Business Warfare - A estratégia empresarial segundo SunTzu, Clausewitz e Machiavel

Programa online com o melhor da Estratégia mundial

Agendar Call Candidaturas

Este é um programa desenhado para fazer a ponte entre modelos de estratégia empresarial clássica, recorrendo a três princípios de ação, nomeadamente os do General Foch para pensar a dinâmica competitiva segundo os ensinamentos de SunTzu.

Considerando que há, portanto, um conjunto de abordagens e princípios da estratégia militar alargada que se aplicam em consonância com os modelos de estratégia empresarial clássicos, este curso usa estes autores fundamentais da estratégia militar como fonte de inspiração para tornar também tangíveis as tomadas de decisão estratégica empresarial.

calendar Created with Sketch.
Data de início 22 de setembro de 2021
clock Created with Sketch.
Duração 34 horas
ic-coins Created with Sketch.
Preço 1090 euros

Este programa é direcionado para

  • Líderes, ou futuros. líderes da estratégia de qualquer organização, independentemente da sua dimensão;
  • Gestores que participem na definição da estratégia da sua organização;
  • Consultores que ajudem as organizações a definir a sua estratégia;
  • Políticos na vertente estratégica.

Estrutura do Programa

Expand All Collapse all
  1. No tempo do General Sun Tzu
  2. A importância da obra “A arte da Guerra” de SunTzu
  3. Niccolò Machiavelli como o primeiro pensador da estratégia da era moderna
  4. A importância das obras “O Príncipe” e “A arte da guerra” de Machiavel
  5. A virtude e a ocupação do terreno conquistado de Machiavel
  6. Carl von Clausewitz explica as invasões francesas
  7. Diferença entre guerra total, guerra absoluta e guerra ideal
  8. O livro “Da Guerra” nas escolas militares
  9. A importância de Clausewitz na unificação Germânica e nas duas Guerras mundiais
  10. A interpretação Clausewitziana da Guerra Fria e da Guerra da 4ª geração
  11. Porque a guerra económica e a guerra das percepção são tão relevantes na Guerra da 4ª geração
  12. Introdução à “trindade paradoxal” de Clausewitz como modelo para explicar o ambiente competitivo dos negócios actuais visto, nas suas palavras, como “fenómeno total”
  1. Da estratégia militar à estratégia empresarial
  2. A trindade de Clausewitz na Estratégia Empresarial
  3. Os factores estratégicos subjacente às dimensões estratégicas de Clausewitz
  4. A relação dinâmica e global de trindade de Clausewitz
  5. A trindade como ferramenta de análise global
    1. Ferramenta: Clausewitz’s Strategic Trinity
  6. Aplicar a ferramenta com Estudos de Caso
    1. Exercício: China vs EUA vs Europa
  1. Estratégia, tática, doutrina, e os três princípios da acção estratégica de Foch
  2. “Situational awareness” com os cinco factores estratégicos de SunTzu
    1. Ferramenta: 5-Factors’ Situational Awareness (Sun Tzu)
  3. Os factores intangíveis de sucesso de SunTzu
    1. Ferramenta: Command & Control Leadership Virtues checklist (Sun Tzu)
  4. Os nove ambientes competitivos de Sun Tzu
    1. Ferramenta: Sun Tzu’s 9-Competitive Grounds (Sun Tzu)
  5. Os 11 tipos de acções estratégicas de SunTzu
    1. Ferramenta: Sun Tzu’s 11-Elements Tactics’ Framework
  6. Definição da estratégia a partir do situational awareness e das acções estratégicas possíveis
    1. Ferramenta: Sun Tzu’s Strategic Engagement Checklist
  7. Jogadas tácticas, o seu impacto estratégico, e a formação da estratégia
    1. Ferramenta: Strategic Moves Playground Framework (Sun Tzu & Foch)
  8. Verificação das condições do sucesso para a entrada em combate
    1. Ferramenta: Sun Tzu’s 5-Command Loosing Factors
    2. Ferramenta: Sun Tzu’s 6-Tactical Loosing Conditions
  9. Aplicação das Ferramentas de forma integrada com casos de estudo
  1. Sustentação estratégica segundo Machiavel e captura de valor
    1. Ferramenta: Machiavelli’s Strategic Sustainability Framework
    2. Ferramenta: Machiavelli's 9-Prince's Qualities
  2. Exercício de aplicação da Ferramenta de Machiavel com casos de estudo

Este último módulo aplica outra vez todos os modelos, mas desta vez em situações reais, ou seja, em empresas escolhidas pelos participantes. Discute-se a aplicação de cada modelo em particular, mas, acima de tudo, a arquitectura de conceitos é aplicada de forma coerente e integrada.

Principais Benefícios

  • Aprender a ver o mundo globalizado com a visão de Carl von Clauzewitz;
  • Aprender a definir estratégias empresariais com base nas tácticas e abordagem estratégica de Sun Tzu;
  • Aprender a medir o potencial estratégico das abordagens tácticas com a Economia de Forças do General Foch;
  • Aprender a rentabilizar os negócios com a virtù de Machiavel;
  • Treinar os conceitos anteriores com as respectivas ferramentas, i.e., aplicar a estratégia militar às organizações e aos negócios.

Docente

Paulo Cardoso do Amaral


Doutorado em Sistemas de informação (Université Piere et Mair Curie) . Licenciado em Engenharia de Telecomunicações Sistemas e Computadores (IST). MBA em Gestão Internacional pela CATÓLICA-LISBON. Professor Auxiliar convidado da CATÓLICA-LISBON desde 1996, onde é Coordenador do Executive Master in Management with a specialization in Digital Innovation e leciona nos mestrados, licenciaturas e no The LisbonMBA. É também professor convidado no MBA das Universidades de Tsinghua em Pequim, Tongji em Xangai e Solvay em Bruxelas. Foi CIO na Portugal Telecom e Grupo CGD, administrador do Grupo Sinfic. É atualmente empresário e administrador de empresas na área do turismo e hotelaria.

  • Email
  • Agendar Call
ALTA DIGITAL