Press News & Events

Turismo fustigado em economia que pode cair 2% este ano, estima Católica

Terça, Janeiro 26, 2021 - 18:51
Publicação
Jornal Económico

Economistas da Católica estão pessimistas sobre o efeito do confinamento na economia este ano. Turismo é dos setores mais afetados.

“A fileira do turismo está a ter perdas muito significativas”. A sentença não é inesperada, nem nova, mas volta a ser inscrita na análise dos economistas de uma das principais universidades portuguesas, numa altura em que se procura antecipar o impacto que o novo confinamento tem na economia. O NECEP – Católica Lisbon Forecasting Lab assinala que, em geral, a atividade económica está evoluir de forma muito assimétrica, mas é perentória em antecipar a hecatombe que o confinamento irá ter para a economia portuguesa este ano.

O grupo liderado pelo economista João Borges de Assunção revela-se muito mais pessimista nas projeções para o PIB este ano face ao relatório passado e estima uma contração do PIB de 2%. “Para o conjunto do ano de 2021, o cenário central é agora de contração de 2%, uma forte revisão em baixa em 4,5 pontos percentuais face à previsão anterior (2,5%)”, explica o NECEP, na folha trimestral de conjuntura.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...