Intensive Finance for Executives

O Intensive Finance for Executives está desenhado para passar todo o conhecimento crítico de análise, implementação e avaliação de dados financeiros fundamental no dia a dia de gestores. Este programa foi concebido por profissionais de especialidade financeira e contabilística, com o objetivo de passar os conceitos-chave aos gestores que tenham a necessidade de uma formação objetiva e focada na aplicabilidade prática imediata.

calendar Created with Sketch.
Data de Início 12 de outubro de 2021
clock Created with Sketch.
Duração 2 semanas
ic-coins Created with Sketch.
Preço 1900 euros

Este programa é direcionado para

• Empreendedores;
  • Decisores PME;
  • Gestores de Empresas Familiares;
  • ​High Flyers / profissionais com novos desafios que necessitam de Formação rapidamente aplicável;
  • Atuais gestores oriundos de áreas como Engenharia, IT, Ciências Sociais e Direito, que passem a ter um novo desafio que requeira Orçamentação e Controlo Financeiro Operacional;
  • Profissionais que precisem de rever conceitos de Análise Económico-Financeira, Controlo de Performance e Avaliação de Projetos de Investimento.

Estrutura do Programa

Expand All Collapse all

O objetivo do módulo de Análise Económico-Financeira é o de treinar os participantes para retirar informação relevante da panóplia de documentos contabilísticos disponível nas organizações. Serão privilegiados também os métodos de tratamento dessa informação, nomeadamente através da análise de rácios.

Temas abordados: Ativo vs. Capital Próprio e Passivo, Cash vs. Resultados, Retorno para os Acionistas, Risco Financeiro e de Liquidez.

Metodologias: Casos Reais e Practical Toolkit: Spreadsheets

O módulo de Controlo de Gestão pretende desenvolver conhecimento e capacidades na aplicação de técnicas de management accounting no âmbito dos processos de tomada de decisão, monitorização e avaliação de performance. A ênfase do módulo é dada à vertente quantitativa sendo, no entanto, as dimensões qualitativa e comportamental referidas na abordagem dos tópicos.

Temas abordados: Planeamento, Orçamentos, Identificação de Desvios, Tomada de Decisão, Avaliação de Performance.

Metodologias: Challenge e Trabalho de Grupo

Neste módulo são abordados os principais aspetos da avaliação de projetos, desenvolvendo os métodos de análise mais utilizados. É dada especial importância à compreensão do Valor Atual Líquido, medida de criação de valor. Consequentemente procede-se à estimativa dos fluxos de caixa relevantes para a tomada de decisão e do custo de oportunidade do capital, salientando-se também toda a problemática da análise de risco e de sensibilidade.

Temas abordados: Cash Flows, Retorno vs. Risco, Custo Oportunidade do Capital, Criação de Valor, Análise de Sensibilidade.

Metodologia: Practical Toolkit: Spreadsheets

Apresentação de trabalho de Análise Económico-Financeira de uma empresa real. Cada grupo apresentará uma parte da Análise. Wrap-up com Feedback detalhado, identificação dos pontos-chave do programa.

Metodologias: Trabalho de Grupo e Casos Reais

Principais Benefícios

• Perceber a linguagem financeira;
  • Compreender os documentos contabilísticos;
  • Obter informação de gestão para a tomada de decisão;
  • Estimar dados para orçamentos;
  • Discutir propostas de investimentos;
  • Criar valor na sua empresa;
  • Aquisição de conhecimento crítico, sucinto / claro / focado nas soluções.

Sílvia Cortês

Diretora de programas na CATÓLICA-LISBON, onde se licenciou em Economia e leciona no The Lisbon MBA. É partner da TEAM, Lda. Foi risk analyst do Citibank Portugal.

Sofia Pereira

Diretora do Centro de Estudos Aplicados da CATÓLICA-LISBON, onde se licenciou em Gestão. Na sua carreira profissional passou por empresas como a Procter & Gamble, PepsiCo ou Benckiser. É Managing Partner da SCQuARE Portugal.

Joaquim Cadete

Diretor do Master in Finance (MIF) e do Executive Masters in Finance and Control na CATÓLICA-LISBON, onde se licenciou em Ecomomia. Doutorado em Política Comparada. Mestre em Economia Monetária e Financeira e em Ciência Política e Relações Internacionais. Na sua carreira profissional passou por instituições como o Banif, Rockbride Advisers, Citigroup e ABN AMRO Bank.

• Agendar Call: