Press News & Events

A Economia Digital: mentalidade ou tecnologia?

Sexta, Julho 23, 2021 - 11:13
Publicação
Observador

A fasquia não deve ser “recuperar o atraso”, mas “tomar a liderança''. O efeito sistémico pode multiplicar o crescimento do nosso PIB e já temos vários exemplos “nossos” inspiradores.

O valor do raciocínio exponencial

O consumidor teve necessidade de abraçar o online. Em vários mercados e setores, o crescimento do último ano valeu por mais de uma década. Muitos foram surpreendidos. Para a maioria dos bem-sucedidos na economia digital, o movimento foi óbvio. A maioria das curvas de adoção de tecnologia sempre foram exponenciais. Há muitos exemplos como a evolução da capacidade de processamento e armazenamento de dados, dos computadores pessoais, das pesquisas online, dos smartphones, da conectividade, das redes sociais, dos assistentes virtuais, e das inúmeras aplicações de Inteligência Artificial nas nossas vidas como tradução, mapas, ou motores de recomendação.

As empresas que raciocinam de forma exponencial e que dão resposta às oportunidades tecnológicas e às tendências do consumidor quando ainda se encontram na parte inferior das curvas exponenciais, saem vencedoras. Não uma vez por acaso, mas repetidamente. Exemplos disso são a Google, a Apple, a Microsoft, Amazon, Spotify, AirBnB, Netflix e outras. Ainda assim, a sociedade tende a preferir arquétipos mais clássicos da boa gestão, que articulam estratégia mais previsível, de resultados imediatos, mas óbvios – de raciocínio linear.

Pensar exponencialmente é contraintuitivo, pois implica menor previsibilidade. Além disso, os ciclos orçamentais e o escrutínio dos mercados financeiros empurram-nos para uma gestão de rentabilidade marginal constante de curto prazo (linear). Incutir uma cultura de inovação, com números pequenos que teimam em perdurar face a fasquias muito ambiciosas (em hockey stick), implica margens de erro face às previsões que não confortam analistas… deixando investidores normais nervosos.

Orientação para o cliente com foco nos dados

Somos criaturas de hábitos, e está tudo bem… desde que experimentar seja um desses hábitos. Exige a capacidade de permanente experimentação com vasto portefólio de testes a inúmeras variáveis com micro indicadores. Exige também uma inabalável tolerância à falha, a falhar redondamente, rápido e barato para descobrir produtos vencedores. Isto sem que se associe “falhar” a “incompetência”. Substituir “acertar ou errar” por “aprender e iterar”. Não está ao alcance de todos.

A olho nu, dinâmicas de agilidade à prova de silos são caóticas e pouco controláveis… conseguidas com talento e diversidade de perfis fora do comum. Há que ampliar a combinação de ângulos para atacar e resolver problemas pouco óbvios e de alta complexidade. Isto é mais fácil de conseguir em startups do que em organizações normais e muito difícil de manter. Desde logo, porque exige um perfil de investidor mais próximo de venture capitalist – que vive melhor com o risco e prazo das progressões exponenciais, e um tipo de líder mais colaborativo e humilde, cujas principais competências são a eterna capacidade de aprendizagem e a inspiração dos outros.

Em organizações centradas no cliente e focadas nos dados, a transparência é uma decorrência natural, não importa a etnia, a nacionalidade, género, religião ou orientação sexual, porque os resultados de tudo estão sempre à vista de todos e o mérito é a moeda forte. Os resultados são medidos de forma automática e acessíveis por todos. A correlação entre a experiência do cliente e a margem é direta. As ideias vencem porque passam nas baterias de testes e a sua contribuição é tangível. Um “mundo” melhor, mais justo e mais eficaz.

A tecnologia as a service “Armou os Rebeldes”

Vivemos a quarta revolução industrial, uma combinação única de evolução exponencial de tecnologia em várias frentes, da Inteligência artificial, a robótica, biotecnologia, 3D printing, realidade virtual, etc. Ao mesmo tempo vivemos a democratização de elementos-chave da tecnologia. As 3 principais clouds: Azure, Amazon e Google oferecem (as a service) infraestrutura com capacidade de processamento, armazenamento, disponibilidade e escalabilidade ilimitada. Oferecem também (as a service) Inteligência Artificial (AI). Qualquer empresa tem acesso a tecnologia de ponta e pode construir os seus próprios algoritmos para lançar, otimizar e escalar o seu negócio, isto com meras centenas de euros mensais. É agora possível disromper setores inteiros usando módulos pré-concebidos de AI aplicada a dados, voz ou imagem a custo ínfimo.

Como se isto não bastasse, as plataformas (as a service) de eCommerce como Shopify, CRM como Salesforce ou Hubspot, call centres como a “nossa” Talkdesk, ou de desenvolvimento de aplicações como a “nossa” Outsystems, possibilitam a transformação radical de organizações inteiras. Mas também a proliferação das startups que estão a construir o novo mundo, como as “nossas” Farfetch ou Feedzai. A própria curva de surgimento de unicórnios (startups que valem $1Bn) é exponencial. Nunca houve tantos unicórnios por mês a nível mundial. Muitas destas startups estavam ávidas de colaboração com empresas incumbentes, mas não tiveram outra opção senão a disrupção de setores inteiros para vencer. Começaram do zero e tomaram a liderança. Algumas foram muito bem aproveitadas por incumbentes para aprender, inovar e crescer (ex: Deepmind / Google)

Vamos lá Portugal

Há muito ainda por fazer no online para responder às exigências crescentes dos novos consumidores mais dispostos do que nunca a comprar online com mais frequência, maior gasto médio e um maior leque de categorias de produtos e serviços. Em tecnologia, estar atrás é uma ótima oportunidade para tomar a liderança. Há menos barreiras ao descarte de sistemas antigos para adotar a última geração de cada tecnologia. Por isso a fasquia não deve ser “recuperar o atraso”, mas “tomar a liderança”. Tudo depende da mentalidade dos líderes e dos investidores. O efeito sistémico pode multiplicar o crescimento do nosso PIB e já temos vários exemplos “nossos” inspiradores. Vamos lá Portugal…!

Luís Monteiro, Docente na CATÓLICA LISBON

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...