Press News & Events

O que 2021 trará a Portugal e o que devemos fazer

Sexta, Janeiro 1, 2021 - 13:00
Publicação
Observador

Há uma lição a tirar da nossa História. Sempre que Portugal procurou que outros resolvessem os nossos problemas, regredimos em vez de nos desenvolvermos.

O ano de 2020 ficará na história como o ano da pandemia e o da maior quebra da economia global desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com uma descida de mais de 4% do PIB global. Portugal deverá sofrer o dobro dessa quebra – mais de 8% – dada a sua exposição ao setor do turismo e forte ligação comercial a outras economias europeias também muito afetadas. Conseguirá a economia portuguesa reerguer-se em 2021, dada a magnitude da queda e o pesado fardo da nossa dívida?

2021 será, provavelmente, um ano vivido em ciclos distintos. O primeiro trimestre será ainda muito desafiante em termos económicos, com medidas sanitárias severas e um foco no desenrolar do processo de vacinação da população. O segundo trimestre será de progressiva normalização da nossa vida económica, com o completar da vacinação dos grupos de risco e uma redução dos internamentos e mortalidade causada pela Covid. O terceiro trimestre deverá ver um forte acelerar da recuperação económica, com o retomar da atividade turística na Europa e também do turismo nacional, já que 55% do Portugueses que habitualmente fazem férias fora da sua residência habitual só pensa tirar férias no Verão (apenas 10% pensa fazê-lo antes).

Um importante desafio nacional no primeiro semestre, é conseguirmos manter intacta a capacidade produtiva dos setores mais afetados pela pandemia, como é o caso da restauração, hotelaria, transporte aéreo, cultura, entretenimento e serviços às pessoas, para que a retoma económica seja mais forte. Assim, é fundamental continuar a apoiar os setores mais atingidos pela pandemia através de medidas públicas temporárias de subsidiação e capitalização.

Mas esta é também uma crise com impactos económicos e sociais muito desiguais. A sondagem realizada aos Portugueses em dezembro, pela RTP/Universidade Católica, revela que 20% das pessoas perderam mais de metade do seu rendimento, enquanto 70% se manteve igual e 5% subiu. Ironicamente, o nível de poupança médio das famílias portuguesas até subiu durante a pandemia, dadas as restrições ao consumo. Mas essa subida média mascara uma realidade económica muito difícil, em que a pobreza e a fome estão a aumentar, o que pede aos Portugueses uma forte dose de solidariedade e apoio social. Temos em Portugal uma excelente rede de IPSSs e Misericórdias que devem ser apoiadas em termos de donativos e voluntariado dada a sua capilaridade e eficácia no apoio às populações mais desfavorecidas, muitas vezes em estreita articulação com a juntas de freguesia e câmaras municipais.

Os Fundos Europeus de Recuperação deverão começar a chegar até ao final do ano, provavelmente já num período de recuperação económica, não sendo claro o seu impacto, dado o pouco que sabemos sobre o seu modelo de implementação. No entanto, há uma lição a tirar da nossa História. Sempre que Portugal procurou que outros resolvessem os nossos problemas, regredimos em vez de nos desenvolvermos. Quando nos apercebemos que estávamos sozinhos e só contávamos connosco próprios, tivemos a coragem e capacidade de nos reinventarmos enquanto economia e país. Um exemplo foi o período da Troika, em que, apesar das fortes restrições financeiras e políticas de austeridade públicas, Portugal e as nossas empresas foram capazes de se reinventar, gerar um enorme aumento de exportações de bens e serviços e criar emprego.

É altura de traçarmos um plano estratégico claro e consistente para Portugal, não para direcionar fundos europeus, mas para focarmos a nossa própria atenção, esforço e investimento. Os fundos europeus podem ser um complemento, uma ajuda à concretização desse plano, mas não deverão ser o seu propósito. É esse o caminho para sermos um país viável e próspero.

Um bom ano de 2021 para todos!

 

Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics​

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...