trabalho da Católica antevê alguma contaminação em Portugal pelas tensões inflacionárias sentidas nalgumas economias desenvolvidas, nomeadamente nos EUA. Assim, para o final deste ano a expectativa é de uma inflação de 1,0%, um valor que sobe para os 1,3% em 2022.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...